Destaques da semana
Ex nega agressão contra Renata Lustosa e diz que modelo o atingiu com chutes

Ex nega agressão contra Renata Lustosa e diz que modelo o atingiu com chutes

O ex-companheiro de Renata Lustosa, de 27 anos, moradora de Teixeira de Freitas, sul da Bahia, nega que tenha agredido a miss Piauí 2011. O empresário Leonardo Henriques diz ...

Ler mais

Prefeito e vereadores eleitos de Ibirapuã participam de Seminário de Políticas Públicas do Extremo Sul da Bahia

Prefeito e vereadores eleitos de Ibirapuã participam de Seminário de Políticas Públicas do Extremo Sul da Bahia

O prefeito eleito de Ibirapuã Calixto Antônio Ribeiro, junto com os vereadores eleitos Jandinho Barros e Guga participaram nesta segunda-feira, 28 de novembro, do I Seminário de Políticas Públicas do ...

Ler mais

Léo Magalhães visita Laticínios Davaca em Ibirapuã

Léo Magalhães visita Laticínios Davaca em Ibirapuã

A Laticínios Davaca em Ibirapuã recebeu na tarde desta quinta-feira, 17 de novembro uma visita inusitada. No meio do expediente, os funcionários foram surpreendidos com ...

Ler mais

Governo teme que TSE recomende cassação da chapa Dilma-Temer sem separação

Governo teme que TSE recomende cassação da chapa Dilma-Temer sem separação

Integrantes do governo e parlamentares tucanos temem que o ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), recomende a cassação da chapa Dilma-Temer, sem separação do presidente e vice. Auxiliares de Michel ...

Ler mais

Cratera ‘engole’ carro de enfermeira em estacionamento de hospital em Teixeira

Cratera 'engole' carro de enfermeira em estacionamento de hospital em Teixeira

O carro de uma das enfermeiras do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, caiu em uma cratera que se abriu no estacionamento para funcionários da unidade de saúde, ...

Ler mais

Body Fitness

Antoninho Paraguassu será enterrado hoje em Teixeira

toninho paraguassuSerá enterrado nesta quarta-feira, 7 de dezembro, Antônio Paraguassu. O empresário do ramo de farmácia, morreu vítima de infarte em sua residência na Rua da Pituba em Teixeira de Freitas, na manhã desta terça feira, 06 de dezembro.

Seu Antoninho como ficou conhecido, foi morador de Ibirapuã por muitos anos, inclusive concorreu as eleições para prefeito por duas vezes. Mudou-se para Teixeira, onde também se envolveu com a política.

O fato de ser pioneiro no ramo de farmácia era considerado por muitos como o médico sem diploma que ajudou a salvar muitas vidas. Seu Toninho deixa esposa e quatro filhos. Seu corpo está sendo velado na Igreja São Francisco .

Governador anuncia convocação de novos delegados e escrivães

pcO governador Rui Costa anunciou, na noite de terça-feira (6), por meio do Twitter (twitter.com/costa_rui), que 51 novos delegados e escrivães serão nomeados para a Polícia Civil baiana. Os novos servidores foram aprovados no concurso público realizado em 2013 e que contemplou vagas para as carreiras de delegado, investigador e escrivão de polícia.

A nomeação será publicada nesta quarta (7), no Diário Oficial do Estado (DOE). O documento a ser publicado traz os nomes dos 35 candidatos aprovados para o cargo de delegado e dos 16 direcionados à função de escrivão.

Em novembro deste ano, o Governo do Estado nomeou 65 aprovados no concurso para peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Ainda na área da segurança pública, foram 411 agentes penitenciários nomeados em 2016.

Por falta de combustível, avião com equipe de jornalismo da Band faz pouso de emergência

datenaDurante o “Brasil Urgente”, o apresentador Datena revelou que o avião que transportava parte da equipe de jornalismo da Band fez um pouco de emergência por falta de combustível, nesta segunda-feira (5).

Os profissionais saiam de Chapecó para São Paulo, após virem da cobertura da despedida das vítimas da tragédia da Chapecoense, realizada no último sábado (3), na cidade catarinense. É o segundo caso divulgado de pouso de emergência em 24 horas. Também na tarde desta segunda-feira, a aeronave que transportava a apresentadora Xuxa foi atingida por um raio e fez um pouso de emergência em Brasília.

