Destaques da semana
Ibirapuã: Começa hoje Novenário em honra ao Senhor Bom Jesus

Ibirapuã: Começa hoje Novenário em honra ao Senhor Bom Jesus

Começa nesta quinta-feira, 28 de julho e vai até o dia 7 de agosto em Ibirapuã a Festa em homenagem ao padroeiro da cidade Senhor Bom Jesus. Ao todo serão ...

Ler mais

Ibirapuenses se manifestam a favor da atual administração

Ibirapuenses se manifestam a favor da atual administração

A noite desta terça-feira, 25 de julho foi movimentada em Ibirapuã. Amigos do prefeito, pré-candidato a reeleição Rildo Andrade se reuniram na casa de Marcial Rodrigues. O ...

Ler mais

Já havia matado um idoso: Menor diz à polícia que colega o incentivou a matar garoto

Já havia matado um idoso: Menor diz à polícia que colega o incentivou a matar garoto

Um dos adolescentes envolvidos na morte de uma criança de oito anos, durante um assalto em Teixeira de Freitas, disse para em depoimento que foi o comparsa quem o incentivou ...

Ler mais

Porto Seguro: Dono de restaurante expulsa clientes após comentário racista sobre garçom

Porto Seguro: Dono de restaurante expulsa clientes após comentário racista sobre garçom

O dono de um restaurante em Porto Seguro expulsou um casal de turistas após fazerem comentários racistas sobre um dos funcionários do estabelecimento. O caso ocorreu neste sábado (23), no ...

Ler mais

Jovem de 26 anos morre durante partida de futebol em Ibirapuã

Jovem de 26 anos morre durante partida de futebol em Ibirapuã

Morreu no fim da tarde desta sexta-feira, 22 de julho em Ibirapuã Uarli Ferrreira de Jesus, 26 anos. Segundo informações o jovem jogava uma partida de futebol no Estádio ...

Ler mais

Body Fitness

Ibirapuã: Começa hoje Novenário em honra ao Senhor Bom Jesus

padroeirooComeça nesta quinta-feira, 28 de julho e vai até o dia 7 de agosto em Ibirapuã a Festa em homenagem ao padroeiro da cidade Senhor Bom Jesus. Ao todo serão 10 noites de missas ás 19h, com quermesse logo após, na porta da igreja Matriz.

‘Ouvi uma voz falando: mata’, diz pai de menino espancado em assalto

felipe (1)pai-felipe-02O pai do menino Felipe Gomes, de 8 anos, que morreu após ser espancado durante uma assalto na cidade de Caravelas, falou sobre o crime. Valdeixon Lisboa dos Santos, 49 anos, estava com o filho e também foi agredido a pauladas. As marcas da violência ainda estão por todo corpo dele.

“Eu senti só uma pancada na cabeça, eu caí. Aí eu lembro que eu abri meus olhos e vi meu filho em pé, com o capacete, me olhando e eu ouvi uma voz falando: mata. Fui agredido de novo no meu rosto, aí um [suspeito] gritou: oh, seu filho aqui, rapaz. Quando eu voltei ele [suspeito] já estava saindo com a moto e meu filho caído no chão”, relatou.

Felipe e o pai estavam indo para o sítio da família no povoado de Volta Miúda, em Caravelas, para realizar um desejo do menino de tirar o leite de uma vaca que ganhou de presente. Na estrada, eles foram abordados por dois adolescentes, que além de roubar dinheiro e a moto que os dois estavam, agrediram pai e filho com pedaços de pau. Felipe chegou a ser socorrido para um hospital pelo pai e por um trabalhador que passava pelo local, mas não resistiu aos ferimentos. “Uma criança adorável. Só quem conviveu com Felipe pra saber”, disse Valdeixon.

Os dois adolescentes foram apreendidos em Rancho Alegre, distrito de Caravelas, e confessaram ter matado o menino Felipe e agredido o pai dele durante o assalto. Segundo a polícia, eles têm 15 e 16 anos e disseram que decidiram matar as vítimas para que não fossem reconhecidos por eles e denunciados à polícia. Os jovens estão na Delegacia de Teixeira de Freitas.

Novo secretário estadual de Turismo toma posse

jose-alvesO novo secretário estadual de Turismo, José Alves tomou posse nesta quarta-feira (27), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A cerimônia teve a participação do governador da Bahia, Rui Costa, além de secretários de estado e outras autoridades. O novo secretário é presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (Abav).

