Destaques da semana
Detento é espancado e morto em presídio de Eunápolis

Detento é espancado e morto em presídio de Eunápolis

Um detento foi morto na tarde desta terça-feira (9), após ter sido espancado por outros presos no presídio de Eunápolis. Imagens do circuito interno do presídio mostram o momento em ...

Ler mais

Ibirapuã: Corpo de vaqueiro que estava desaparecido é encontrado próximo á Usina Ibiralcool

Ibirapuã: Corpo de vaqueiro que estava desaparecido é encontrado próximo á Usina Ibiralcool

O corpo do vaqueiro Charles Santos Souza, popularmente conhecido como Charles Santos Souza, 24 anos, que trabalhava na fazenda Amazonas, ás margens da BA 290, próximo a Nova Lídice, e ...

Ler mais

Google anuncia fim do Picasa

Google anuncia fim do Picasa

O Picasa está prestes a se juntar ao Orkut e ao Reader. O Google anunciou nesta sexta-feira (12) que deixará de dar suporte ao serviço de fotos com mais de ...

Ler mais

Extremo Sul: Homem morre afogado após passar mal dentro de cisterna de 10m

Extremo Sul: Homem morre afogado após passar mal dentro de cisterna de 10m

Um homem de 37 anos morreu afogado após passar mal dentro de uma cisterna com cerca de 10 metros de profundidade na cidade de Guaratinga, no extremo sul da Bahia, ...

Ler mais

Abertas inscrições para o Empretec em Teixeira de Freitas

Abertas inscrições para o Empretec em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas - Os interessados em aperfeiçoar e potencializar as características empreendedoras com o Seminário Empretec já podem procurar o Sebrae no município, que está na fase de formação ...

Ler mais

Body Fitness

Brasil é um dos dez piores em rendimento escolar, aponta ranking internacional

01O Brasil é um dos dez países com mais alunos com baixo rendimento escolar em matemática, leitura e ciência, segundo relatório divulgado nesta quarta-feira pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, que avaliou a situação de 64 nações. De acordo com o levantamento, 1,1 milhão de estudantes brasileiros com 15 anos não têm capacidades elementares para compreender o que leem nem conhecimentos essenciais de matemática e ciências. Ao mesmo tempo, o relatório revela que o Brasil é um dos países que mais reduziram o número de alunos sem conhecimentos básicos de matemática.

O relatório, intitulado Alunos de baixo desempenho: por que ficam para trás e como ajudá-los?, baseia-se em dados de 2012 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), da OCDE. A Indonésia apresentou os piores resultados, com 1,7 milhão de estudantes com baixo desempenho. Ao lado do Brasil, Peru, Colômbia e Argentina são alguns dos países com pior rendimento escolar nas três disciplinas.

Dos 2,7 milhões de alunos de 15 anos avaliados no Brasil, 1,9 milhão tinham dificuldades em matemática básica, 1,4 milhão em leitura e 1,5 milhão em ciências. Cruzados, os números indicam que 1.165.231 estudantes tinham dificuldades em cumprir tarefas básicas nas três áreas de conhecimento.

Outra constatação do estudo é de que o Brasil está no “top 10″ de países mais desiguais do mundo no que diz respeito à diferença de desempenho entre estudantes de classes sociais altas e baixas.

Matemática – O Brasil, diz a organização, é um dos nove países que mais reduziram o número de estudantes com problemas em matemática básica no período entre 2003 e 2012. A redução foi de 18%. México, Tunísia, Turquia, Alemanha, Itália, Polônia, Portugal e Rússia também apresentaram resultados semelhantes.

Na área matemática, 67,1% dos alunos brasileiros estão abaixo do nível 2 (os níveis são de 1 a 6). Os últimos patamares são alcançados apenas por 0,8% dos estudantes brasileiros. No ranking, o país fica em 58º lugar, somando 391 pontos na escala do PISA, contra uma média de 494 pontos obtidos por estudantes que vivem em países-membros da OCDE, entidade composta por 34 nações.