Após acidente com a Chapecoense, diretor-geral da LaMia é preso na Bolívia

lamiaaOs procuradores do Ministério Público da Bolívia realizaram nesta terça-feira uma operação de busca e apreensão na sede da LaMia, na cidade de Santa Cruz de la Sierra, prenderam o diretor-geral da companhia aérea, Gustavo Vargas Gamboa, e confiscaram documentos e computadores dentro de sua investigação sobre o acidente que causou a morte de 71 das 77 pessoas que estavam a bordo da aeronave que levava a delegação da Chapecoense a Medellín, na Colômbia.

Oprocuradores detiveram Vargas e o levaram à sede do Ministério Público Departamental de Santa Cruz. O diretor é um ex-militar da Força Aérea Boliviana, que entre 2001 e 2007 foi o piloto de vários presidentes do país – incluído o atual, Evo Morales.Além de Vargas, foram detidos uma secretária e um técnico da companhia, que também foram conduzidos à sede do Ministério. Vargas é o pai de Gustavo Vargas Villegas, até a semana passada um dos funcionários do alto escalão da Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC) e que foi suspenso de suas funções devido à investigação sobre o funcionamento da companhia aérea. Os procuradores ordenaram as prisões após ficarem várias horas revisando a documentação e os computadores da empresa. O material foi confiscado e levado em duas caminhonetes à sede do Ministério Público. As prisões aconteceram na véspera de uma reunião de autoridades judiciais de Bolívia, Brasil e Colômbia, que investigam a tragédia com o único avião da LaMia. O Procurador-geral da Bolívia, Ramiro Guerrero, disse que a investigação em seu país sobre o caso está aberta a princípio por um crime de descumprimento de deveres, mas que “certamente pode chegar a crime de homicídio culposo” contra os responsáveis.

Horas antes da detenções, os procuradores bolivianos também foram ao escritório da Administração de Aeroportos e Serviços Auxiliares à Navegação Aérea (AASANA), no Aeroporto Internacional de Viru Viru, em Santa Cruz. Neste caso, o alvo da busca e apreensão foi a sala da funcionária Celia Castedo, que questionou o plano de voo do avião da LaMia antes do acidente na Colômbia.

Na última segunda-feira, Castedo deixou a Bolívia rumo ao Brasil, passou o dia em negociações com seu advogado e autoridades brasileiras e foi levada à noite à delegacia da Polícia Federal da cidade de Corumbá (MS) para que apresentasse um pedido de refúgio.o ministro de Governo boliviano, Carlos Romero, afirmou que ela saiu do país ilegalmente, por isso a sua estadia no Brasil também seria ilegal. “(Castedo) Não utilizou nenhum ponto legal de controle migratório. Sua saída do país foi ilegal, sem passar pelos postos de controle migratório”. De acordo com ele, a saída de Castedo da Bolívia é “um claro sinal que visa evitar a ação da justiça” local.

Afastamento de Renan não atrapalha funcionamento do Senado, acredita Otto

otoO senador baiano Otto Alencar (PSD) afirmou que o afastamento do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), determinado nesta segunda-feira (5) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello (veja aqui), não deve atrapalhar os trabalhos na Casa. Na avaliação dele, o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), que assume o comando da mais alta Casa Legislativa, “terá consciência” para conduzir a pauta de votações.

Viana faz parte do principal partido de oposição ao governo Temer. “O Jorge vai ter serenidade para resolver as coisas”, afirmou em entrevista ao Bahia Notícias. Para Otto, a saída de Renan da presidência acentua o clima de “beligerância” entre Legislativo e Judiciário. O senador voltou a criticar a letargia do governo Temer para retirar o país da crise econômica e afirmou que “não vai se tirar o Brasil da crise pela ação dos exaltados”. “Se há um governo que, em seis meses, trocou seis vezes de ministro, há uma fragilidade. É preciso que surjam soluções efetivas para tirar o Brasil da crise com impactos moderados.

Alguém precisa ter consciência que o Brasil não pode continuar com brigas políticas, ideológicas para atender a caprichos de pessoas e grupos políticos”, bradou. Sobre o afastamento do peemedebista, Otto tangenciou e disse que o colega de Legislativo terá “direito de defesa”. O Bahia Notícias tentou contato com os senadores baianos Lídice da Mata (PSB) e Roberto Muniz (PP), mas não obteve êxito.

Chapecoense não terá imunidade na Série A, diz presidente do clube

chaAlguns clubes da Série A se manifestaram a favor, mas a Chapecoense não será congelada na Primeira Divisão nos próximos três anos. O fato foi confirmado pelo presidente em exercício do clube catarinense, Ivan Tozzo, que declarou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não poderá atender o pedido.

