Destaques da semana
Caravana de Rui Costa e Jaques Wagner estará no município de Eunápolis neste sábado

Caravana de Rui Costa e Jaques Wagner estará no município de Eunápolis neste sábado

O candidato ao governo da Bahia, Rui Costa, acompanhado do governador Jaques Wagner, do seu vice João Leão, lideranças políticas do extremo sul, candidatos a deputados, além do candidato ao ...

Ler mais

Anvisa suspende lote de paracetamol e de outros 3 remédios de laboratório

Anvisa suspende lote de paracetamol e de outros 3 remédios de laboratório

Quatro medicamentos produzidos pelo Laboratório Teuto Brasileiro S.A. tiveram lotes suspensos por determinação da Anvisa, entre eles o Paracetamol 500 mg, indicado para febre e alívio de dores. As decisões ...

Ler mais

Dono da J.U transtornado invade escritório da empresa mata sócio e atira contra funcionários em Teixeira

Dono da J.U transtornado invade escritório da empresa mata sócio e atira contra funcionários em Teixeira

Um desentendimento entre sócios que trabalham na empresa J.U (colheita de café em Itamaraju) terminou em tragédia nesta terça-feira, 19 de agosto, em um escritório na Rua Felintro Müller, ...

Ler mais

Itamaraju: MEC volta a autorizar o Curso de Administração na Facisa/Cesesb

Itamaraju: MEC volta a autorizar o Curso de Administração na Facisa/Cesesb

Após visita do Ministério da Educação (MEC) às dependências da FACISA/CESESB, em Itamaraju, a instituição voltou a ter autorizado o Curso de Administração, que estava com autorização suspensa para incluir ...

Ler mais

Servidores do Judiciário Federal na BA aprovam adesão à greve nacional

Servidores do Judiciário Federal na BA aprovam adesão à greve nacional

Os servidores do Judiciário Federal na Bahia aprovaram a adesão à greve nacional, por tempo indeterminado, a partir desta segunda-feira (18). A decisão foi tomada em assembleia na tarde de ...

Ler mais

Body Fitness

Caravana de Rui Costa e Jaques Wagner estará no município de Eunápolis neste sábado

caravana de ruiO candidato ao governo da Bahia, Rui Costa, acompanhado do governador Jaques Wagner, do seu vice João Leão, lideranças políticas do extremo sul, candidatos a deputados, além do candidato ao senado Otto Alencar, e sua comitiva, estarão neste sábado, 23, no município de Eunápolis. Esta é a primeira vez que Rui vem ao município de Eunápolis em campanha.

O candidato do PT estará nesta cidade ao lado dos candidatos Robério Oliveira, estadual; Ronaldo Carletto, federal, de Cláudia Oliveira, e será recepcionado pelo prefeito Neto Guerrieri. Os organizadores do evento estão preparando uma grande recepção para Rui, com saída da caravana prevista para as 08 horas, do Espaço do Pedrão, percorrendo vários bairros da cidade.

Em seguida, os organizadores preparam um grande comício ao lado do Mercado Municipal, onde estão sendo esperados milhares de convidados, não só de Eunápolis, mas de todos os municípios da 8ª região.

Anvisa suspende lote de paracetamol e de outros 3 remédios de laboratório

remedioQuatro medicamentos produzidos pelo Laboratório Teuto Brasileiro S.A. tiveram lotes suspensos por determinação da Anvisa, entre eles o Paracetamol 500 mg, indicado para febre e alívio de dores. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (20).O lote 1998101 do Paracetamol 500 mg, com validade em 11/2015, foi suspenso depois que um consumidor contatou o Procon para denunciar que havia um parafuso no lugar de um dos comprimidos, em uma das cartelas do medicamento.

Após notificação do Procon, o laboratório já iniciou o recolhimento voluntário do lote, que foi distribuído em Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia.