Parte dos resultados ainda muito negativos do Brasil se deve à maior inclusão de estudantes no sistema educacional ao longo dos últimos 15 anos, de acordo com Alfonso Echazarra, analista da Direção de Educação da OCDE. Entre 2003 e 2012, o índice de escolarização passou de 65% para 78%.

Como a inclusão se dá incorporando alunos que estão na base da pirâmide social, em classes mais desfavorecidas, seus primeiros anos de educação são mais problemáticos, pois eles costumam frequentar escolas com menos recursos, como as de regiões rurais. Nesse cenário, a redução do número de estudantes com problemas em matemática, leitura e ciências é um sinal positivo que pode ser comemorado.

“O Brasil é um claro exemplo de que o investimento em educação leva a melhores resultados, o que nem sempre é o caso em outros países”, explica Echazarra.

Recomendações – Em termos mundiais, entre os 12,9 milhões de alunos com desempenho baixo, 11,5 milhões têm problemas em matemática, 8,5 milhões leem com dificuldades e 9 milhões têm lacunas no aprendizado de ciências.

Para romper o ciclo de baixo nível educacional, a OCDE recomenda que os governos identifiquem os estudantes com baixa performance e lhes ofereçam estratégias para a recuperação.

Entre as propostas da entidade, a maior parte tem caráter estrutural: reduzir a desigualdade no acesso à educação, estimular a inscrição escolar o mais cedo possível, envolver os pais na comunidade escolar e fornecer programas de auxílio financeiro às instituições de ensino e às famílias carentes.

Ibirapuã: Corpo de vaqueiro que estava desaparecido é encontrado próximo á Usina Ibiralcool

CharlinO corpo do vaqueiro Charles Santos Souza, popularmente conhecido como Charles Santos Souza, 24 anos, que trabalhava na fazenda Amazonas, ás margens da BA 290, próximo a Nova Lídice, e estava desaparecido desde a última terça feira, 09 de fevereiro, quando saiu de sua casa por volta de 15 horas em sua motocicleta Yamaha Factor, de cor preta, placa policial HKD 5163, para fazer a ronda no canavial nas proximidades da fazenda de Amós Laviola, foi encontrado na manhã desta sexta feira (12), dentro do canavial que pertence a Ibiralcool, usina de álcool em Ibirapuã.

Segundo informações da família, Charles saiu de sua casa por volta de 15 horas dizendo que ia para Teixeira de Freitas e desapareceu. Na quarta feira (10) a família do vaqueiro esteve na 8ª Coorpin, onde registrou o sumiço do rapaz.

O corpo de Charles, já em estado decomposição foi encontrado por trabalhadores da usina. O corpo estava com as mãos amarradas para trás. A motocicleta que a vítima usava não foi encontrada.

Segundo informações familiares localizaram o local onde o jovem provavelmente foi rendido. Quando saiu de casa, Charles trajava bermuda e camiseta.

Policiais militares da cidade de Medeiros Neto estiveram no local assim que foram avisados da presença de um corpo dentro do canavial. O IML de Teixeira de Freitas fez a remoção do corpo para ser necropsiado. A polícia vai investigar o caso. (Por Neusa Brizola/bahiaextremosul.com)

Detento é espancado e morto em presídio de Eunápolis

presidio eunapolisUm detento foi morto na tarde desta terça-feira (9), após ter sido espancado por outros presos no presídio de Eunápolis. Imagens do circuito interno do presídio mostram o momento em que detentos invadem a cela onde Romerito Campos Almeida, de 30 anos, estava. Segundo a polícia, os assassinos já foram identificados e serão ouvidos.