Alves assume a vaga deixada pelo deputado federal Nelson Pelegrino, que participou do evento, e foi exonerado do cargo que ocupava desde janeiro de 2015. Pelegrino deve retornar à Câmara dos Deputados.

Menores suspeitos de matar criança são agredidos em delegacia

felipe1 protesto-03_okOs dois adolescentes de 15 e 16 anos suspeitos de espancar Felipe Gomes Lisboa, de oito anos, que morreu após um assalto em Caravelas, foram agredidos dentro da carceragem da delegacia de Teixeira de Freitas, onde estavam apreendidos desde sábado (23). Um protesto contra a violência e a morte da criança fecha a BR-101 na manhã desta quarta-feira (27).

De acordo com a polícia, a dupla estava em uma cela destinada a menores infratores e foi agredida por quatro adolescentes na noite de terça-feira (26).

Os menores receberam chutes e pontapés, que deixaram escoriações leves. Os agressores tentaram atingir a dupla com um instrumento pontiagudo, feito com cabo da escova, mas acabaram detidos pelo agentes da carceragem.

De acordo com o coordenador da 8ª Coorpin, Cléber Gonçalves, os agressores alegaram que não concordavam com a morte da criança. A dupla foi transferida para outra cela na mesma unidade.

Segundo o coordenador, a polícia aguarda decisão da Justiça para saber qual a medida socioeducativa que vai ser aplicada contra os menores, que devem ser transferidos para uma unidade de atendimento a adolescentes infratores.

Protesto

Familiares e amigos de Felipe Gomes Lisboa realizaram um protesto na terça-feira (26), em Teixeira de Freitas. Os manifestantes pediram justiça pela morte da criança. O grupo levou bexigas brancas para simbolizar a paz e circulou com cartazes com pedidos de redução da maioridade penal.

O pai da criança, que estava com ele no dia do assalto, também foi vítima da agressão e na caminhada foi possível observar que ainda há hematomas no rosto dele. Ele participou do ato ao lado da esposa e mãe de Felipe.

A caminhada começou em frente à Igreja Batista Central e passou pelas principais ruas da cidade com destino ao Fórum Municipal. Agentes de trânsito do município acompanharam o protesto.

Caso

A criança de oito anos morreu após ter sido espancada por dois adolescentes durante um assalto em uma estrada que dá acesso à localidade de Volta Miúda, distrito do município de Caravelas, região sul da Bahia, na sexta-feira (22).

A vítima estava na companhia do pai, de 49 anos, a bordo de uma motocicleta, quando ambos foram surpreendidos. Os assaltantes fugiram com a moto e documentos do pai da criança, mas foram localizados pela polícia na madrugada de sábado (23).

Segundo informações da delegacia da cidade, pai e filho foram socorridos por um homem que passava de carro pelo local. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, mas a criança não resistiu aos ferimentos.

Um dos adolescentes envolvidos no crime disse à polícia, em depoimento, que foi o comparsa quem o incentivou a matar a criança. A informação é da delegada Rosângela Santos, que investiga o caso. O mesmo adolescente, de 15 anos, confessou em depoimento, ter matado um idoso após roubá-lo há três meses no distrito de Caravelas, também no sul do estado.

Conforme Rosângela Santos, os adolescentes disseram que resolveram matar as vítimas para que elas não os reconhecesse na delegacia.

Inicialmente, os jovens tinham dito à polícia que não sabiam que uma das vítimas se tratava de uma criança.

Baleia jubarte encalhada morre em Nova Viçosa; tinha 10 metros

baleia1 baleia2 baleia_encalhe2A equipe do Projeto Baleia Jubarte constatou na tarde desta quarta-feira (27), a morte da baleia jubarte que estava encalhada desde a tarde de terça-feira (26) em um recife a cerca de 15 km da costa na cidade de Nova Viçosa. O encalhe ocorreu por conta da maré baixa. O animal foi encontrado vivo por pescadores na tarde de terça-feira.

Conforme o médico veterinário e coordenador de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, como a baleia estava em um recife, foi necessário esperar a maré baixar para encontrá-la. Após o animal ser visto, os agentes se aproximaram e constataram a morte. A baleia passou por avaliação. Ela tem 10 metros, mas ainda não atingiu a idade adulta.