“Falei com o presidente Del Nero e com Walter Feldman ]secretário-geral da CBF] também. Isso não existe. Isso não tem como eles fazerem. A CBF querer nos ajudar, assim como os clubes, que estão querendo emprestar jogadores. Mas garantir três anos [sem rebaixamento] é impossível. Eles não podem fazer isso”, disse, em entrevista ao canal por assinatura Esporte Interativo.

Para seguir firme entre os 20 principais clubes do país, o dirigente indica que um bom planejamento terá que ser realizado.

“Nós já estamos garantidos na Série A em 2017. Agora, precisamos fazer um bom planejamento para continuar no Brasileirão e fazer com que a Chapecoense seja sempre grande”, completou.

Na tarde desta segunda-feira (5), a Chapecoense foi declarada campeã da Copa Sul-Americana. Com isso, garante ao menos US$ 4,8 mi em premiações.

Petrobras aumenta preço da gasolina e valor nos postos pode subir R$ 0,12 por litro

gasolinaA Petrobras anunciou nesta segunda-feira (5) a revisão do preço da gasolina em 8,1% e do diesel em 9,5% nas refinarias. A empresa justificou a mudança alegando aumento no valor do petróleo e derivados, além da desvalorização da taxa de câmbio no período recente.

Caso o ajuste anunciado nesta segunda seja integralmente repassado ao consumidor final, o diesel pode subir 5,5% ou cerca de R$ 0,17 por litro, e a gasolina 3,4% ou R$ 0,12 por litro. Esta é a terceira alteração anunciada pela Petrobras desde que a companhia anunciou a nova política de preços, divulgando revisões no valor dos combustíveis pelo menos uma vez a cada 30 dias. No dia 14 de outubro, a estatal havia anunciado a redução de 2,7% no preço do diesel e de 3,2% da gasolina. Depois, no dia 8 de novembro, a estatal baixou em 10,4% o valor do diesel e em 3,1% da gasolina.

Elize Matsunaga é condenada a 19 anos e 11 meses de prisão por morte do marido

eliseApós uma semana de júri popular, a bacharel em direito e técnica em enfermagem Elize Matsunaga, 35, foi condenada na madrugada desta segunda-feira (5) a 19 anos, 11 meses e 1 dia de prisão pelo assassinato, esquartejamento e ocultação do cadáver do marido, o empresário Marcos Kitano Matsunaga, em maio de 2012.

Além do crime de destruição e ocultação de cadáver, Elize foi considerada culpada pelo corpo de jurados formado por quatro mulheres e três homens por uma das três agravantes do crime de homicídio que constavam na denúncia do Ministério Público: impossibilidade de defesa da vítima (tiro de curta distância).

Foram 18 anos e 9 meses pelo crime de homicídio qualificado e 1 ano, 2 meses e 1 dia, mais 11 dias multa, pela ocultação e destruição de cadáver –pouco mais da metade da pena máxima que Elize poderia receber, que seria de 33 anos de prisão (30 por homicídio e três por ocultação).

Marcos Matsunaga foi morto no duplex de pouco mais de 500 metros quadrados onde o casal morava com a filha de um ano, na Vila Leopoldina, com um tiro de pistola 380 efetuado por Elize. Em seguida, ele teve o corpo seccionado em sete partes que acabaram espalhadas pela mulher na região de Cotia, na Grande São Paulo. Elize estava presa preventivamente desde junho de 2012 na Penitenciária de Tremembé, no interior paulista.

A decisão dos jurados foi lida em plenário pelo juiz do caso, Adílson Palkoski Simoni, ao final de um dia de júri dominado pelo interrogatório da ré e pelos debates entre acusação e defesa – que ao abriram mão de réplica e tréplica.

Durante a semana, depoimentos longos, de até dez horas, acabaram derrubando a previsão inicial do Tribunal de Justiça de São Paulo, que previa cinco dias para o júri iniciado na última segunda-feira (28). Das 16 testemunhas ouvidas, a maioria (9, além de mais duas comuns de acusação e defesa) era da acusação –representada no julgamento pelo promotor José Carlos Cosenzo e o assistente dele, Luiz Flávio D’Urso, advogado da família Matsunaga desde os primeiros dias após o crime.