Ainda de acordo com a publicação, o corpo de Romerito, condenado por tráfico de drogas, ainda foi arrastado para o pátio do presídio. Agentes penitenciários relataram ter ouvido a vítima ser chamada de “talarico”, o que, segundo policiais, é uma expressão para se referir a alguém que se envolve com mulheres comprometidas. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar as circunstâncias do crime.

Extremo Sul: Homem morre afogado após passar mal dentro de cisterna de 10m

cisterna1Um homem de 37 anos morreu afogado após passar mal dentro de uma cisterna com cerca de 10 metros de profundidade na cidade de Guaratinga, no extremo sul da Bahia, nesta sexta-feira (12). Segundo informações da delegacia de Polícia Civil local, no bairro Antônio Costa, localizado no centro da cidade.

A vítima, Nivaldo Abreu Santana, realizava a limpeza do poço quando passou mal. Contudo, a polícia ainda não tem detalhes do que teria provocado o mal-estar.

O homem chegou a ser resgatado com vida por colegas de trabalho que pularam na cisterna ao ver a vítima passando mal, mas Nivaldo não resistiu e morreu.

O corpo do homem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Eunápolis, também no sul da Bahia. Um laudo vai apontar as causas da morte.

Outro caso

cisternaO idoso de 77 anos que ficou preso em uma cisterna enquanto fazia obras dentro de um reservatório localizado em Rio Real, cidade a 204 quilômetros de Salvador, está preso no local há 23 dias. Uma das sobrinhas da vítima diz que ainda não desistiu de tirar o tio, mas acredita que ele não está mais vivo.

O caso ocorreu em 20 de janeiro e, até esta sexta-feira (12), o homem continuava preso no local que possui cerca de 25 metros de profundidade. Quando a situação ocorreu, o Corpo de Bombeiros tentou fazer o resgate, mas por conta da instabilidade no solo e na cisterna, não houve possibilidade de tirar o idoso do local.

Prefeitura de Teixeira: Provas do concurso público são adiadas para 06 de março

concurso pmtfO Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG), responsável pelo concurso público para servidores da Prefeitura de Teixeira de Freitas, adiou as provas deste domingo (14/02), para o dia 06 de março. Segundo diretores do IBEG, as razões apontadas são de cunho técnico-operacional.

As informações são confirmadas pelo presidente da Comissão do Concurso Público, Ivan Guilherme da Rocha Junior, procurador municipal.

Google anuncia fim do Picasa

picasa1-g1O Picasa está prestes a se juntar ao Orkut e ao Reader. O Google anunciou nesta sexta-feira (12) que deixará de dar suporte ao serviço de fotos com mais de 14 anos em 15 de março de 2016. A empresa decidiu abandonar a ferramenta pioneira para agregar imagens com o intuito de privilegiar o Google Photos.

Google Photos

“Nós acreditamos que nós criamos uma experiência melhor ao focar em um serviço que forneça mais funcionalidades e trabalhe tanto em aparelhos móveis quanto no computador, em vez de dividir nossos esforços em dois diferentes produtos”, afirmou Anil Sabharwal, líder do Google Photos, em comunicado.

O Google incentiva que os adeptos do Picasa migrem para o Google Photos. Os que não quiserem ainda terão acesso ao serviço, mas de forma limitada.

Fim do serviço

Assim como ocorreu com outros desligamentos, o Google vai tirar o Picasa do ar aos poucos. Em março, acaba o suporte, ou seja, não haverá mais a criação de novas ferramentas.

A partir de 1º de maio, permanecerão na plataforma apenas os álbuns já criados. E haverá restrições: os usuários poderão ver, baixar, apagar, organizar ou editar as imagens, mas não fazer novas inclusões ou criar compilações adicionais.

Ao longo dos meses, os desenvolvedores deixarão de poder criar serviços conectados ao Picasa.

História

Criado em 2002, o Picasa foi adquirido pelo Google em 2004, depois de ser integrado ao Blogger e permitir a melhor integração de fotos à plataforma de blogs da empresa.

