Destaques da semana
Família procura por garota de 14 anos moradora de Vereda que está desaparecida

Família procura por garota de 14 anos moradora de Vereda que está desaparecida

A família de Gracielle Cruz Santos, de 14 anos está a procura da adolescente desaparecida desde o último domingo (26 de outubro). A mãe disse que conversou com a filha por ...

Ler mais

Mulher se casa consigo mesma após ficar solteira por 6 anos: ‘foi uma forma de comemorar’

Mulher se casa consigo mesma após ficar solteira por 6 anos: 'foi uma forma de comemorar'

Recentemente, a britânica Grace Gelder, de 31 anos, surpreendeu ao se casar em uma cerimônia um tanto incomum. Teve vestido de noiva, aliança, buquê e festa, mas não teve noivo. ...

Ler mais

3ª etapa do Campeonato Baiano de Basquete começa nesta sexta-feira em Teixeira de Freitas

3ª etapa do Campeonato Baiano de Basquete começa nesta sexta-feira em Teixeira de Freitas

Com o apoio do governo municipal a Seleção de Basquete de Teixeira de Freitas está participando pela primeira vez do Campeonato Baiano de Basquete, cuja 3ª etapa vai acontecer na ...

Ler mais

Projeto de Lei institui em Teixeira “Institui a Semana de Conscientização, Enfrentamento e Combate à Violência Obstétrica

Projeto de Lei institui em Teixeira “Institui a Semana de Conscientização, Enfrentamento e Combate à Violência Obstétrica

Na ultima sessão do dia 28 de Outubro, foi aprovado o Projeto de Lei de autoria do vereador Edinaldo Rezende que “Institui a Semana de Conscientização, Enfrentamento e Combate à ...

Ler mais

Curso sobre produtividade reúne donos de panificadoras em Teixeira de Freitas

Curso sobre produtividade reúne donos de panificadoras em Teixeira de Freitas

Dono da Padaria Brasil, inaugurada há cinco meses em Teixeira de Freitas, Júlio Andrade não hesitou em buscar mais conhecimento sobre o ramo e aumentar as chances de sucesso no ...

Ler mais

Body Fitness

Porto Seguro: Jogos Indígenas reúnem 18 aldeias

jogos indgenas renem 18 aldeiasApós o grande sucesso das sete versões anteriores, será realizada, de 13 a 16 de novembro, na Arena Boca da Barra, em Porto Seguro – e em outros locais, de acordo as atividades programadas – a VIII edição dos Jogos Indígenas Pataxó. Promovido pela Prefeitura Municipal, sob a coordenação da Superintendência de Assuntos dos Povos Indígenas, o evento tem como objetivo a confraternização entre as aldeias, a integração do povo Pataxó com a sociedade local e, principalmente, o respeito, a valorização e a afirmação da cultura Pataxó.

Desta vez, estarão participando das competições 18 aldeias Pataxó, além de outras etnias convidadas como: Pataxó Hãhãhãe (Bahia) , Kuikuro (Mato Groso do Sul), Kiriri (Bahia) e Tuxá( Bahia). Entre as modalidades que serão disputadas estão o arremesso de tacape, jogo de zarabatana, corrida com tora, arco e flecha, cabo de guerra, canoagem, luta Patxiw Miwka’ay, corrida rústica, Natação, corrida de maracá e futebol amistoso.

De acordo com o superintendente de Assuntos dos Povos Indígenas da Prefeitura, Juari Pataxó, em sua versão 2014, os Jogos Indígenas pretendem envolver diretamente 700 jovens, lideranças e anciões indígenas; aproximadamente 2.000 alunos das redes pública e privada, além de um grande número de turistas brasileiros e estrangeiros, “que promovem em conjunto a integração e a socialização do pensamento e visão indígena acerca da nossa verdadeira história”.