O medicamento Cetoconazol 200 mg, indicado para tratamentos de infecções por fungos ou leveduras, teve suspenso o lote 1048105, com validade em 6/2015. O motivo da suspensão foi uma queixa de um consumidor feita ao SAC do laboratório. Ele afirmou que encontrou um outro medicamento, o Atenolol 100 mg, na cartela do Cetoconazol. O lote foi distribuído em Goiás, Amazonas, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

O medicamento Nistatina 25.000 UI/g 60g, um creme vaginal indicado para tratamento de candidíase, teve o lote 8910019, com validade em 2/2016, suspenso. A suspensão também foi motivada pela queixa de um consumidor, que afirmou ter encontrado outro produto na embalagem, o neomicina+bacitracina. O lote foi distribuído no Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

O medicamento atorvastatina cálcica, indicado para tratamento de colesterol elevado, teve o lote 6909006, com validade em 10/2015, suspenso. Também neste caso, a suspensão foi motivada pela queixa de um consumidor no SAC do laboratório. O consumidor encontrou um produto de concentração 10 mg dentro da embalagem do produto de concentração 20 mg.

O Laboratório Teuto afirmou, em nota, que o recolhimento dos produtos foram iniciados voluntariamente pela companhia e que está em andamento. O laboratório informou ainda que “todas as medidas cabíveis perante as agências reguladoras já foram tomadas”.

Medicamento para leucemia

A Anvisa também divulgou nesta quarta-feira a suspensão de 13 lotes medicamento Tabine, do laboratório Meizler UCB Biopharma. O medicamento é indicado para tratamento de leucemias agudas não linfocíticas.

O suspensão ocorreu porque análises laboratoriais encontraram resultados fora da especificação quanto ao teor do princípio ativo do medicamento. De acordo com o laboratório, foi a própria empresa que entrou em contato com a Anvisa para informar sobre o recolhimento dos lotes. Os números dos lotes suspensos podem ser verificados no site da Anvisa: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/sala+de+imprensa/menu+-+noticias+anos/2014+noticias/suspensos+lotes+de+seis+medicamentos+e+de+um+produto+para+saude.

ProUni abre inscrições para bolsas remanescentes do segundo semestre

prouniAs inscrições para bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni), para o segundo semestre, estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pela internet. O candidato que já estiver matriculado na universidade, e que pretende concorrer à bolsa, tem até o dia 1º de dezembro. Quem não estiver, deve fazer a inscrição até 7 de setembro.

Para concorrer às bolsas, o estudante deve ter efetuado inscrição em todas as opções no processo seletivo do ProUni. Outra possibilidade é o candidato ser professor da rede pública. Neste caso, não é necessário comprovar renda, nem ter feito o ensino médio em escola pública ou ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em ambos os casos, o candidato deve cumprir os requisitos estabelecidos pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.

A partir desta quarta-feira (20), estarão abertas também as inscrições para bolsas remanescentes àqueles que tenham participado do Enem, de 2010 em diante.

Teixeira: Cine Clube homenageia Robin Williams

o amor é contagiosoRobin Williams, talentoso ator americano morto recentemente, é o homenageado na sessão de 26 de Agosto do Cine Clube “Sal na Pipoca”. O Filme escolhido foi “Patch Adams, O Amor é Contagioso”, que conta a história do médico humanitário que inspirou vários projetos, incluindo o “Doutores da Alegria”, no Brasil. Sessão será às 19h30, com direito a pipoca e refrigerante de graça, na Rua Prudente de Moraes, próximo a Churrascaria Roda Viva, no Galpão da Cultura.

Após uma tentativa de suicídio e voluntariamente ser internado em um hospital psiquiátrico, Hunter “Patch” Adams descobre um belo dom de poder ajudar as pessoas usando o bom humor. Dois anos depois, Patch entra em uma universidade de medicina para se formar como um respeitável médico e ajudar o mundo colocando alegria no coração de seus pacientes. Em uma classe cheia, com pessoas desconfiando de suas notas e julgando mal seu modo de alegrar os doentes, Patch vai lutar contra um desafio, mas com isso vai pôr uma mensagem dentro da universidade que não só contagiará de alegria seus amigos, como também o mundo todo, pois ele provará que o amor é contagioso. Mostrando a alegria de fazer seus pacientes felizes, dizendo que: você prefere terminar a vida, com alegria, coisas legais e humor, ou continuar a desgraça que é morrer, na tristeza, na ruindade? sendo uma das frases mais conhecidas em seu livro e história. Patch Adams afirma não lembrar de onde veio o nome, mas Patch faz nós sabermos que ele é uma pessoa que mudou muitas outras pessoas.