Ao longo dos anos, porém, o serviço de fotos foi perdendo relevância, tanto dentro do Google – a última novidade relevante foi anunciada há mais de seis anos – e perante os usuários, que aderiram a outros aplicativos para exibir suas fotos, como o Instagram.

Como o Picasa não possuía uma versão em aplicativo, a invasão dos smartphones, que eclipsaram os computadores, colaborou para o declínio do serviço.

Abertas inscrições para o Empretec em Teixeira de Freitas

impactos empretecTeixeira de Freitas – Os interessados em aperfeiçoar e potencializar as características empreendedoras com o Seminário Empretec já podem procurar o Sebrae no município, que está na fase de formação da turma neste ano.

Para participar do Empretec é necessário preencher um ficha de inscrição, que pode ser encontrada na sede do Sebrae ou disponibilizada por email, através de um técnico da entidade. Entre os dias 16 e 19 de fevereiro o candidato participará de uma entrevista individual de aproximadamente uma hora, conduzida por selecionadores especializados, onde será traçado o perfil empreendedor. O seminário de treinamento intensivo será realizado de 8 a 13 de março, onde são combinados aspectos comportamentais da direção de uma empresa e outras habilidades necessárias ao planejamento e direção de seu negócio.

A capacitação, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a chancela do Sebrae no Brasil, pretende, em seis dias intensos, proporcionar aos participantes uma avaliação franca e completa de seu potencial empreendedor, reforçar a tendência e a habilidade dos participantes para detectar oportunidades de negócios, desenvolver planos de negócios, formar e sustentar decisões frente a adversidades, aumentar seu poder pessoal, dar apoio aos participantes na implantação de seus planos de negócios, entre outros qualidades.

“O Empretec é um programa de sucesso no mundo inteiro, onde os participantes têm a chance de identificar pontos fracos e repará-los, além de potencializar seus aspectos positivos”, frisou o gerente adjunto do Sebrae na região, Enivaldo Piloto.

O investimento é de R$ 600. Mais informações, no Sebrae, que fica a Avenida Presidente Vargas, 3986, Centro, ou pelo telefone (73) 3291-4333.

Testes da vacina contra Zika podem começar em 18 meses

marie_paule_kienyA corrida para a criação de uma vacina contra o vírus da zika já tem envolvidos 15 laboratórios de instituições públicas e privadas, afirmou hoje a OMS (Organização Mundial da Saúde), que diz ver os esforços de pesquisa e desenvolvimento no combate à doença “caminhando muito rápido”.

Segundo a diretora-geral assistente da entidade, Marie-Paule Kieny, os imunizantes em estágio mais avançado de desenvolvimento são uma vacina de DNA desenvolvida pelos NIH (Instituto Nacionais de Saúde dos EUA) e uma vacina de vírus inativado produzida pela empresa indiana Bharat Biotech.

Essas vacinas podem conseguir iniciar testes em humanos dentro de 18 meses, se não ocorrerem imprevistos durante os estágios iniciais de desenvolvimento, afirmou Kieny em entrevista coletiva.

Segundo a médica, dez empresas do mundo já estão fornecendo testes de diagnósticos genéticos ou de anticorpos para o zika, sem especificar qual tipo de exame está mais difundido. Outras dez empresas ainda desenvolvem produtos comerciais.

Nenhum teste para o zika, porém, foi validado de maneira independente nem aprovado por agências regulatórias. Os exames realizados até agora são todos feitos por entidades de governo.

Testes para distribuição em larga escala devem estar prontos “dentro de semanas, e não anos”, afirmou Kieny.

Mosquitos

A médica da OMS afirmou também que dois dos novos métodos para combate ao Aedes aegypti parecem promissores: o uso da bactéria Wolbachia, que enfraquece o inseto, e o uso de mosquitos transgênicos estéreis, que diminuem a população do animal.

Keiny afirma que, para produtos que atingem “um estágio avançado de testes”, a OMS pode adotar um trâmite especial para recomendar o uso experimental da técnica.