Além das competições esportivas, os VIII Jogos Indígenas Pataxó trazem ainda o Desfile Cultura Viva Pataxó, onde cada aldeia apresenta um casal, usando pinturas e vestimentas tradicionais. Os anciões e professores de Patxôhã (língua Pataxó), também realizarão palestras para os participantes. O evento conta com a parceria das Secretarias Municipais de Turismo, Esporte e Lazer, Educação, Saúde e Administração, além do envolvimento e a participação efetiva das entidades indígenas, lideranças e jovens da etnia Pataxó.

Polícia Federal prende duas pessoas acusadas de serem donos de rádios piratas em Posto da Mata

pfUm operação da Polícia Federal cumriu dois mandados de prisão nesta sexta-feira, 31 de outubro em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa.
Edilson Lima e Deilson Portugal donos das rádios Líder FM e Cidade, respectivamente foram levados para o presídio de Teixeira de Freitas acusados de serem os responsáveis por rádios clandestinas que funcionavam no local há pelo menos 5 anos. Os dois já respondiam pelo crime na justiça.

Mulher se casa consigo mesma após ficar solteira por 6 anos: ‘foi uma forma de comemorar’

casamentoRecentemente, a britânica Grace Gelder, de 31 anos, surpreendeu ao se casar em uma cerimônia um tanto incomum. Teve vestido de noiva, aliança, buquê e festa, mas não teve noivo. Grace se casou com ela mesma, dando o tradicional primeiro beijo em si mesma, usando um espelho.

Solteira há seis anos, a fotógrafa afirma que construiu uma relação incrível consigo mesma e que começar um relacionamento com outra pessoa seria “trabalhoso demais”.

“Não fiz isso porque ninguém tinha me pedido em casamento. Foi uma forma de comemorar a relação que eu já tinha comigo mesma”, disse em entrevista à BBC.

Grace aprendeu a aumentar seu autoconhecimento durante um curso de tantra, entendendo que a sexualidade estava ligada a compromissos feitos consigo mesma.

A ideia do casamento veio da música Isobel, da cantora Björk, que em um dos trechos diz “meu nome é Isobel, casada comigo mesma”. A partir daí, a britânica fez o pedido a si mesma em um parque, em novembro do ano passado, como forma de marcar uma nova fase.

Para Grace, seu casamento permite que ela pense melhor até na hora de se envolver com outras pessoas, sem se enganar. Pedido aceito, ela começou os preparativos da festa em março, tudo planejado com a ajuda de um cerimonialista.

Cerca de 50 convidados compareceram à cerimônia e o casamento foi realizado simbolicamente, e não oficial. Alguns amigos chegaram a dizer que a ideia era um pouco narcisista, mas apoiaram a decisão, incluindo seus pais.

Grace afirma se sentir mais confiante desde o casamento, e que pretende se permitir viver outros relacionamentos agora.

Claro, Oi e Vivo negociam compra da TIM

elularesA operadora TIM Brasil será comprada pelas companhias Claro, Oi e Vivo, em acordo com o banco BTG Pactual, e repartida entre as três. De acordo com reportagem da Folha, o valor da compra é especulado em R$ 31,5 bilhões, o maior já alcançado no setor no Brasil.

Os acionistas da Telecom Italia, dona da TIM no país, decidirão se aceitam a proposta em assembleia. Ainda não está definido como os clientes da operadora serão afetados. Para fechar o negócio, a Oi depende da venda da Portugal Telecom (PT), para reduzir seu endividamento e usar o dinheiro com a compra. A Claro deve ficar com a maior fatia da TIM, 40%. Os outros 60% serão repartidos entre Vivo (32%) e Oi (28%).

3ª etapa do Campeonato Baiano de Basquete começa nesta sexta-feira em Teixeira de Freitas

basqueteCom o apoio do governo municipal a Seleção de Basquete de Teixeira de Freitas está participando pela primeira vez do Campeonato Baiano de Basquete, cuja 3ª etapa vai acontecer na cidade a partir desta sexta-feira (31).

O Ginásio de Esportes Antônio Imbassahy vai receber as equipes de Guaratinga, Ilhéus, Eunápolis e de Teixeira de Freitas, na sexta-feira (31), a partir das 19h; no sábado (01), a partir das 16h; no domingo (02), a partir das 9h. A próxima etapa acontecerá na cidade de Eunápolis e ao final desta a equipe mais pontuada irá para a capital baiana participar das finais. Teixeira ocupa o primeiro lugar da tabela.