“Eles [os agentes] se aproximaram com um bote e tiveram que trabalhar de dentro dele. Coletaram amostras de pele, gordura e musculo, mas não conseguiram fazer uma necropsia porque a baleia estava dentro d´agua em local de difícil acesso. Observaram ainda que ela [a baleia] já tinha marcas de queimadura do sol na pele”, relatou Marcondes.

Sobre a retirada do corpo da baleia, o veterinário informou que inicialmente ele deve ficar no mesmo local. “Como é um banco de corais vamos deixar o corpo para se decompor lá, pois a área é distante da beira da praia, não vai incomodar as pessoas e a retirada do animal pode danificar o recife. Contudo, se em algum momento o animal foi levado pela maré para a beira ou areia da praia, a gente vai até o local, conversa com a prefeitura para a retirada e analisa se há risco para a população”, explicou.

De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, neste ano já ocorreram 29 encalhes de baleia no país. Na Bahia, é o 6° caso.

28 de julho: Justiça Eleitoral entrega títulos em Ibirapuã e Lajedão

Segunda-via-título-de-eleitorMoradores dos municípios de Ibirapuã e Lajedão podem retirar os títulos eleitorais no dia 28 de julho. A Justiça Eleitoral vai fazer a entrega na Câmara Municipal das duas localidades, no mesmo dia, sendo em Ibirapuã das 9h ás 11h30 e em Lajedão das 13h30 ás 16h.  

Para ter acesso ao documento, será preciso o protocolo de alistamento eleitoral e documento de identificação com foto.

Familiares de criança morta após ser espancada em assalto fazem protesto

familia felipeFamiliares e amigos de Felipe Gomes Lisboa, de 8 anos, morto durante um assalto, realizam um protesto na tarde desta terça-feira (26), em Teixeira de Freitas.

Os manifestantes pediram justiça pela morte da criança. O grupo levou bexigas brancas para simbolizar a paz e circularam com cartazes com pedidos de redução da maior idade penal.

O pai da criança, que estava com ele no dia do assalto, também foi vítima da agressão e na caminhada foi possível observar que ainda há hematomas no rosto dele. Ele participou do ato ao lado da esposa e mãe de Felipe.

A caminhada começou em frente a Igreja Batista Central e passou pelas principais ruas da cidade com destino ao Fórum Municipal. Agentes de trânsito do município acompanharam o protesto.

Caso

Uma criança de oito anos morreu após ter sido espancada por dois adolescentes durante um assalto em uma estrada que dá acesso à localidade de Volta Miúda, distrito do município de Caravelas, região sul da Bahia, na sexta-feira (22).

A vítima estava na companhia do pai, de 49 anos, a bordo de uma motocicleta, quando ambos foram surpreendidos. Os assaltantes, de 15 e 16 anos, fugiram com a moto e documentos do pai da criança, mas foram localizados pela polícia na madrugada de sábado (23).

Segundo informações da delegacia da cidade, pai e filho foram socorridos por um homem que passava de carro pelo local. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, mas a criança não resistiu aos ferimentos.

Um dos adolescentes envolvidos no crime disse à polícia, em depoimento, que foi o comparsa quem o incentivou a matar a criança. A informação é da delegada Rosângela Santos, que investiga o caso. O mesmo adolescente, de 15 anos, confessou em depoimento, ter matado um idoso após roubá-lo há três meses no distrito de Caravelas, também no sul do estado.

Conforme Rosângela Santos, os adolescentes disseram envolvidos no crime resolveram matar as vítimas para que elas não os reconhecesse na delegacia.

Inicialmente, os jovens tinham dito à polícia que não sabiam que uma das vítimas se tratava de uma criança. De acordo com a delegada, o pai do garoto recebeu alta do hospital no sábado (23), mas ainda não foi ouvido por não ter condições psicológicas para falar sobre o caso.

Os dois adolescentes relataram à delegada, que costumam roubar moto e “trabalham” para um homem do Posto da Mata, distrito da cidade de Nova Viçosa, também no sul da Bahia. Rosângela disse que suspeito de recrutar os adolescentes para roubar motos está sendo procurado pela polícia.

A delegada informou que pediu a internação dos dois jovens, que foram apresentados ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) na segunda-feira (25). Eles estão na delegacia de Teixeira de Freitas, em uma sala especial para custódia de menores.

Confira as vagas de emprego em Teixeira e Porto Seguro

empregoO SineBahia divulgou as vagas de emprego para quarta-feira (27), nos municípios de  Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Os candidatos interessados devem buscar os postos do SineBahia em cada município. O horário de atendimento é das 7h às 17h. As senhas começam a ser distribuídas a partir das 6h10. Para todas as oportunidades é preciso levar número do PIS, PASEP ou NIS; Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade.