Entre as testemunhas, a mais emblemática, por parte da defesa, foi o perito criminal e médico legista Sami El Jundi, que atuou na exumação dos restos mortais de Matsunaga, 11 meses após o assassinato. Em dez horas de depoimento –o mais longo do júri, e mais que o dobro, por exemplo, das 4h35 de interrogatório da própria Elize –, ele rebateu a perícia feita à época pela Polícia Científica de São Paulo ao concluir que a vítima não havia sido morta com um tiro de curta distância, tampouco que havia sido esquartejada ainda viva –porque morrera com o tiro.

Outra testemunha de relevância para a defesa foi a tia de Elize, a técnica em enfermagem Roseli de Araújo, que mora no interior do Paraná, é a principal afetiva da ré e única pessoa da família a visitá-la, uma vez por mês, no presídio. Foi pelo depoimento dela que veio a público, pela primeira vez, a informação de que Elize havia sido abusada pelo padrasto, na adolescência, quando ela ainda morava com a família em Chopinzinho (PR). Segundo a testemunha, a sobrinha fugiu de casa, na ocasião, e só foi descoberta um mês depois no Conselho Tutelar de Gravataí (RS).

No depoimento, a técnica em enfermagem lamentou a família Matsunaga ter permitido apenas uma visita à sobrinha, filha de Elize, desde 2012. Foi ela quem cuidou da criança nos dois meses seguintes à prisão da então autora confessa dos crimes.

Indignados, passageiros protestam contra condições de viagem Ibirapuã x Teixeira via Vilas Juazeiro e Portela

van sao domingosIndignação. Esta sem dúvida é a melhor tradução para os usuários da Viação Sãoo Domingos que faz a linha Ibirapuã x Teixeira de Freitas, Via Vila Juazeiro e Vila Portela. Há meses são muitas as reclamações das péssimas condições do ônibus utilizado pela empresa. As queixas são de bancos quebrados, estofados rasgados, janelas estragadas e constantes problemas no motor, que atrasam a viagem, oferecem risco de segurança aos passageiros e por muitas vezes chegou a inviabilizar o tráfego.

Foram muitos dias em que os passageiros não puderam chegar a seus destinos, porque o ônibus quebrado, não teve condições de rodar. Na última quinta-feira, 1 de dezembro, uma Van foi colocada na linha, para substituir o ônibus. O carro de 16 lugares, chegou a transportar mais de 25, segundo relato dos usuários do transporte. Sem segurança e nenhuma comodidade e conforto, um protesto na Vila Portela foi organizado e impediu que a Van circulasse.

Essa não foia a primeira vez que a Van foi utilizada pela empresa, assim como um ônibus circular, que também não é apropriado para a rota.

A empresa São Domingos também é alvo de reclamações de moradores de Juerana e espora Gato, distritos de Caravelas, eles reclamam sobre o tratamento que a viação oferece aos passageiros, muitas vezes impedidos de trazer suas mercadorias para as feiras de Teixeira de Freitas para serem vendidas.

O descaso da empresa de ônibus tem causado prejuízos as comunidades de Juerana e Ibirapuã que dependem do transporte para se locomoverem. Tentamos fazer contato com e empresa, mais não conseguimos contato.

Definida equipes para Transição de governo João Bosco X Timóteo Brito

timoteo_rui_e_joaoA Comissão de transição do governo do município de Teixeira de Freitas, foi definida pela atual administração, juntamente com a equipe do prefeito eleito, que vai administrar o município de 2017 até 2020.

No comando da equipe do prefeito eleito Timóteo Alves de Brito, foi escolhido o advogado Paulo Américo Barreto da Fonseca. Já a equipe do prefeito João Bosco, ficará sob o comando da controladora geral do município, Sra. Nadia Zalina Alves de Azevedo Aguiar.

Veja o Decreto:

DECRETO Nº 222/2016 – DESIGNA A COMISSÃO DE TRANSIÇÃO DE GOVERNO, COMPOSTA POR REPRESENTANTES DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO E DO PREFEITO ELEITO.

O PREFEITO MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS, Estado da BAHIA, no uso de suas atribuições legais, fundamentada na Lei Orgânica deste Município, e Considerando a Resolução Nº 1311/2012 do Egrégio Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia – que disciplina as Providências a serem adotadas pelos Municípios para a transição de cargos de Prefeitos Municipais e Presidentes de Câmaras, e da outras providências; Considerando que a atual medida visa preparar os atos de iniciativa da próxima Administração Municipal, atendendo-se ao interesse público da população da Cidade de Teixeira de Freitas no planejamento e preservação da continuidade dos serviços públicos, e, Considerando que a constituição de Comissão de Transição de Governo atende aos princípios constitucionais e infraconstitucionais da colaboração, da transparência, da ética e moralidade, e da eficiência e eficácia da atividade administrativa,

DECRETA:

Art. 1º – Fica designada a Comissão de Transição de Governo, composta por representantes da atual Administração Municipal e do Prefeito eleito.