Atualmente Patch, na vida real, e sua trupe de palhaços viajam pelo mundo para áreas críticas em situação de guerra, pobreza e epidemia, espalhando alegria, o que é uma excelente forma de prevenir e tratar muitas doenças. Além de médico, humorista, humanista e intelectual, Patch é também um ativista em busca da paz mundial. Segundo ele, seu intuito não é apenas mudar, através do humor, a forma como a medicina é praticada hoje. Patch traz uma mensagem de amor ao próximo que, se praticada por todos nós, certamente irá mudar o mundo para melhor. O filme mostra os conflitos que a medicina apresentava na época e continua ainda nos dias de hoje, apesar da semente plantada.

Patch Adams também é autor de dois livros: “House Calls: how we can heal the world a visit at time” e “Gesundheit!: Good Health is a Laughter Matter ”. Este último inspirou o filme “Patch Adams – O Amor é contagioso” de 1998, baseado na história de Patch que tem Robin Williams como seu intérprete.

Fim de semana de sol na região

IMG_0720_640x480A previsão do tempo para este fim de semana é de sol com muitas nuvens à tarde. À noite a nebulosidade diminui. A temperatura deve variar entre 17 e 30 graus, segundo o Instituto ClimaTempo.

Capacitações preparam participantes do Festival Sabores de Teixeira

festival 2014Dar mais atenção aos detalhes do processo foi uma das principais lições do Curso de Higiene e Manipulação de Alimentos oferecido aos inscritos no Festival Sabores de Teixeira, nessa quarta-feira, dia 20 de agosto, na sede do Sebrae, em Teixeira de Freitas.

Para Alessandra Rocha, dona de uma doceria, a capacitação vai ajudar não só para competição, mas também para a melhoria permanente da qualidade do produto. “Às vezes pecamos em detalhes que fazem toda a diferença, e com o curso, percebemos que são coisas muito fáceis de resolver e que dão um resultado maravilhoso de mais economia e qualidade”, pontuou a empresária, enfatizando sobre o aprendizado que permanece mesmo após o Festival.

Além desse curso, oferecido pelo Senac, outras capacitações são requisitos para participação das empresas no Festival: Qualidade de Atendimento, que acontece no dia 21 de agosto; Técnica de Serviço de Bebidas, no dia seguinte, e Gestão Financeira, entre 25 e 29 do mesmo mês.

O Festival Sabores de Teixeira vai eleger através da opinião pública e profissional os melhores pratos nas categorias: prato principal, lanche, petisco e sobremesa, entre os dias 10 e 21 de setembro.

O evento é realizado pelo Sebrae e a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, como explica o gerente regional do Sebrae Alex Brito. “A segunda edição do Festival vem com objetivo de valorizar a culinária local, através dos ingredientes da região, que são requisitos para a disputa, além de preparar os empresários do ramo para um mercado mais competitivo”.

Justiça Eleitoral estará realizando a entrega de títulos nos Municípios de Lajedão e Ibirapuã no dia 30 de agosto

Segunda-via-título-de-eleitorA Justiça Eleitoral vai realizar a entrega de títulos nos municípios de Lajedão e Ibirapuã no próximo dia 30 de agosto. Em Ibirapuã, a entrega dos títulos será realizada no Fórum local, das 8h às 12h. Já em Lajedão, será na Câmara Municipal de Vereadores, das 14h às 17h.

Será indispensável que o eleitor apresente, no momento da entrega, o protocolo de alistamento eleitoral, bem como algum documento de identificação oficial original.

Confira os dias e horários dos vôos com origem de Teixeira de Freitas

tabela_azulA Azul Linhas Aéreas Brasileiras ligará Feira de Santana a 46 destinos nas cinco regiões do Brasil a partir de 28 de setembro. A expressiva conectividade é resultado do voo direto para Salvador, de onde é possível viajar para Confins (MG), segundo maior hub da companhia. É também a partir da cidade mineira que Teixeira de Freitas poderá se ligar a outros 26 destinos diretamente a partir de 29 de setembro.