Ofertas exclusivas para a unidade de Porto Seguro:

Açougueiro: Ensino fundamental completo; Experiência mínima de 06 meses em carteira-  01 vaga

Auxiliar de escritório: Superior incompleto em Administração; Experiência mínima de 12 meses em carteira- 01 vaga

Auxiliar de lavanderia: Ensino fundamental completo; Experiência mínima de 06 meses em carteira- 01 vaga

Auxiliar de serviços gerais: Ensino fundamental completo; Experiência mínima de 06 meses em carteira; 02 vagas.

Chapista de lanchonete: Ensino fundamental completo; Experiência mínima de 06 meses em carteira- 01 vaga

Confeiteiro: Ensino fundamental completo; Experiência mínima de 06 meses em carteira- 02 vagas.

Camareira de hote: Ensino fundamental completo; Experiência mínima de 06 meses em carteira- 01 vaga.

Churrasqueiro: Ensino fundamental completo; Experiência mínima de 12 meses em carteira- 04 vagas.

Garçom: Ensino médio completo; Experiência mínima de 12 meses em carteira- 10 vagas.

Recepcionista de hotel: Ensino médio completo; Experiência mínima de 06 meses em carteira- 01 vaga

Recepcionista bilíngue (italiano / inglês): Ensino médio completo; Experiência mínima de 06 meses em carteira- 01 vaga

Operador de caixa: Ensino médio completo; Experiência mínima de 12 meses em carteira- 04 vagas

Pizzaiolo: Ensino fundamental completo; Experiência mínima de 06 meses em carteira-01 vaga

Ofertas exclusivas para a unidade de Teixeira de Freitas:

Vendedor interno: Vagas para homens ou mulheres, com experiência; 01 vaga

Auxiliar técnico Eletrônico: Vaga para mulheres, com CNH: AB; 02 vagas

Consultor de vendas: Vaga para homens ou mulheres, com experiência- 01 vaga

Técnico em instalação de assinaturas: Vaga para mulheres, com CNH: AB; 02 vagas

Sarampo está eliminado do Brasil, segundo entidade internacional

vacinaO sarampo está eliminado no Brasil, de acordo com a presidente da Comissão Internacional de Especialistas para a Eliminação do Sarampo, Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), Marceline Dahl-Regis. O último caso relatado no país foi no Ceará, em julho de 2015. Até o final de 2016, a expectativa é que o Brasil receba o certificado de eliminação do sarampo pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O mesmo ocorreu, em 2015, com a rubéola e a síndrome da rubéola congênita. Durante visita nesta terça-feira (26), Dahl-Regis elogiou o trabalho integrado do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Ceará. “O Ministério da Saúde, junto com a Secretaria Estadual e municipais de Saúde no Ceará, buscaram sempre agir de forma oportuna para enfrentar e garantir a interrupção da cadeia de transmissão do sarampo. Isso demonstra a eficiência do trabalho integrado feito pelo monitoramento e a vigilância dentro do Sistema Único de Saúde do Brasil”, completou o secretário executivo, Antônio Nardi. No Brasil, o sarampo é uma doença de notificação compulsória desde 1968. Desde a implantação do Plano de Eliminação do Sarampo, em 2000, a doença apresentou baixa morbimortalidade. No mesmo ano, foram registrados os últimos casos autóctones no país.

Pai do menino morto em assalto conta como tudo aconteceu e clama por justiça

liliufelipeFoi na casa da família de Felipe Gomes Lisboa, de 8 anos, que ouvimos os detalhes do crime que abalou a cidade. Felipe foi cruelmente assassinado durante assalto na estrada que dá acesso ao distrito de Volta Miúda, em Caravelas, onde dois criminosos interceptaram a pauladas, pai e filho, que seguiam em uma motocicleta. A criança que estava de carona não resistiu aos graves ferimentos e veio a óbito na UTI do HMTF.