Art. 2º – A Comissão de Transição de Governo tem por finalidade o conhecimento e compartilhamento de informações e dados necessários ao futuro exercício da função do Prefeito eleito, preservando-se a continuidade e eficiência dos serviços públicos e da atuação administrativa.

Art. 3º – A Comissão de Transição de Governo será composta pelos seguintes representantes:

I – da atual Administração:

a) Adinalva Maria da Silva Prates – Secretária Municipal de Finanças;

b) Marli Oliveira de Jesus – Secretária Municipal de Administração,

c) Nadia Zalina Alves de Azevedo Aguiar – Controladora Geral do Município;

d) Vanuza Fonseca Lima – Diretora do Departamento Contábil;

II – do Prefeito eleito:

a) Charles de Melo Coelho, advogado OAB/BA 23.183;

b) Valdey Ferreira da Silva, advogado OAB/BA 27.311;

c) Paulo Américo Barreto da Fonseca, advogado OAB/BA 10.743;

d) Wander Augusto Policario – Professor, RG 20.121.713-97-SSP/BA;

e) Paulo Sergio B. Saliba – Administrador de Empresas – RG 951.971-84-SSP/BA

f) Maria Regina Brito Martins – Contadora e Economista – RG 784.264-30-SSP/BA

g) Jorge Henrique Secomandi Rodrigues – Engenheiro Agrônomo, CREA: 3231-D

Parágrafo 1º – A Comissão de que trata este Artigo ficará sob a Coordenação Geral da Controladora Geral do Município, Sra. Nadia Zalina Alves de Azevedo Aguiar, sendo o Coordenador do Prefeito Eleito o Sr. Paulo Américo Barreto da Fonsêca, advogado OAB/BA 10.743.

Parágrafo 2º – Os documentos solicitados deverão ser fornecidos mediante recibo assinado somente pelo Coordenador da comissão de Transmissão do Prefeito eleito.

Art. 4º – Fica garantido ao Coordenador da Comissão de Transição o direito de acesso às informações relativas às contas públicas, aos programas e aos projetos do governo, bem como de requisitar informações dos órgãos e das entidades da Administração Pública.

Art. 5º – Os órgãos e entidades da Administração Pública ficam obrigados a fornecer as informações solicitadas pelo Coordenador Geral da Comissão de Transição de Governo atual Administração, bem como a prestar lhe o apoio técnico e administrativo necessário.

Art. 6º – No corrente exercício, a Comissão de Transição de Governo realizará seus trabalhos no período de 01 a 22 de dezembro de 2016, em local a ser designado na sede do Poder Executivo Municipal.

Art. 7º – Este Decreto entra em vigor na sua data de publicação.

Art. 8º – Ficam revogadas as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito, 30 de novembro de 2016.

João Bosco Bittencourt

Prefeito Municipal.

Empresa de avião que caiu na Colômbia será investigada pelo governo boliviano

lamiaA LaMia será investigada pelo governo boliviano. O anúncio foi feito neste domingo (4) pelo ministro de Obras Públicas do país, Milton Claros. A empresa é responsável pelo avião que caiu na Colômbia com jogadores e comissão técnica da Chapecoense, jornalistas e convidados, na última terça-feira (29).

Uma investigação ainda deverá ser iniciada, com prazo de dez dias, para determinar o contexto em que a Direção Gerla de Aeronáutica Civil (DGAC) do país autorizou a empresa a fazer tráfego aéreo. De acordo com o jornal El Deber, da Bolívia, foram encontradas evidências de possíveis violações de direitos, quebra de controle interno, uso indevido de influência e omissão. Também há suspeita de conflito de interesses e tráfico de influência, diante das relações diretas entre um servidor da DGAC e um gerente da empresa. O diretor de registro do setor, Gustavo Steven Vargas, seria filho de Gustavo Vargas, diretor geral da LaMia e ex-piloto do grupo aéreo da presidência.