A diretora-geral assistente afirmou também que espera ver dentro de algumas semanas estudos que comecem a explicar qual é o mecanismo biológico por trás dos casos de bebês nascidos com microcefalia após suas mães terem sido infectadas por zika.

Vaqueiro de Nova Lídice desaparece em Teixeira

vaqueO vaqueiro Charles Santos Souza, de 24 anos, está desaparecido desde a tarde da última terça-feira, 9 de fevereiro. Familiares registraram um boletim de ocorrência na sede da 8ª Coorpin na tarde do dia seguinte, quarta-feira, 10.

Segundo familiares, o jovem que é morador da fazenda Amazona, na BA 290, próximo à Nova Lídice, saiu por volta das 15 horas usando bermuda e camiseta. Ele pilotava uma moto Yamaha Factor, cor preta, placa KD 5163, e quando saiu disse que iria para Teixeira de Freitas e retornaria logo.

Desesperados, familiares pedem ajuda à população, qualquer informação que pode levar ao paradeiro do vaqueiro pode ser passada aos telefones, (73) 9 9909-5620 e (73) 9 9948-4885 ou falar com a Polícia no 197 e 190. (Do SulBahiaNews)

Bahia: Nº de acidentes cai e de mortes sobe nas rodovias federais durante carnaval

prfO número de acidentes em trechos de rodovias federais na Bahia reduziu cerca de 41% durante o carnaval, segundo boletim divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quinta-feira (11). Contudo, o número de mortes aumentou, saindo de 7 em 2015 para 12 óbitos em 2016. De acordo com a polícia, o número de feridos se manteve em 84, mesmo número do último ano.

Os dados estão relacionados à Operação Carnaval 2016 da PRF, desenvolvida entre os dias 5 e 10 de fevereiro. Nesse período foram realizadas 2.939 autuações. As ultrapassagens proibidas se destacaram, totalizando 929 casos autuados pela polícia, seguidos por 294 registros de pessoas que não utilizavam o cinto de segurança e 53 motociclistas que foram flagrados sem usar capacete.

Além disso, foram recolhidas 143 carteiras de habilitação e 154 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos, por irregularidades como vencimentos. Também foram capturadas 4.859 imagens de veículos em excesso de velocidade nas rodovias federais do estado.

Ainda na operação da PRF, nove veículos roubados foram recuperados. Do total, cerca de 11 mil veículos foram fiscalizados, 12 mil pessoas foram abordadas. Durante as abordagens policiais, 25 pessoas foram encaminhadas às delegacias de polícia judiciária, por crimes variados como mandado de prisão em aberto, posse de veículos roubados, embriaguez, posse de armas e drogas.

Manual orienta empresários sobre a Rede Simples

redeOs empreendedores que desejam formalizar o próprio negócio já têm à disposição as informações necessárias sobre a Rede Simples para consulta online. O manual “Empreender ficou bem mais fácil” foi disponibilizado pelo Sebrae Bahia na página do ISSU.

O material tem uma linguagem direta e objetiva e mostra como o empreendedor pode utilizar o sistema. Dividido em tópicos, o manual explica o que é a Rede Simples e os seus diferenciais, destacando a agilização do processo de registro da empresa. Além disso, traz as informações sobre abertura, viabilidade de localização, registro e licenciamento.

Rede Simples

A Rede Simples foi criada pelo Governo Federal com o intuito de integrar os diversos órgãos e entidades responsáveis pelo registro e legalização de empresas em todo o país, por meio de um sistema nacional informatizado. O resultado é um processo simplificado, que agiliza e reduz o tempo de abertura de um negócio para até cinco dias. A ação faz parte do programa Bem Mais Simples, que tem como objetivo impulsionar o ambiente de negócios no Brasil.