O pai Valdeixo Lisboa dos Santos, conhecido como “Liliu”, fez questão de desabafar  e clamou por justiça. “Em primeiro lugar, eu gostaria de perguntar, onde estar esse órgão chamado direitos humanos? Eu e minha esposa estamos sem dormir, tanto sofrimento que não sei explicar. Quando fecho meus olhos, eu vejo meu filho me olhando com o capacete, e direitos humanos não veio em minha casa, só servem para defender monstros. Para mim, são dois monstros. Eles já haviam cometido um crime bárbaro em Rancho Alegre, assassinaram um senhor, e foram liberados, este órgão ajuda colocar esse tipo de criatura na sociedade de novo. Hoje estou aqui, todo espancado, perdi meu filho, e cadê nossos direitos? Estamos indignados, as coisas tem que mudar, a sociedade tem que se unir, os valores estão invertidos”, revoltado desabafa Liliu.

O pai, ainda continuou, “quem será o próximo que eles irão matar?”. De acordo Liliu, ele seguiu todos os procedimentos, até ensinou um dos elementos a ligar a moto.  “Quando assustei foi com uma paulada nos peitos, e ouvi uma palavra, ‘mata’, a moto estava com freio ruim, e eles questionaram porque não parei antes, e já começaram a me bater, em seguida tomei mais uma paulada no rosto, desmaiei, quando voltei a mim, vi meu filho sem capacete me olhando, tomei outra pancada. Quando acordei novamente, meu menino estava ensanguentado no chão. Corri para estrada pedindo socorro, mas ninguém quis parar. Voltei peguei Felipe no colo, e mesmo assim, algumas pessoas não pararam, e ai apareceu um conhecido, e nos socorreu. Achei que tinha salvado a vida de meu filho”. Conta-nos em meio a muito choro.

Há 90 dias, Liliu passou também por um susto, ele foi assaltado na mesma estrada por bandidos com a mesma semelhança dos que foram apreendidos. A ação, já foi próximo a Teixeira de Freitas onde levaram sua moto. “Não imaginei que iria passar por isso novamente, e ainda com meu filho junto, perder meu menino dessa forma, não dar para me conformar”. Muito emocionado nos conta o pai.

Após ação rápida dos policiais militares do PETO e da CAEMA intensificaram as buscas aos acusados do bárbaro crime e, no início da madrugada de sábado, 23 de julho, conseguiram lograr êxito e apreenderam os acusados pelo crime de latrocínio. Trata-se de dois menores, sendo um de 15 e outro de 16 anos, ambos moradores do Distrito de Rancho Alegre, em Caravelas.  (Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews)

Veracel divulga edital de seleção para treinamento gratuito de Operadores de Máquinas Florestais

areaveracelA Veracel Celulose lança mais uma edição do curso para formação de Operadores de Máquinas Florestais com o objetivo de capacitar gratuitamente novos profissionais para o mercado de trabalho. Serão disponibilizadas 20 vagas.

Os candidatos devem possuir ensino fundamental completo (antiga 1ª à 8ª série) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria mínima C para realização da fase prática.

O curso será ministrado de segunda a sexta-feira das 18h30 às 21h30, sendo divido em 02 (duas) fases:

• FASE 01 – ETAPA TÉORICA (80 horas) E SIMULADOR VIRTUAL (40 horas)

• FASE 02 – ETAPA PRÁTICA (120 horas)

As aulas teóricas e em simulador virtual acontecerão na cidade Itagimirim/BA. O início previsto das aulas é 05/09/2016.

As inscrições devem ser realizadas no período de 25/07/2016 a 05/08/2016, de acordo com as orientações definidas no edital:

Inscrições pelo site da Veracel: acesse o link: www.veracel.com.br. Localize a opção Currículo – Veja Vagas – Digite o nome da vaga acima – Clique no título para abri-la e terá o acesso para candidatar-se. A candidatura às vagas só é possível após o cadastro de suas informações no site. Para cadastrar-se, localize a opção Currículo – Cadastrar-se.

Os currículos também podem ser entregues impressos nos seguintes locais:

• Opção 1 – Numa urna identificada com o nome: Seleção para Treinamento Gratuito de Operadores de Máquinas Florestais da VERACEL, que ficará disponível na Portaria do Núcleo Florestal (Viveiro da Veracel), localizada na Rodovia BR 101 – KM 714 (em frente ao IFBA – Cidade de Eunápolis), de 8h às 17h, durante todos os dias da semana.

• Opção 2 – Numa urna identificada com o nome: Seleção para Treinamento Gratuito de Operadores de Máquinas Florestais da VERACEL, que ficará disponível no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, localizado na Avenida 13 de maio, nº 490 – Centro, na Cidade de Itagimirim, de segunda a quinta-feira de 8h às 17h, com intervalo de 12h às 14h para almoço e às sextas-feiras, de 8h às 14h. O CRAS não abre aos sábados e domingos.