“Feira de Santana e Teixeira de Freitas são importantes cidades, que crescem a passos largos anualmente. Por isso, temos planos de ampliar nossas operações nas duas cidades, sendo que em Feira nossa intenção é de introduzir voos com jatos Embraer assim que o aeroporto estiver apto a recebê-los”, diz Antonoaldo Neves, presidente da Azul.

Serão, ao todo, três voos semanais a partir de Feira de Santana – as terças, quintas-feiras e domingos – com os turboélices ATR 72-600, de 70 lugares. A frequência operada aos domingos terá uma parada em Vitória da Conquista e destino final, Confins. A companhia passará a ligar Teixeira de Freitas a Belo Horizonte (Confins) em três voos semanais – às segundas, quartas e sextas-feiras.

Com a inclusão dos voos em Feira de Santana e Teixeira de Freitas, além do início das operações em Valença em 30 de agosto, a companhia passa a atender dez cidades baianas. Os destinos já servidos são: Porto Seguro, llhéus, Vitória da Conquista, Lençóis, Barreiras, Paulo Afonso e Salvador. A Bahia é o terceiro estado com mais operações da Azul, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

Definidos os nomes dos vereadores que vão fazer parte da

cpi joaoFoi durante a sessão desta terça-feira (19) que o presidente da Casa Legislativa de Teixeira de Freitas, Ronaldo Baitakão, fez o anúncio dos nomes dos vereadores que vão estar à frente dos trabalhos durante a CPI- Comissão Parlamentar de Inquérito, criada para investigar supostas irregularidades praticadas pelas OSCIPS contratadas pela atual administração.

De acordo com o Regimento Interno em seu artigo 24,inciso XXXIV, alínea (a), cumulado com o artigo 39, os nomes de Tomires Barbosa, Gilberto Lemes Soares e Ariston foram apresentados pelas bancadas dos partidos representados na Casa Legislativa. Em Ato da Presidência esses três membros farão uma discussão e votação para os cargos de Presidente da CPI, Vice e Relator num prazo máximo de 10 dias. “Feito isso, atendendo ao que determina o Regimento Interno, as atividades investigativas estarão sendo iniciadas”, comentou o presidente Ronaldo Baitakão.

Convocados mais 700 aprovados no concurso da Policia Militar da Bahia

pm concursoA lista dos 700 candidatos aprovados no concurso da Policia Militar do Estado da Bahia (PMBA) foi publicada nesta terça-feira (19) no Diário Oficial do Estado.

A convocação totaliza número de 3.295 novos policiais nos últimos dez meses, desde que foi divulgado o resultado final do concurso. Os novos convocados precisam entregar documentos, realizar exames médicos, fazer avaliação psicológica, teste de aptidão física e investigação social.

Os futuros soldados, bombeiros e policiais militares vão passar pelo Curso de Formação de Soldados (CFS) e, a partir de 2015, estarão nas ruas. Durante o curso, que tem duração de nove meses, o aprovado recebe bolsa de estudos no valor de um salário mínimo, junto a 10% do valor para custeio do fardamento.

Após formado, o novo policial recebe, por período de um ano, soldo de R$ 725,21, a gratificação de atividade policial, no valor de R$ 1.687,58, auxílio alimentação e 10% do soldo para custeio do fardamento.O concurso público da Polícia Militar contou com 74.702 inscritos.

Servidores do Judiciário Federal na BA aprovam adesão à greve nacional

greveOs servidores do Judiciário Federal na Bahia aprovaram a adesão à greve nacional, por tempo indeterminado, a partir desta segunda-feira (18). A decisão foi tomada em assembleia na tarde de terça-feira (12).,

Um dos principais objetivos do movimento é pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para que negocie com o governo federal a proposta de reajuste que reponha perdas salarias, que, de acordo com os servidores, não tem acréscimos há sete anos.

“A greve não é só salarial. Esse fator é grave, porque estamos sete anos sem reajuste e o servidor público que não tem data-base. Estamos com a perda de 56% no salário. Estamos também contra PEC 59, não aceitamos um novo estatuto do judiciário. Se eles [servidores estaduais] quiserem se espelhar no nosso estatuto para fazer a deles, não tem problema. O que não queremos é sair do nosso estatuto e ficar nas mãos do STF sem saber o que eles vão preparar. Nós podemos perder nosso direitos com isso”, comenta Denise Carneiro, diretora de Comunicação do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal na Bahia (Sindjufe).