Pesquisa Bahia Folia divulga a música vencedora do Carnaval 2016

vingadora_editadaA música “Paredão Metralhadora”, da banda “A Vingadora”, venceu a Pesquisa Bahia Folia do Carnaval 2016. Durante toda a festa, os foliões puderam votar nas músicas concorrentes através de enquete no G1 Bahia. Além disso, na terça-feira (9) e quarta-feira (10) de cinzas, uma pesquisa foi realizada nas ruas. Quatrocentas pessoas foram ouvidas.

A canção “Paredão Metralhadora” é de autoria dos compositores Aldo Rebouças e Tays Reis, de apenas 21 anos. Com o hit já nas paradas de sucesso, este foi o primeiro ano da “Vingadora” no carnaval de Salvador. Além de comandar trios, a vocalista fez diversas participações com os outros artistas.

Durante o carnaval, a cantora fez apresentações em trios sem cordas e também comandou shows em camarotes. A banda A Vingadora também esteve nas cidades de Nova Viçosa, Alcobaça, Correntina, Cairu e Porto Seguro.

Tays define o som que faz como “arrochadeira”. A banda que ela comanda já emplacou outro hit de sucesso: “A Minha Mãe Deixa”. O som do violino marca todas as músicas.

Escândalo de corrupção na Petrobras é o segundo maior do mundo, aponta ranking

petrobrasA Petrobras figura em um ranking internacional nada positivo divulgado nesta quarta-feira (10) pela ONG Transparência Internacional: foi eleita o segundo maior caso de corrupção do mundo, entre os nove escândalos mais conhecidos. A petroleira, que teve 11.900 votos, ficou atrás apenas do ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovych, que recebeu 13.210 pelo caso de suposto desvio milionário de recursos para sua conta privada.

O escândalo dos desvios de recursos da estatal, investigado pela Operação Lava Jato, ainda supera, na visão dos votantes, casos de grande repercussão, como o da Fifa (1.844 votos), com 81 casos de lavagem de dinheiro comprovados. O ranking integra a campanha “Desmascare os Corruptos”, da ONG Transparência Internacional.

Receita Federal libera lote de restituição do Imposto de Renda

receita leaoA Receita Federal liberou mais um lote de declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). O pacote contém declarações retidas de 2015 e dos exercícios de 2008 a 2014. O pagamento a 63.885 contribuintes será feito na próxima segunda-feira (15), somando R$ 150 milhões em créditos bancários.

Para verificar se a declaração foi liberada no lote residual, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (clique aqui) ou ligar para o Receitafone 146. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita, em tablets e smartphones.

Prefeito de Alcobaça é vaiado em cima do trio elétrico

alO prefeito de Alcobaça, Bernardo Olívio, subiu no trio para cumprimentar os alcobacenses e visitantes. Com a popularidade em baixa e alto índice de reprovação no comando da coisa pública, não deu outra. Acabou vaiado, quando perguntou ao público se gostou do carnaval. “Quem não gostou da é por causa da dor de cotovelo”, disse.

O gestor ainda tentou explicar que a festa de carnaval era uma das melhores na região. O folião parece não ter acreditado. Dos artistas divulgados, a Banda Vingadora foi a atração mais aprovada.

Em todo o país, os prefeitos afirmam que nestes tempos de crise as festas foram pagas com corte nos gastos da contratação de artistas e de estrutura. A população de muitas destas cidades não agradaram muito disso. Os alcobacenses são exemplo de quem não aprovou a medida adotada pelo prefeito. ( Por Diorgenes Cunha)

Mega-Sena, concurso 1.789: ninguém acerta e prêmio vai a R$ 18 milhões

mega senaNinguém acertou as seis dezenas do sorteio do concurso 1.789 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira (10). O sorteio ocorreu em Fortaleza (CE).

O prêmio acumulado para o próximo sorteio, a ser realizado no próximo sábado (13), é de R$ 18 milhões.

Veja as dezenas sorteadas: 06 – 25 – 43 – 57 – 58 – 59.