Ibirapuenses se manifestam a favor da atual administração

ami amigg amiii ammA noite desta terça-feira, 25 de julho foi movimentada em Ibirapuã. Amigos do prefeito, pré-candidato a reeleição Rildo Andrade se reuniram na casa de Marcial Rodrigues. O objetivo foi manifestar o apoio a atual administração.

Na oportunidade, muita gente aproveitou para elencar as conquistas da gestão nas áreas da educação, saúde, ação social, administração e agropecuária e meio ambiente.

Ações inéditas como aquisição de uniforme e carteiras escolar, transporte universitário gratuito, 25 mil metros de pavimentação conquistadas, recorde em perfuração de poços artesianos, entre outros.

Estuprador e homicida fogem do presídio de Teixeira

val val1Em nota divulgada nesta sexta-feira, 22 de julho, a direção do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, confirmou a fuga de dois internos ocorrida por volta das 17h30 do dia anterior.

Walter do Nascimento e Marcos da Silva Santos, fugiram quando exerciam atividades laborativas na área interna da Unidade Prisional, conseguindo burlar a vigilância dos Agentes Penitenciários.

A direção do presídio informou também, que foram iniciadas buscas no sentido de localizar os fugitivos, inclusive solicitando apoio as forças de segurança na recaptura dos detentos. Um procedimento administrativo foi instaurado para apurar as circunstâncias da fuga e as possíveis responsabilidades.

Walter respondia por crime de homicídio e Marcos foi preso no início de Janeiro deste ano depois de ser filmado estuprando as filhas gêmeas de 14 anos.

“Em tempo, solicitamos que quem obtiver informações relacionadas aos fugitivos, nos auxilie através dos telefones: (73) 3665 1021 (CPTF)”, finaliza a nota.

Porto Seguro: Dono de restaurante expulsa clientes após comentário racista sobre garçom

poO dono de um restaurante em Porto Seguro expulsou um casal de turistas após fazerem comentários racistas sobre um dos funcionários do estabelecimento. O caso ocorreu neste sábado (23), no restaurante Alecrim. Em publicação feita em rede social, o empresário italiano Roberto Mancini contou que os clientes trataram mal o garçom da casa. “Um casal de turistas entra em nosso restaurante e, por não gostar do nosso garçom, Leo, que é negro, e da Bahia, diz que ‘Princesa Isabel foi errada em ter libertado os escravos’”, conta. De acordo com o site Plantao Itabuna, Mancini foi à mesa do casal e pediu que eles terminassem de tomar a cerveja, que seria por conta da casa, e fossem embora. “Em nosso estabelecimento não iremos tolerar nenhum tipo de preconceito ou ‘piadas’ neste sentido. Lamentável, ainda existe gente assim em todo lugar”, criticou.

MEC não vai conceder bolsas de graduação pelo Ciência sem Fronteiras

globoO governo federal não vai conceder novas bolsas de intercâmbio fora do País para alunos de graduação pelo Ciência sem Fronteiras. A ideia do Ministério da Educação (MEC) é reformular o programa. Já na pós-graduação, diz a pasta, novas bolsas serão lançadas. Outra proposta em análise é financiar o intercâmbio de estudantes do ensino médio público no exterior. O cancelamento de novos intercâmbios para a graduação foi revelado pelo portal Uol.

O titular do MEC, Mendonça Filho, explicou ao jornal O Estado de S. Paulo que os custos elevados do Ciência sem Fronteiras pesaram na decisão. “(Um intercâmbio de graduação no exterior) Equivale a financiar um curso integral de quatro anos no Brasil, ao preço médio do que o MEC paga no ProUni ou no Fies, para três alunos”, argumenta. Para o ministro, o programa – uma das principais bandeiras da presidente afastada Dilma Rousseff – tem uma “eficácia discutível” e atinge pouco a população pobre. Em 2015, o Ciência sem Fronteiras custou R$ 3,7 bilhões, para atender 35 mil bolsistas. De acordo com o MEC, esse mesmo valor foi usado para atender 39 milhões de alunos no programa federal de merenda escolar. Criado em 2011, o Ciência sem Fronteiras foi criticado pela falta de acompanhamento acadêmico dos intercambistas e por ter pouco impacto científico. Muitos alunos, diz Mendonça Filho, cursavam apenas disciplinas não equivalentes nos currículos brasileiros. Na primeira fase, 79% das bolsas foram na graduação. Os últimos editais para recrutar novos alunos pelo programa, diz o MEC, foram em 2014. A pasta garante que honrará todos os compromissos com os intercambistas ainda no exterior. Sobre as bolsas ao ensino médio, a ideia é bancar só alunos de baixa renda. As propostas ainda serão levadas ao presidente em exercício Michel Temer.