Família procura por garota de 14 anos moradora de Vereda que está desaparecida

gracieA família de Gracielle Cruz Santos, de 14 anos está a procura da adolescente desaparecida desde o último domingo (26 de outubro).

A mãe disse que conversou com a filha por telefone, na terça-feira (28) e ele dizia estar bem e que se encontrava em Medeiros Neto. Mas, desde então, não conseguiu mais falar com a menina e não sabe seu paradeiro.

Quem souber de alguma informação, pode ligar para o número (73) 8131-0947 [Mãe – Cosmiranda] ou para a Polícia Civil (197) ou Militar (190). (Por: Edvaldo Alves)

Dia Nacional da Cultura será comemorado em Teixeira de Freitas

cultura1O Governo Municipal de Teixeira de Freitas promoverá na próxima quarta-feira (5) programação especial em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, instituído na mesma data, que marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomara Rui Barbosa (1849-1923). Do clássico ao popular, a comunidade local terá uma noite diferenciada, que será marcada pela plural riqueza teixeirense reunida na praça Hilton Chicon.

A Orquestra e Coral 9 de Maio, que completou seu primeiro aniversário em 11 de outubro, formada em grande parte por estudantes da rede pública de ensino, fará a abertura do evento. Em seguida, os presentes participarão da final do II Festival de Música da Educação de Jovens e Adultos e assistirão a diversas manifestações artísticas como dança, balé, hip hop e maculelê.

O evento é promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal Indústria, Comércio e Turismo. Além das atrações comemorativas, quem for vai poder se encantar com os diversos artesanatos do projeto Teixeira Criativa – Arte na Praça, que conta com a Casa do Artesão e com a Feira de Artesanato, que estará especialmente aberta para a comemoração do Dia Nacional da Cultura.

A movimentação vai se iniciar a partir das 19h, e os artesãos já estarão lá preparados para receber apreciadores e clientes. A final do II Festival do EJA vai contar com a apresentação dos cinco finalistas e, enquanto forem avaliados pelo júri, a concentração de quem assiste será voltada para as outras apresentações e, inclusive, a participação especial da Cia de Teatro Temat e o lançamento do Censo Cultural Municipal.

A comemoração pelo Dia Nacional da Cultura reforça a preocupação e linha de atuação do Governo Municipal em promover a arte e a educação enquanto fonte para a formação de uma sociedade melhor, a partir da consciência de que investir em cultura também é garantir a dignidade do cidadão.

Governo lança campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo

vacina4O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lança nesta quinta-feira (30) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Paralisia Infantil, que terá início dia 8 de novembro. Será às 11h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O lançamento ocorrerá durante a 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doença, que ocorre hoje (31). A mostra reúne, durante quatro dias, cerca de 4 mil profissionais, entre trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde, para trocar informações sobre o aprimoramento do setor.

Os sintomas mais comuns do sarampo são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A poliomielite causa lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

Inscrições para o concurso do Tribunal de Justiça estão abertas; salários vão até R$ 5.117,24

tjAbriram nesta quarta-feira (29) as inscrições para o concurso público do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), com salários que chegam até R$ 5.117,24. As inscrições podem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV) até o dia 4 de dezembro de 2014.

Serão oferecidas 200 vagas para os cargos de Analista e Técnico Judiciário, sendo elas 107 para nível superior, 81 para nível médio e 12 para nível médio técnico, com formação de cadastro de reserva. Abrirão vagas para as seguintes especialidades: Direito, Administração, Tecnologia da Informação, Arquitetura, Assistência Social, Biblioteconomia, Comunicação com habilitação em Jornalismo, Contabilidade, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística, Medicina, Odontologia e Psicologia. O edital foi publicado pela FGV na última quinta-feira (23).

As provas, com questões objetivas e discursivas, serão realizadas em Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro, Salvador e Vitória da Conquista no dia 25 de janeiro de 2015.