A PEC 59/2013 determina que o Supremo elabore o Estatuto dos Servidores do Poder Judiciário. Com isso, os servidores do Judiciário Estadual e da União passam a fazer parte de um mesmo regramento, situação que não é aceita pelos servidores do Judiciário Federal na Bahia.

De acordo com Denise Carneiro, eles desejam a criação de carreira específica para servidores do Supremo Tribunal Federal e do Supremo Tribunal de Justiça. Mesmo com a greve, as varas não estão totalmente fechadas.

“O mínimo exigido em atividade quando se tem uma greve estará nas varas apara atender ao público. Não existe vara completamente fechada, é preciso haver trabalho para que a população não perca seus direitos. Plantão e urgência, prazos, mandato de segurança, réu preso e ações ligadas à saúde, serão atendidas”, conta.

Governos municipal, estadual e federal se unem pela Alfabetização na Idade Certa

PNAIC_2014 (1)Os governos municipal, estadual e federal se uniram para que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. Teixeira de Freitas reconfirmou o compromisso na noite desta segunda-feira (18) no evento de lançamento da nova etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Em 2013, o pacto foi voltado para a área de línguas e nesta etapa a área de enfoque será a das ciências exatas/matemática.

A cerimônia de lançamento reuniu professores, coordenadores e diretores da rede municipal de Educação e contou com a presença dos secretários de Planejamento Allan Ribeiro; de Indústria e Comércio Gedemácio Guimarães; de Serviços Extraordinários Cláudio Guaraná; Paulo Costa, da Comunicação; além do secretário anfitrião Ariosvaldo Alves e do prefeito João Bosco Bittencourt. Do Legislativo municipal compareceram Gilberto Lemes, Oneidi Alves, Milton Rezende e Zé da Mata.

O Ministério da Educação é precursor do projeto, estabelecido para a formação continuada dos educadores, com vistas ao desenvolvimento de tecnologias educacionais e práticas pedagógicas que sejam eficientes para a alfabetização dos estudantes em idade adequada. Neste aspecto, a formação crítica dos professores é, também, despertada, oportunidade em que seu conhecimento é moldado para atender às especificidades do alunado, sejam elas físicas, sociais ou intelectuais.

“Esse programa é muito importante para o avanço da educação no Brasil e em especial para Teixeira de Freitas, para garantir que as crianças tenham acesso ao conhecimento desde cedo e comecem a se desenvolver intelectualmente na idade apropriada”, comentou o prefeito João Bosco.

Segundo o secretário de Educação do município, Ariosvaldo, Teixeira de Freitas está participando de uma grande onda de mudança e de melhoria da educação. Ela está entre os 27 estados, 5 mil micropolos e os 380 mil educadores urbanos e rurais que participarão das capacitações. Os pequenos teixeirenses serão beneficiados ao lado de outras 9 milhões de crianças em todo o Brasil.

Teixeira: Motorista perde controle da direção e carro invade farmácia

carro desDeu no G1: O motorista de um carro de passeio perdeu o controle do veículo e invadiu uma farmácia na segunda-feira, 18, na Avenida Marechal Castelo Banco, centro de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia.

A polícia não soube informar a causa da batida. Mesmo com o impacto, ninguém se feriu. Parte da loja ficou destruída com o acidente.

Prefeito Rildo Andrade reinaugura mais um Posto de Saúde em Ibirapuã

psf portela psf por psf porttA manhã desta terça-feira, 19 de agosto foi marcada por mais uma conquista da administração Rildo Andrade em Ibirapuã. O prefeito, a equipe de gestão e a comunidade participaram de uma breve cerimônia de reinauguração de mais um Posto de Saúde, desta vez na Vila Portela, Zona Rural do município.

Assim como o Posto de Saúde Maria Tânia Araújo no bairro Nova Brasília na sede, a unidade de saúde da zona rural também foi toda reformada, ampliada, mobiliada e contou com a aquisição de novos equipamentos.