O ministro também promete discutir no Congresso mudanças no ensino médio. Os principais objetivos, defende, são flexibilizar a grade curricular e aumentar as possibilidades de integrar o ensino médio ao técnico. “Vamos enfatizar a autonomia estadual na construção de modelos e a Base Nacional Comum (currículo único para o ensino básico, atualmente em discussão) vai encaminhar a parte do conteúdo”, destaca Mendonça Filho. Modelos internacionais também serão usados como inspiração para a reforma.

Já havia matado um idoso: Menor diz à polícia que colega o incentivou a matar garoto

felipeUm dos adolescentes envolvidos na morte de uma criança de oito anos, durante um assalto em Teixeira de Freitas, disse para em depoimento que foi o comparsa quem o incentivou a matar a criança de oito anos. A informação foi divulgada ao G1 neste domingo (24), pela delegada Rosângela Santos, que investiga o caso. O mesmo adolescente, de 15 anos, confessou em depoimento, ter matado um idoso após roubá-lo há três meses no distrito de Caravelas.

Conforme Rosângela Santos, os adolescentes envolvidos no crime resolveram matar as vítimas para que elas não os reconhecesse na delegacia. “O médico que atendeu a criança foi ouvido e disse que ela teve afundamento no crânio. Eles bateram para matar. Eles sabiam que era uma criança. Eles não queriam deixar ninguém vivo”, disse a delegada.

Inicialmente, os jovens tinham dito à polícia que não sabiam que uma das vítimas se tratava de uma criança. De acordo com a delegada, o pai do garoto já recebeu alta do hospital no sábado (23), mas ainda não foi ouvido por não ter condições psicológicas para falar sobre o caso.

O menino morto foi sepultado no final da tarde de sábado, no município de Teixeira de Freitas sob forte comoção. A delegada informou que já pediu a internação dos dois jovens, que serão apresentados ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) na segunda-feira (25). Até a manhã deste domingo, eles seguiam na delegacia de Teixeira de Freitas, em uma sala especial para custódia de menores.

Os dois adolescentes ainda relataram à delegada, que costumam roubar moto e trabalham para um homem do Posto da Mata, distrito da cidade de Nova Viçosa . Rosângela disse que o homem, suspeito de organizar o adolescentes para roubar motos está sendo procurado para esclarecimentos.

Caso

Uma criança de oito anos morreu após ter sido espancada por dois adolescentes durante um assalto em uma estrada que dá acesso à localidade de Volta Miúda, distrito do município de Caravelas, na sexta-feira (22). A vítima estava na companhia do pai, de 49 anos, a bordo de uma motocicleta, quando ambos foram surpreendidos. Os assaltantes, de 15 e 16 anos, fugiram com a moto e documentos do pai da criança, mas foram localizados pela polícia na madrugada de sábado (23).

Segundo informações da delegacia da cidade, pai e filho foram socorridos por um homem que passava de carro pelo local. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, mas a criança não resistiu aos ferimentos.

As investigações iniciais indicam que os assaltantes estavam encapuzados e escondidos em um matagal no momento que abordaram as vítimas. De acordo com a polícia, pai e filho teriam sido derrubados da moto e levados para uma estrada deserta, onde foram espancados e abandonados.

A polícia realizou buscas para localizar os suspeitos, que foram encontrados em Rancho Alegre, distrito de Caravelas. A dupla foi apreendida e encaminhada pela delegacia de Teixeira de Freitas, onde o caso está sendo investigado.

Nelson Pelegrino é exonerado da secretaria de Turismo da Bahia

pelegrinoO secretário do Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino (PT), foi exonerado do cargo pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT). A informação foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado deste sábado (23).

A motivação da exoneração não foi divulgada. O G1 tentou contato com o secretário exonerado na noite deste sábado (23), para obter informações sobre a decisão, mas não obteve sucesso.