Projeto de Lei institui em Teixeira “Institui a Semana de Conscientização, Enfrentamento e Combate à Violência Obstétrica

IMG_4371Na ultima sessão do dia 28 de Outubro, foi aprovado o Projeto de Lei de autoria do vereador Edinaldo Rezende que “Institui a Semana de Conscientização, Enfrentamento e Combate à Violência Obstétrica, no município de Teixeira de Freitas”. De acordo com o projeto Fica instituída a “Semana de conscientização, enfrentamento e combate à violência obstétrica”, no calendário oficial do município de Teixeira de Freitas, Bahia.

A semana que se refere o artigo 1º, anualmente será realizada no mês de maio, em função do dia 28 de maio ser instituído como “Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna”.

O projeto, que agora aguarda a sansão do Prefeito para se tornar Lei Municipal, tem como principal objetivo chamar a atenção da comunidade Teixeirense para o problema das mortes maternas e ampliar o debate público sobre os direitos das mulheres. Segundo justificativa do próprio projeto, mulheres são diariamente vítimas da chamada violência obstétrica em consultórios e hospitais das redes publica e privada de saúde. Muitas parturientes não sabem dos seus direitos no pré-natal, na hora do parto e no pós-parto e constantemente sofrem com agressões físicas ou emocionais por parte dos profissionais de saúde.

É considerada violência obstétrica, desde a enfermeira que pede para a mulher não gritar na hora do parto normal até o médico que faz uma episiotomia – o corte entre o anus e a vagina para facilitar a saída do bebê. Apesar de a OMS (Organização Mundial de Saúde) determinar critérios e cautela para a adoção do procedimento, médicos fazem a prática de maneira rotineira.

De acordo com a pesquisa “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado”, divulgada em 2010, pela Fundação Perseu Abramo, uma em cada quatro mulheres sofrem algum tipo de violência durante o parto. Estima que entre 80% a 90% das mulheres brasileiras são cortadas durante o parto normal e estudos já revelam que há evidências de que não é necessário mais cortar as mulheres. As mulheres são cortadas sem o consentimento delas, isso é uma violência obstétrica.

Os efeitos da violência obstétrica são sérios e podem causar depressão, dificuldade para cuidar do recém-nascido e também problemas na sexualidade desta mulher. Os tipos mais comuns de violência são gritos, procedimentos dolorosos sem consentimento ou informação, falta de analgesia e até negligência.

Informe, divulgue, compartilhe esta informação. Muito pode ser feito para evitar que ações deste tipo sejam praticadas todos os dias, inclusive contra pessoas próximas. O projeto é apenas uma parte da luta. Mas é a mobilização da população que faz com que ele seja de fato efetivado.

Deputado que não se reelegeu se diz ‘desmotivado’ e renuncia ao mandato

carlos_souzaO deputado federal Carlos Souza (PSD-AM) renunciou nesta quarta-feira (29) ao mandato parlamentar. Ele se diz “desmotivado” por não ter conseguido se reeleger. A carta de renúncia foi lida no plenário da Câmara dos Deputados pelo deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), que presidia a sessão.

“Resolvi tomar a decisão de antecipar minha renúncia ao cargo de deputado federal em virtude de não ter logrado êxito nas eleições”, escreveu Souza na carta de renúncia. “Sinto-me desmotivado para continuar no exercício do cargo”.

Segundo ele, “por compreender o recado das urnas”, ele não se sentiria “confortável em permanecer mais esses meses sem corresponder às expectativas em mim depositadas pelo povo amazonense”.

A renúncia se deu logo depois de processo contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF) por tráfico de drogas ter sido colocado em pauta.

Mas a renúncia não deve impedir que Souza continue a ser julgado pelo STF, mesmo sem o foro privilegiado. Isso porque os ministros já decidiram em outro caso de renúncia parlamentar que, quando a renúncia se dá após a apresentação das alegações finais da defesa, o processo não volta para instâncias inferiores da Justiça.