“ Para nós é uma felicidade entregar um equipamento público de qualidade a população, agora com mais conforto e eficiência na sua prestação de serviço que é o tratamento e prevenção de doenças. A Vila Portela merece cada centavo investido aqui,” disse o prefeito Rildo Andrade.

Dono da J.U transtornado invade escritório da empresa mata sócio e atira contra funcionários em Teixeira

sa socoUm desentendimento entre sócios que trabalham na empresa J.U (colheita de café em Itamaraju) terminou em tragédia nesta terça-feira, 19 de agosto, em um escritório na Rua Felintro Müller, centro, próximo ao CDL, em Teixeira de Freitas.

Testemunhas disseram que um dos sócios desentendeu e sacou a arma e atirou diversas vezes em funcionários.

Conforme relata uma das testemunhas o acusado Danilo Húngaro que é filho de Jadir Húngaro (Dono da empresa J.U) começou a discutir com o Nelson Guimarães Filho e em meio ao bate-boca o mesmo pegou uma pistola 380 e começou a efetuar os disparos contra Nelson que não resistiu e morreu no local. Posteriormente, transtornado o acusado atirou em três pessoas: Juliano Guimarães Silva, Rogéria Guimarães Zatta (Esposa de Nelson) e. A única pessoa que ficou ilesa foi à secretária que escondeu em uma cômoda no local.

A equipe da CAEMA esteve no local e realizou os primeiros socorros nas vítimas. Moradores socorreram Juliano ao HMTF e a equipe da CAEMA levou Rogéria as pressas.

O SAMU constatou a morte de Nelson e a polícia Civil esteve no local para realização dos trabalhos legistas.

Após assassinar o sócio e atirar contra os funcionários, o acusado Danilo Húngaro fugiu do local. A CETO e a CAEMA anotaram a placa do veículo e conseguiram prendê-lo em uma barreira próximo ao distrito de Posto da Mata. Os policiais apresentaram o acusado na delegacia em Teixeira de Freitas.

Danilo Húngaro acusado de matar seu sócio foi preso em uma barreira policial em Posto da Mata. Juliano Guimarães foi operado, passa bem e aguarda alta médica. Rogéria Guimarães teve perfurações em órgãos: fígado e baço. A vítima foi operada e seu estado clínico requer atenção. ( Do Portal N3)

Quarta de sol na região

IMG_0700_640x480A previsão do tempo para esta quarta-feira (20) na região é de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. A temperatura deve variar entre 19 e 28 graus, segundo o Instituto ClimaTempo.

Concurso Público da Prefeitura de Ibirapuã é aprovado pelo TCM

IMG_2296O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) já aprovou o concurso público da Prefeitura Municipal de Ibirapuã realizado em novembro do ano passado. Sem nenhuma pendência ou irregularidade o órgão aprovou em primeira instância o processo seletivo.

O certame que contou com 1000 (mil) inscritos, empossou 69 servidores em 45 cargos.

“ Mais uma vez esse governo mostra com transparência e lisura as suas ações. Esse concurso era necessário para o desenvolvimento da administração e também para levar estabilidade para a população. Cumprimos com muita responsabilidade todos os passos para o certame e tivemos como resultado a excelência, sem nenhum recurso, sem nenhum embargo, sem irregularidades, tudo como manda exatamente a lei,” afirmou o Prefeito Rildo Andrade.

Governo municipal investirá R$ 7 milhões na construção de 12 ESF+UPA

estudo de solo no Caminho do MarA população de toda a Teixeira de Freitas acaba de ser beneficiada com o início do processo de construção de 12 novas Unidades Básicas de Saúde, Estratégia Saúde da Família (ESF). Unidades próprias, que serão construídas conforme o padrão do Ministério da Saúde e que foram projetadas para melhor atender o cidadão. Serão mais de R$ 7 milhões investidos pelo governo municipal, através do governo federal, para cuidar dos teixeirenses. Mais uma vez o município será beneficiado pelo alinhamento político entre município, estado e federação.