Aos 86 anos, morre o poeta e escritor Ferreira Gullar; ele estava internado no Rio

ferreira gularO poeta e escritor Ferreira Gullar faleceu nesta manhã deste domingo (4). A informação foi confirmada pelo colunista Ancelmo Gois, porém a causa do óbito ainda não foi divulgada. Ele estava internado no Hospital Copa D’Or, Rio de Janeiro. Ferreira nasceu no dia 10 de setembro de 1930 em São Luiz, no Maranhão. No início da década de 1950, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde, em 1956, participou da exposição concretista, considerada o marco oficial do início da poesia concreta.

Três anos depois, criou com Lígia Clark e Hélio Oiticica, o neoconcretismo, que valoriza a expressão e a subjetividade em oposição ao concretismo ortodoxo. Militante do Partido Comunista, exilou-se na década de 1970, durante a ditadura militar, e viveu na União Soviética, na Argentina e Chile. Retornou ao país em 1977 e foi preso por agentes do Departamento de Polícia Política e Social. Em 2014, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Já em 2010, foi agraciado com o Prêmio Camões, o mais importante prêmio literário da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. No mesmo ano, foi contemplado com o título de Doutor Honoris Causa na Faculdade de Letras da UFRJ. Um ano depois ganhou o Prêmio Jabuti com o livro de poesia “Em alguma parte alguma”.

Cinzas de Fidel Castro são enterradas em Santiago de Cuba neste domingo

fidelAs cinzas do ex-presidente cubano Fidel Castro foram enterradas neste domingo (4) em Santiago de Cuba, encerrando os nove dias oficiais de luto pela morte do guerrilheiro.

Uma cerimônia privada foi realizada no Cemitério Santa Ifigênia, em Santiago, para marcar a ocasião. De acordo com a Reuters, os restos cremados de Fidel foram colocados próximo ao mausoléu do herói da independência de Cuba, José Marti. O líder comunista morreu em 25 de novembro, aos 90 anos.

Câmara aprova medidas anticorrupção com punição a juízes e promotores

camara deputadosO plenário da Câmara dos Deputados aprovou o projeto das medidas de combate à corrupção por volta das 04h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (30), mas sem itens que caracterizavam a proposta do Ministério Público Federal. Foram retirados do relatório pontos-chave da medida, como a criminalização do enriquecimento ilícito, a criação da figura do “reportagente do bem”, o aumento do prazo de prescrição dos crimes, passando a contá-lo a partir do fornecimento da denúncia e não do recebimento; exclusão do acordo penal e de todas as regras sobre acordo de leniência.

Os deputados ainda incluíram no projeto a tipificação do crime de abuso de autoridade para magistrados e integrantes do Ministério Público. Das dez medidas, apenas duas foram mantidas integrais: a criminalização do caixa dois e a exigência de que tribunais de Justiça e Ministério Público divulguem informações sobre o tempo de tramitação dos processos, identificando razões que levaram à demora do julgamento. Por outro lado, foram mantidas parcialmente a limitação do uso de recursos que protelam o andamento dos processos e a medida que torna corrupção em crime hediondo quando a vantagem ou prejuízo para a administração pública for igual ou superior a dez mil salários mínimos vigentes à época do fato. De acordo com O Globo, foram aprovados todos os destaques apresentados para modificar o relatório do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). “Lamentavelmente o que a gente viu foi uma desconfiguração completa do relatório, e trouxeram essa famigerada situação de ameaça, de cala a boca, de agressão ao trabalho dos investigadores brasileiros.

A Câmara perdeu um excelente oportunidade de prestar um serviço ao Brasil e, movidos por sede de vingança contra o Ministério Público e o Judiciário, começaram uma crise institucional que deve se agravar”, declarou o democrata. O presidente da Casa, Rodrigo Maia, avaliou a votação como democrática. “Foi um resultado democrático do plenário”, afirmou.

Medeiros Neto: Homem é suspeito de matar esposa e atear fogo na casa da mãe, diz PM

incendio_01 incendio_02Um mulher de 28 anos foi encontrada morta, com sinais de espancamento, no município de Medeiros Neto, nesta terça-feira (29). De acordo com a Polícia Militar, o principal suspeito do crime é o marido da vítima, identificado como Janilton Sampaio Rodrigues, de 30 anos. Após o crime, o agressor teria colocado fogo na casa da própria mãe e depois fugiu.

Segundo a PM, Felícia Salomão Rodrigues foi encontrada morta às margens da BA-290, próximo ao bairro Planalto, por volta das 8h. A polícia destaca que os sinais da violência apontam que a vítima foi atingida com pauladas na cabeça.