Segundo a Câmara, Carlos Souza estava no terceiro mandato como deputado. Quem assumirá no lugar dele é Luiz Fernando Sarmento Nicolau, também do PSD-AM, que já foi deputado federal e usava o nome parlamentar de Dr. Luiz Fernando. Ele terá 30 dias para assumir o mandato, que se encerra em 31 de janeiro de 2015.

Mega-Sena acumula, e prêmio pode chegar a R$ 7 milhões

mega senaNenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.648 da Mega-Sena realizado nesta quarta-feira (29), em Osasco (SP). No próximo sorteio, que vai acontecer no sábado (1°), a previsão é que o prêmio chegue a R$ 7 milhões.

Veja as dezenas: 15 – 16 – 18 – 20 – 22 – 48.

A quina teve 98 acertadores e cada um vai levar R$ 17.711,66. Já a quadra pagará R$ 447,18 para cada um de seus 5.545 ganhadores.

Para apostar

A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2,50.

Detran-BA não funcionará nesta sexta

detranPor causa do feriado do Dia do Servidor Público, comemorado oficialmente na última terça-feira (28), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) não funcionará nesta sexta-feira (31).

De acordo com a assessoria do órgão, todos os serviços serão suspensos, inclusive os ofertados nos SACs. As atividades serão reestabelecidas a partir de segunda-feira (3). A suspensão atende ao Decreto nº 15.598, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia em 21 de outubro de 2014.

Wagner diz que está cotado ‘para tudo, até para presidente do Bahia’

IMG_2790Para além das especulações para a Esplanada dos Ministérios no próximo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT), o governador Jaques Wagner (PT) brincou que está cotado “para tudo, até para presidente do Bahia”. Após arrancar gargalhadas na coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (29), Wagner explicou. “A gente tem preferência quando está no restaurante e pode escolher. Aqui na verdade, se for o caso, eu serei escolhido para alguma missão com a presidente Dilma, que terei o orgulho de fazer”, ponderou. “Ela até agora não fez nenhuma conversa, que eu saiba, com ninguém sobre a montagem do governo. Ela disse que antes da viagem dela para o G20 na Austrália vai anunciar o novo ministro da Fazenda e tudo vai começar por aí”, indicou.

Citado pela imprensa como virtual ministro da Fazenda ou da Casa Civil, o governador descartou ambas as opções. “Não tem chance de eu ir para Fazenda, porque eu acho que se ela tem uma demanda que veio das ruas, não tá na hora de inventar. Na Casa Civil, (Aloizio) Mercadante está muito bem lá, não creio que ela vai tirá-lo de lá”, sugeriu Wagner. Segundo ele, o aparecimento do nome dele como eventual ministro é resultado do papel político dele e também do bom relacionamento com a própria Dilma e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Como todo mundo fala que a gente precisa de uma conciliação e o meu estilo sempre foi de negociador, então as pessoas ficam dizendo vai para cá ou vai pra lá. Eu fico preocupado porque quando dizem que a gente vai para muito lugar, a gente acaba não ficando em nenhum (risos).

Mas também não me preocupa isso. Para ajudar o projeto, sem falsa modéstia, eu não preciso estar em nenhum cargo”, afirmou. Wagner, no entanto, antecipou que existe certa torcida contrária: “Se depender da família, ela está doida para eu não ser convidado.”

Teixeira: Chuva alaga ruas e aumenta buracos na via de cidade

shopping alagado atras do shoppingDeu no G1: Moradores da cidade de Teixeira de Freitas, enfrentam prejuízos causados pelas chuvas desde a madrugada desta terça-feira (28). Ruas alagadas, água invadindo as casas e dificuldade de transitar na cidade são alguns dos problemas.

De acordo com os moradores do município, não é preciso chover muito para as ruas alagarem. “Quando chove a gente tem que ficar de vigília aqui que se não encharca tudo dentro de casa. Tem que ficar fazendo barragem, botando pano, saco de areia para a água não entrar em casa porque é difícil demais”, relata o morador Genilson Simões.