As unidades serão espalhadas por toda a cidade, dos bairros Caminho do Mar ao Estância Biquíni. Este é mais um passo rumo à transformação da rede básica de saúde. Onze unidades terão o porte I, cada uma com o valor de R$ 426 mil, e uma com o porte II, de R$ 550 mil, no bairro Bela Vista. Esse investimento foi conquistado graças ao trabalho e diálogo entre os governos municipal e federal, além das reformas que estão em andamento, reformando e requalificando as unidades que são de propriedade do município.

Outro benefício é o da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. Estas Unidades são preparadas para resolver grande parte das urgências e emergências, desafogando as unidades hospitalares. Problemas como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame poderão ser atendidas na UPA. Ela será construída nos fundos da Delegacia de Polícia, um local estratégico entre o SAMU e o Hospital Municipal, possibilitando transporte rápido em caso de necessidade, um investimento de mais de R$ 2,5 milhões, mais uma conquista junto ao Governo Federal.

As ordens de serviço já foram assinadas pelo prefeito João Bosco e repassadas às empresas para que iniciem as obras. “Nós trabalhamos para cuidar das pessoas, para dar aos pobres a mesma qualidade, conforto e segurança que o rico tem numa clínica particular”, destacou o prefeito. As UBS serão construídas por empresas de Teixeira de Freitas e região a fim de que a mão de obra local seja valorizada, gerando mais oportunidades à população. As medições iniciais já começaram nos bairros Eixo Sul, Jerusalém e Caminho do Mar.

Confira  a lista dos bairros contemplados:Jardim Caraípe, Urbis, Centro.

Construção da UBS Eixo Sul: Caminho do Mar, Jerusalém, UBS Bela Vista, Colina Verde,  Estância Biquíni,  UBS Ouro Verde, São Lourenço e Liberdade.

Itamaraju: MEC volta a autorizar o Curso de Administração na Facisa/Cesesb

IMG_0500_640x480Após visita do Ministério da Educação (MEC) às dependências da FACISA/CESESB, em Itamaraju, a instituição voltou a ter autorizado o Curso de Administração, que estava com autorização suspensa para incluir novos alunos, após avaliação de alunos insatisfatória no ENADE de 2009 e 2012. A FACISA foi penalizada com a suspensão do curso de Administração em decorrência da nota que os alunos tiraram na prova nestas provas nos anos entre 2009 e 2012.

A visita ocorreu nos dias 10, 11, 12 e 13 de agosto para averiguar Protocolo de Compromisso da Instituição com o MEC.

Segundo o diretor geral da FACISA/CESESB, professor Jackson Cordeiro de Almeida, o problema com as notas foram resultantes da crise instaurada em 2009 e 2012, quando os alunos que fizeram o ENADE não obtiveram nota satisfatória e o curso foi penalizado. Apartir a venda da instituição, o novo dono passou a cumprir os requisitos solicitados pelo MEC, desde 2011.

Ainda segundo Jackson Cordeiro, “a FACISAtem cumprido rigorosamente todos os requisitos solicitados, inclusive de Universidade, atendendo de forma ampla e irrestrita todas as solicitações”, destaca. Cita, por exemplo, que a maioria das faculdades com problemas de sanções solicitaram um ano para regularizar a situação, caso diferente ao que ocorreu com a FACISA, que solicitou apenas 30 dias, realizando as pendências antes mesmo da visita do MEC.

O professor Jackson Cordeiro lembra também que a FACISA para obter o retorno contou com o apoio irrestrito do mantenedor, o senhor José Francisco Saraiva Filho que não mediu esforços para viabilizar recursos como também na parte logística dando todo apoio que dependia do empresário mostrando a sua capacidade como empresário para resolver crises.

O diretor ressalta a importância do apoio dos professores que se desdobraram para adequar as novas diretrizes como também no trabalho de preparação que vem desenvolvendo no curso que hoje tem uma nova concepção dentro do contexto empresarial. Acrescenta que os funcionários da FACISA não mediram esforços para deixar a Faculdade totalmente pronta, tanto, lembra ele, que os avaliadores na entrevista com os alunos ficaram surpresos com a postura, desenvoltura que os mesmos apresentaram, como também o compromisso com a Faculdade. (Por Diógenes Marques Cunha)