A quina teve 16 apostas ganhadoras, que levarão R$ R$ 55.476,51 cada uma. Outras 1.574 apostas acertaram a quadra e vão ganhar R$ 805,61 cada.

Alcobaça: Show da Vingadora agita o Carnaval

1-2aO Carnaval 2016 de Alcobaça, esse ano com 12 horas de shows diários, agradou e surpreendeu quem optou por curtir a festa na cidade.

No sábado de carnaval, para se ter uma ideia, a cidade simplesmente para curtir o show do fenômeno musical do momento, a banda Vingadora.

Muito simpática e agitadora, a cantora Tays Reis fez simplesmente a poeira subir quando se apresentou no palco na Praça de Eventos. Nas mais de 2 horas de show, a Vingadora agitou com os sucessos Paredão da Metralhadora e a Minha Mãe deixa.

Caravelas: Município realiza um dos melhores carnavais de rua do extremo sul da Bahia

cara caravelas carnava carnaval caraBanho de cheiro, ao som do trio Pop Rio com Daniel Show, Lú Reis e Banda, encerrou nesta quarta feira (10), um dos melhores Carnavais de Rua do Extremo Sul da Bahia. O Carnaval de Caravelas começou no último dia 4, com a escolha do Rei Momo e Rainha e encerrou com o famoso e tradicional banho de cheiro, que acontece todos os anos na Praça Teófilo Otoni.

Com influência do Carnaval da capital Salvador, é comum ver os trios elétricos puxando a galera com o ritmo que rege a folia baiana, o Axé Music. O Carnaval do Trio Elétrico é uma marca registrada da Bahia, afinal, como está na letra de Caetano Veloso: “atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”.

Caravelas está a 822km de Salvador e na cidade com pouco mais de 22 mil habitantes, não é só o Axé que impera. O ritmo vem acompanhado de vários outros, como o reggae e a swingueira. Além disso, existe um apelo cultural muito grande, que força os organizadores a manterem a tradição do carnaval dos blocos culturais, das marchinhas e das escolas de samba.

Essa diversidade de manifestações culturais e ritmos faz do Carnaval de Caravelas, um espetáculo belo de se ver, um evento único do Extremo Sul Baiano. Como ocorre em todos os anos, as ruas Barão do Rio Branco, Sete de Setembro, além das Praças 15 de Novembro, Santo Antonio e Teófilo Otoni, foram ornamentadas para servir de passagem para blocos, escolas de samba e trios elétricos.

A ornamentação, com o tema “Do Frevo ao Axé” deu alegria e requinte ao evento. O projeto desenvolvido pelo Grupo Cultural Arte Manha, possui postes de madeira com luminárias em postes, painéis com ilustrações na parte frontal com figuras marcantes do carnaval (Pessoas que colaboraram e tem colaborado atualmente para o brilho da festa).

A Prefeitura de Caravelas, por meio da secretária municipal de Turismo Esporte e Cultura, dotou de uma estrutura bem caracterizada: palco montado na Praça da Teófilo Otoni próximo a rodoviária, onde ocorrem os shows de reggae e os concursos; além de banheiros químicos posicionados no circuito da festa.

Os desfiles das escolas de samba Coroa Imperial e a Irmãos Portela estiveram se apresentando pelas ruas Barão do Rio Branco e Sete Setembro. Atrações de peso como Som do Povo, Kit Ilusão, Gian e Cristiano, Xelão, Comando X, Jarley e Banda Swingue, Porradão, passaram pelo circuito da festa. A Escola de Samba Irmãos Portela desfilou no domingo dia (7), e na segunda-feira dia (8) foi a vez da Escola de Samba Coroa Imperial.