Na rua Jackson Xavier de Barros, no bairro Bela Vista, para sair de casa os moradores são obrigados a caminhar pela rua completamente alagada . “A preocupação é grande porque já perdi uma vez os móveis e se continuar chovendo vou perde tudo de novo”, lamenta o produtor rural, Ivan Lopes.

“Tive que estacionar o carro longe de casa. A minha esposa foi andando porque não tem como passar. Se eu passar, a água faz aquele volume mais alto, eu fico preso aqui e as casas todas ficam inundadas”, conclui o agricultor, José Carlos Martins

Segundo o secretário de infraestrutura de Teixeira de Freitas, uma obra de macrodrenagem deve ser realizada ainda este ano na cidade.

“Isso é um problema antigo, antigo e que somente a macrodrenagem vai resolver. No mês passado assinamos um documento para liberação de recurso pelo PAC 2 para fazer essa obra. A prioridade são os bairros como Bela Vista, centro e Wilson Brito. Até dezembro as obras devem ser iniciadas. Ainda assim, gostaria de pedir a colaboração das pessoas pra não jogem lixo nas ruas, pois acabam entupindo boeiros”, explica o secretário Henrique Gonçalves da Cruz.

MPF/BA oferece 20 vagas para estágio em Direito em toda a Bahia; Há vagas para Teixeira e Eunápolis

selecao para estagioO Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) inicia o 15º Processo Seletivo Público para preenchimento das vagas e formação de cadastro reserva de estagiários de nível superior do curso de Direito para a Procuradoria da República na Bahia (PR/BA) e para as Procuradorias da República nos Municípios (PRMs) de Barreiras, Campo Formoso, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Jequié, Paulo Afono, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Os interessados devem fazer a pré-inscrição no site do MPF até as 23h59min do dia 4 de novembro de 2014.

Serão ofertadas dez vagas para a PR/BA e uma vaga para cada PRM, além do cadastro reserva em todas elas, que será válido por um ano e prorrogável por igual período.

Com jornada de 20 horas semanais, o estágio oferece bolsa no valor de 800 reais, seguro contra acidentes pessoais e auxílio transporte de sete reais por dia de estágio efetivo.

Para participar da seleção é preciso que o interessado esteja matriculado em uma das instituições de ensino conveniadas ao MPF e não seja estudante com previsão de concluir o curso de graduação no primeiro semestre de 2015.

Confirmação – A confirmação da inscrição será feita nos dias 6 de novembro (candidatos de A a L) e 7 de novembro (candidatos de M a Z), das 13h às 17h. Para isso, o candidato deve comparecer à sede escolhida para entrega dos documentos constantes do edital e levar duas latas de leite em pó, para doação a uma ou mais instituições de assistência a pessoas carentes.

Curso sobre produtividade reúne donos de panificadoras em Teixeira de Freitas

sebraeDono da Padaria Brasil, inaugurada há cinco meses em Teixeira de Freitas, Júlio Andrade não hesitou em buscar mais conhecimento sobre o ramo e aumentar as chances de sucesso no negócio. “As capacitações são fundamentais para implantação de novas ideias, uma melhor gestão e consequentemente um aumento no faturamento”, disse.

Junto com outras 10 empresas, sendo uma de Mucuri, o empreendedor aderiu ao grupo do Programa de Desenvolvimento em Alimentação, Confeitarias e Panificadoras (Propan), que, na noite dessa terça-feira, 28 de outubro, recebeu curso de mapeamento dos custos de produtos e indicadores de produtividade. Nessa primeira capacitação, o público passará uma semana aprendendo sobre planejamento operacional, controle e gerenciamento de custos, dentre outros temas.

O Propan está dividido em cinco etapas e deve ser mantido até março de 2015, com inserção de outras atividades, como diagnósticos, demandas, desenvolvimento de equipe de trabalho, eliminação de desperdícios, estruturação de processos, padronização de operações e estratégias de vendas.

Para a representante da padaria Biscoito e Tradição, em Teixeira de Freitas, Anne Elly Feitosa, a iniciativa é uma grande aliada na manutenção dos negócios. “As lições são literalmente valiosas, porque, além de servir de base para o desenvolvimento das empresas, trazem grandes benefícios para o consumidor, que tende a ter mais qualidade, bom atendimento e preço justo”.