No lugar dele, assume a pasta José Alves, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (Abav). Com a exoneração, Nelson Pelegrino, que estava no cargo desde janeiro de 2015, deve retornar à Câmara dos Deputados. A cadeira parlamentar é ocupada pelo suplente Davidson Magalhães (PCdoB).

Bebê nasce depois de quase quatro meses da morte cerebral da mãe

bebeSandra morava em um pequeno apartamento na periferia de Lisboa. Trabalhava em um restaurante, quando ficou grávida contou para o patrão e pra todo mundo. Um dia depois de falar com a irmã, de dizer que o exame mostrou que estava tudo bem com o neném, e que tinha escolhido dar o nome de Lourenço para o menino, de manhã, Sandra passou muito mal. Uma ambulância a trouxe para o hospital de Vila Franca de Xira. No caminho ela teve duas paradas cardíacas.

Sandra foi levada para Lisboa, para um hospital especializado em casos críticos. A morte cerebral de Sandra foi constatada, mas nessa hora houve uma surpresa: o neném parecia recuperado da crise. Sandra, a mãe, estava tecnicamente morta, mas o filho se agarrava à vida, com 17 semanas.

Se deparando com uma situação tão inusitada, a direção do hospital decidiu tomar para si a responsabilidade de tentar fazer todo o possível para que o neném pudesse continuar a crescer e tivesse uma chance de nascer.

Assim que o bebê  nasceu, na última terça-feira, os aparelhos que mantinham a mãe viva foram desligados. A mãe teve morte cerebral decretada em 20 de fevereiro deste ano, quando ela estava na 17º semana de gestação, mas foi mantida viva de forma artificial com autorização dos familiares, que tinham esperança de que o bebê conseguisse sobreviver. O caso ocorreu no Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) e é considerado inédito em Portugal, de acordo com o jornal Público.

– O bebê está com saúde perfeita _ divulgou a presidente do hospital, Ana Escoval, durante uma conferência de imprensa organizada um dia após o parto.

A criança nasceu na 32º semana, com 2,350 quilos. De acordo com a diretora da unidade de neonatologia da maternidade do hospital, Teresa Tomé, embora seja prematuro, se tudo correr bem o bebê deve receber alta em quatro semanas. Durante a coletiva, ela informou que durante o período em que foi mantido com a mãe neste estado, o bebê passou por infecções que foram tratadas. Os primeiros exames, segundo o hospital, não indicam lesões, mas apenas em algumas semanas é que novos testes poderão verificar um possível dano cerebral. 

Sandra tinha 37 anos e foi mãe pela segunda vez. Segundo informações do jornal espanhol El País, a mulher era paciente de oncologia e reiterou, antes de morrer, que desejava continuar com a gravidez.

O caso é considerado raro. Segundo nota divulgada pelo hospital, trata-se do período mais longo registrado em Portugal de sobrevivência de um feto em que a mãe teve morte cerebral. Ao Público, a obstetra Ana Campos, que acompanhou a mulher, contou que o tempo máximo de uma grávida em morte cerebral mantida viva é de 107 dias. No caso de S., foram 55. De acordo com um artigo científico publicado no British Medical Journal, no mundo todo houve 30 casos em que 12 bebês sobreviveram de mães que foram mantidas vivas por aparelhos.

Saiba quanto os candidatos podem gastar nessa campanha

intencao de votoCandidatos a prefeito de Itanhém poderão gastar até R$ 108.039,06; Vereda 108.039,06; Lajedão 108.039,06 e Ibirapuã 190.571,44

Os valores foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta quinta-feira (21).O TSE atualizou os valores de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do IBGE.

As regras para os limites de gastos estão previstas na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), com o auxílio da Reforma Eleitoral realizada em 2015.

Itanhém

Candidatos a prefeito de Itanhém poderão gastar até 108.039,06. Já os candidatos a vereador poderão desembolsar até R$ 14.489,69 na campanha.

Vereda

Candidatos a prefeito de Vereda poderão gastar até R$ 108.039,06. Já os candidatos a vereador poderão desembolsar até R$ 10.803,91 na campanha.

Lajedão

Candidatos a prefeito de Lajedão poderão gastar até R$ 108.039,06. Já os candidatos a vereador poderão desembolsar até R$ 10.803,91 na campanha.

Ibirapuã

Candidatos a prefeito de Ibirapuã poderão gastar até R$ 190.571,44. Já os candidatos a vereador poderão desembolsar até R$ 10.803,91 na campanha. ( Do Medeiros Neto.com)