Após o crime, a PM destaca que o agressor esteve na casa da própria mãe, onde esperava conseguir dinheiro para fugir. Ao não ser atendido, acabou colocando fogo no imóvel, localizado no bairro de Olaria. Ninguém ficou ferido.

Segundo a PM, agentes da corporação estão em busca do suspeito, que não foi localizado até a tarde desta terça-feira. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), de Teixeira de Freitas. A suspeita da polícia é de que o crime tenha sido cometido por ciúmes, mas não há informações sobre as circunstâncias.

Ao ser resgatado, primeiro sobrevivente encontrado perguntava sobre companheiros da Chapecoense

noPrimeiro dos encontrados na tragédia do avião que transportava a equipe da Chapecoense para a cidade de Medellín, o lateral Alan Ruschel chegou em estado de choque e perguntava sobre familiares e atletas da equipe alviverde. “Quando chegamos, ajudamos a retirar de maca o primeiro dos encontrados.

Era Alan Ruschel, que balbuciava ‘onde estão meus amigos? Minha família?’”, afirmou Santiago Campuzano, um dos socorristas do desastre. Em entrevista ao diário El Tiempo, da Colômbia, acordo com o socorrista, Ruschel seguiu em estado de choque na clínica San Juan de Dios, onde foi levado, pediu para que os médicos presentes guardassem sua aliança de casamento.

Prefeito e vereadores eleitos de Ibirapuã participam de Seminário de Políticas Públicas do Extremo Sul da Bahia

caliO prefeito eleito de Ibirapuã Calixto Antônio Ribeiro, junto com os vereadores eleitos Jandinho Barros e Guga participaram nesta segunda-feira, 28 de novembro, do I Seminário de Políticas Públicas do Extremo Sul da Bahia, no auditório do Gran Premier Eventos. ” Conhecimento é o combustível para o desenvolvimento, temos muitos projetos para Ibirapuã”, disse Calixto.

O objetivo do encontro foi o de apresentar perspectivas públicas com diversos painéis temáticos. O evento anda contou com a participação especial do especialista internacional Jorge Melguizo, que apresentou a primeira palestra do dia: “Cidades Criativas- Caso Medellín”.

Melguizo é apontado como principal responsável pelas transformações na cidade de Medellín, na Colômbia, que conseguiu reduzir os índices de violência que colocavam a cidade como a mais violenta do mundo.

O seminário serviu também para debater os aspectos legais e administrativos relacionados à transmissão de cargo e início de mandato dos gestores municipais da região. Os novos prefeitos receberam exemplares do manual “Descomplicando a elaboração de editais para licitações de serviços publicitários”, elaborado pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro).

Segundo Alex Brito, gerente regional do SEBRAE, o objetivo maior do seminário é orientar os gestores municipais para qualificar ainda mais a administração pública. “Entendemos que os órgãos de controle externo não devem apenas fiscalizar, mas também auxiliar os prefeitos de modo a que possam atender os anseios da população, que deseja uma educação de qualidade, serviços de saúde eficientes e a melhor prestação de serviço possível dos órgãos municipais”, enfatizou.

E acrescentou: “É nosso objetivo também incentivar a transparência na administração, de modo que os cidadãos possam exercer o controle social que se exige das administrações públicas. E, claro, advertir que os órgãos de controle externo, e em especial o TCM, vão estar alertas para evitar quaisquer desvios, desperdício ou mau uso dos recursos públicos, assim como atentos ao fiel cumprimento da legislação pertinente, especialmente a Lei de Responsabilidade Fiscal, que é uma conquista dos brasileiros”, ressaltou Alex Brito.

Participaram do evento promovido pelo Sebrae em parceria com o TCM e Apes os prefeitos eleitos: Timóteo Brito, de Teixeira de Freitas; Calixto Ribeiro, de Ibirapuã; Carlos Simões, de Mucuri; Léo Brito, de Alcobaça; Sílvio Ramalho, de Caravelas; Jádina Paiva, de Medeiros Neto; Elan Wagner, representando o prefeito eleito de Itamaraju, Marcelo Angenica, além de vereadores eleitos e reeleitos no extremo sul e autoridades jurídicas e militares.