O Programa é considerado, pelo gerente regional do Sebrae, Alex Brito, uma porta de entrada para um mercado mais competitivo. “Como uma oportunidade de rever os processos, técnicas e ações para crescer, os empresários receberão, além das capacitações, consultorias”, ressalta.

Suzane von Richthofen se casa com sequestradora que namorou Elize Matsunaga

suzaneCondenada a 38 anos de prisão pela morte dos pais, Suzane von Richthofen se “casou”, no presídio de Tremembé, com a ex-namorada de Elize Matsunaga, presa por ter esquartejado e matado o marido. Suzane já cumpriu 12 anos da pena, mas se recusou a cumprir o regime semiaberto. Ela agora ocupa uma ampla cela das presas casadas.

A parceira de Suzane é Sandra Regina Gomes, condenada a 27 anos de prisão pelo sequestro de uma empresária em São Paulo. No começo deste ano, Sandra havia se casado com a também famosa Elize, que matou o marido Marcos Kitano Matsunaga, 41, em junho de 2012.

Suzane e a parceira assinaram um documento de reconhecimento do relacionamento afetivo, o que não tem valor legal de casamento civil, mas garante a união dentro da cadeia. Após assinatura desse compromisso, por exemplo, caso se separe, a presa terá que cumprir o prazo de seis meses para voltar à cela especial, destinada às “casadas”.

Construção do SESC de Porto Seguro, uma realidade

sesc2Vereador Evaí Fonsêca recebeu a grata notícia, através do Sindicato do Comércio e do SESC, sobre a publicação do Edital de construção do SESC em nossa cidade.

Todo trâmite demorou 3 anos, e em breve teremos o início das obras em uma área de 36 mil m2 no Parque Ecológico, uma obra orçada em 15 milhões de reais.

Com a vinda do SESC para Porto Seguro irá abrir-se um mercado para mais de 500 pessoas para trabalharem na construção e quase 100 empregos diretos depois desta unidade pronta. Teremos a grande oportunidade de beneficiar as duas pontas mais críticas da nossa cidade que são as crianças e os idosos.

O Vereador Evaí Fonsêca recebeu a notícia que tanto aguardava, desfazendo assim a idéia de que seria inviável o SESC em nossa cidade, um empreendimento que trará incontáveis benefícios.

Conforme comentário de Fonsêca “eu tinha certeza de que tudo ia dar certo, porque uma obra deste tamanho necessita de toda uma estrutura técnico-administrativa. Mas sempre acreditei na luta que eu e o Sindicato do Comércio, através do Presidente Chaves e do Paulo Sena, vínhamos enfrentando para a liberação das documentações em nosso município. Posso hoje dizer, mais uma vez, parabéns a Porto Seguro, Terra Mãe do Brasil e, parabéns à força do trabalho, ao empenho, porque nada se consegue sem essa vontade de se trabalhar cada vez mais para o benefício do município.”

Evaí Fonsêca gosta sempre de lembrar os relevantes serviços oferecidos pelas unidades do SESC, onde são desenvolvidos trabalhos de assistência, de educação, cultura, lazer e saúde. As atividades são compostas de trabalhos com grupos, ação comunitária, educação infantil, educação complementar, cursos de valorização social, apresentações artísticas, desenvolvimento artístico-cultural, desenvolvimento físico-esportivo, recreação, turismo social. São servidos lanches e refeições, é prestada assistência médico-odontológica e educação em saúde. Todas as atividades têm como cliente o trabalhador do comércio de bens e serviços e seus familiares.

Para acompanhamento dos senhores leitores, segue publicação do SESC:

O recado que as urnas mandaram

IMG_6027Por Dilvan Coelho

A eleição presidencial mais disputada dos 125 anos de República deixa o país dividido entre os que produzem e pagam impostos e os beneficiários de programas sociais. Esta é a mais dura realidade do recado que as urnas mandaram. O País ficou dividido entre ricos e pobres. Dilma Rousseff venceu, por apenas 3,2 % sobre o oposicionista Aécio Neves com uma diferença de 3,5 milhões de votos, equivalente a um pouco mais do eleitorado de um estado pequeno como a Paraíba. O Norte-Nordeste ficou alinhado com o governo e o Sudeste-Sul-Centro-oeste com a oposição. Ficou evidente que o País que produz e paga impostos deseja o PT longe do planalto, enquanto o Brasil cuja população se beneficia dos programas sociais, não só o bolsa família, financiados pelos impostos, não quer mudanças em Brasília, por razões muito óbvias.

O efeito dos programas sociais nas urnas

Se considerar os dependentes, apenas do Bolsa Familia congrega uma clientela de 50 milhões de pessoas, um quarto da população brasileira, muitas dessas pessoas são eleitores ou dependentes. Sem falar do programa minha casa minha vida em que a casa de quem é beneficiado é praticamente doada, pois não paga no final de 10 anos nem 10% do valor do imóvel. Há registro de mensagens recebidas por bolsistas de que Aécio acabaria com o Bolsa Familia, o mesmo ocorreu com os beneficiários do Minha Casa Minha Vida. O fato mais evidente é que quem tem acesso a esses cadastros são gente do governo. Esse terrorismo é peça de artilharia eleitoral já conhecida, mas desta vez seu emprego foi usado com mais intensidade.

Os números das urnas na realidade

Dilma teve 54,5 milhões de votos e Aécio 51,0 milhões, brancos e nulos 7,0 milhões e 30,0 milhões não compareceram às urnas. Portanto 88,0 milhões de brasileiros não votaram na presidente, isso significa que esse contingente não aprova o seu governo. Dilma não irá governar apenas com o País dividido, irá governar com a minoria. O nordeste e o norte deram a Dilma 25,0 milhões de votos e Aécio teve menos de 8,0 milhões nas duas regiões, essa diferença foi essencialmente quem deu a vitória a Dilma. Outro dado importante é que em seis estados brasileiros a votação de Dilma representou 57 % dos votos que ela teve e que chegou a 31 milhões de eleitores. Foram eles: SP 8,5 milhões, MG 6,0 BA 5,0 RJ 4,5 CE 3,5 e PE 3,5 milhões. As maiores diferenças foram em São Paulo onde Aécio teve uma vantagem de 7,0 milhões e na Bahia onde Dilma ficou na frente com 3,0 milhões.

Aonde o PT foi mais rejeitado e votado

O fato de São Paulo, o estado mais populoso e rico da Federação, ter demonstrado nas urnas que é antepetista, deve levar o governo e o partido a refletir e decifrar a conduta do eleitor paulista. O eleitorado de São Paulo votou em Aécio maciçamente, ele teve 64% dos votos ou seja 15,3 milhões de votos enquanto Dilma teve 36% 8,5 milhões. Foi dura a derrota do PT no estado que nasceu, inclusive na região do ABC paulista aonde o movimento sindical dos metalúrgicos, na década de 70 gerou LULA e outras lideranças do Partido e da CUT. O maior percentual de votos de Dilma foi nos estados mais pobres do nordeste: Maranhão 79%, Piauí 78% e Ceará 77%.

Na Bahia, Dilma venceu, mas perdeu em 5 cidades

A presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) manteve a preferência na Bahia, obtendo 70% dos votos, mas Aécio Neves (PSDB) ganhou terreno no Estado e conquistou a maioria dos votos em cinco municípios baianos: Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães, Eunápolis, Itapetinga e Buerarema. A maior vantagem de Aécio nestas cidades foi em Buerarema e chegou a 38% de diferença. Dilma conquistou as demais cidades baianas, sendo que a maior diferença foi em Nova Redenção, onde a petista recebeu 90,61% dos votos e Aécio 9,39%. Apesar de ter a preferência na maioria dos municípios baianos, Dilma venceu em 25 cidades com uma diferença de menos de dez pontos percentuais. Em Salvador, a presidente foi a opção de 67% dos eleitores e o tucano de 33%.