Buscas são encerradas em local de acidente com a Chapecoense; número de mortos fica em 71

klAs autoridades colombianas encerraram as buscas no local onde aconteceu a queda do avião que levava a delegação da Chapecoense até a cidade de Medellín, na Colômbia. O balanço final da operação de resgate registra seis feridos e 71 mortos. “Pode-se dizer que foi uma das operações mais rápidas que já fizemos, coordenadas com logística aérea, terrestre, de máquina e humana. Operamos para mitigar a dor das famílias dessas pessoas”, afirmou o Diretor Geral da Unidade Nacional para Gestão de Risco e Desastres, Carlos Iván Márquez Pérez.

Os sobreviventes são os jogadores Alan Ruschel, Follmann e Neto, o jornalista Rafael Henzel, e os tripulantes Ximena Suarez e Erwin Tumiri. Inicialmente eram contabilizadas 75 vítimas de morte. No entanto, na lista de passageiros constava o nome de quatro pessoas que não embarcaram, incluindo o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon. As caixas pretas do avião que transportava a delegação da Chapecoense já foram encontradas. Os equipamentos já foram enviados ao grupo de investigação de acidentes da Aeronáutica Civil colombiana.

Ex nega agressão contra Renata Lustosa e diz que modelo o atingiu com chutes

renata missposaO ex-companheiro de Renata Lustosa, de 27 anos, moradora de Teixeira de Freitas, sul da Bahia, nega que tenha agredido a miss Piauí 2011. O empresário Leonardo Henriques diz que a ex-companheira não aceitava o fim do relacionamento e que, na verdade, ele que foi atacado ao ser visto com outra mulher. Renata fez um vídeo em que conta ter sido agredida na frente do filho de dois anos, o que a teria levado a oficializar a denúncia.

Leonardo Henriques relata que estava em uma lanchonete conversando com uma mulher, na noite da última quarta-feira (23), quando foi visto pela ex-companheira, que passava de carro com os pais e o filho do casal. Ele diz que ela desceu do carro ainda em movimento e iniciou um discussão.

“Bateu nas minhas costas, me agredindo, deixando constrangida a moça [que estava com ele]. Aí, eu fui em direção ao carro e ela foi me acompanhando. Nisso que eu abri o carro, Renata aproveitou esse momento e entrou dentro do meu carro, no banco do motorista. Aí, eu fui chamar ela e ela veio com pontapés para o meu lado, me agredindo com pontapés, sentada na cadeira. O pai veio, abraçou Renata tentando contê-la. Foi o momentro que consegui me desvencilhar e sair para ir embora”, afirma.

Pelas agressões, Leonardo conta que prestou queixa na delegacia de Polícia Civil na quinta-feira (24). Ele diz também que não foi a primeira vez que foi agredido pela ex-mulher. “No período em que a gente estava junto, ocorreram outras situações. Eu tenhos os boletins de ocorrência. Tenho testemunhas também”, disse.

Caso

A modelo e miss Piaui 2011 Renata Lustosa, de 27 anos, denunciou nas redes sociais ter sido agredida pelo ex-marido e prestou queixa na polícia contra ele. Ela fez um vídeo em que conta ter sido agredida na frente do filho de dois anos.

A modelo diz que as agressões acontecem desde que o filho era bebê, mas tinha medo de fazer a denúncia porque o agressor sempre a ameaçava de morte. Depois de supostamente ser agredida, ela publicou um vídeo nas redes sociais em que aparece com o rosto sangrando.

Sobre o vídeo publicado nas redes sociais, Renata conta que acabou apagando o vídeo publicado porque se sentiu exposta, e publicou um novo vídeo, que está disponível na rede social da ex-miss, em que aparece com o rosto machucado, depois de ir à polícia.

“O vídeo que postei foi de um desabafo, porque sofria as agressões há muito tempo, inclusive quando meu filho era bebê. Eu não imaginei que fosse ter essa repercussão. A discussão é sempre por coisas banais e ele acabou me machucando. Eu me abalei muito porque meu filho viu e ficou muito abalado”, contou em entrevista ao G1.

Renata Lustosa foi Miss Piauí em 2011 e miss Beleza Baiana em 2007. Agora, ela atua como modelo e estuda Estética. Ela afirma ter tomado a iniciativa depois que postou o vídeo de desabafo e recebeu apoio, até de pessoas desconhecidas que a acompanham nas redes sociais.

Renata afirma que o relacionamento acabou há mais de um ano. O casal viveu junto por cerca de oito anos, mas ela decidiu se separar por conta das agressões. A DEAM confirmou que Renata prestou queixa na sexta-feira (25), mas a delegada que registrou a ocorrência não foi localizada na manhã desta segunda-feira (28) para dar detalhes sobre o caso.