Além disso, destaque para as Bandas de Caravelas: Santo de Casa, Caio Magno, o Rei da Folia, Daniel Show, Lú Reis e Banda, Banda Pontal, Banda Ciclone, Los Barrut´s, Maimbanda, Denison Borges e Banda Tributo Reggae; as marchinhas Recordar, Flisa, Siripoia e Marcha Frevo; bloco da Burrinha de Ponta de Areia, Bloco Afilhados de Gandhy, Índios Tupinambás, ás Nagôs, Blocos Alternativos, além do Bloco Afro-indígena Umbandaum, que tem mais de 26 anos de existência.

E como parte integrante da festa, pode-se destacar o trabalho dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que distribuíram cerca de 1.500 preservativos por noite, com o objetivo de contribuir para a política nacional do sexo seguro.

Outro ponto que também merece destaque é a segurança, atribuição dos policiais militares, com o apoio da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (Caema), Corpo de Bombeiros e da Policia Civil. E pelo terceiro ano, Caravelas também adotou o sistema de monitoramento de câmeras em todo circuito da festa.

O Carnaval seguiu até esta quarta-feira de cinzas, quando foi realizado o banho de cheiro, com o encontro de trios às 6h da manhã, ocasião em que um carro pipa, com água misturada a uma essência aromática, proporcionou aos foliões um verdadeiro banho perfumado, que segundo alguns, garante o retorno dos foliões no ano que vem.

Destaque também para o trabalho da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, que colocou o bloco da limpeza nas ruas todos os dias, mantendo a cidade sempre limpa recolhendo toneladas de lixo, além da Secretaria de Meio Ambiente que distribuiu coletoras de lixo em todo circuito do carnaval, e folhetos informativos de como preservar o meio ambiente.

O Prefeito, Jadson Ruas, fez questão de agradecer a todos os foliões que vieram de outros estados e região, principalmente os foliões caravelenses que sabem receber bem os visitantes. “Agora que o carnaval acabou precisamos regaçar ás mangas, porque temos vários desafios pela frente. Quero aqui, mais uma vez, agradecer o trabalho da Policia Militar, Caema, Corpo de Bombeiros, Policia Civil, da Guarda Municipal pela orientação do transito. Todos foram de fundamental importância para o grande êxito do nosso carnaval 2016”, conclui Ruas.

Comerciante Josias Magalhães morre em Corumbau

imageOs moradores de Ibirapuã foram surpreendidos nesse segundo dia de carnaval com a triste  notícia da morte do nobre comerciante, há 45 anos, na cidade, Josias Magalhães. O mesmo faleceu por volta das 14h deste sábado, 6 de fevereiro, na praia de Corumbau, pertencente ao Prado, onde passava o feriado com a família.

Josias  morreu depois de sofrer um infarto. O corpo do comerciante foi levado para o Instituto Médico Legal de Itamaraju. O velório e sepultamento acontecerá em Ibirapuã. Josias deixa viuva, cinco filhos e netos, além de um profundo pesar nos parentes, clientes e amigos.

Veja as regras do projeto que amplia para 20 dias a licença-paternidade

paiAs empresas vão poder ampliar de 5 para 20 dias a duração da licença-paternidade, segundo um projeto aprovado pelo Senado na quarta-feira (3). Para entrar em vigor, o texto ainda precisa ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff.A nova regra faz parte do projeto que institui o marco legal da infância, que trata de políticas públicas para crianças de até seis anos de idade. Entre outros pontos, ele estabelece que as gestantes têm de receber apoio da União, dos estados e dos municípios durante toda a gravidez.

O que muda nas regras da licença-paternidade?

O texto propõe que a licença paternidade tenha mais 15 dias, além dos cinco hoje estabelecidos por lei. A regra só vale para os funcionários das empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã, que já estende a licença-maternidade de quatro para seis meses.

A licença de 20 dias já está em vigor?

Não. Ela foi aprovada pelo Senado e ainda precisa ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff em forma de lei.

A licença-paternidade de 20 dias será obrigatória?

Não. Só valerá para as empresas que aderirem ao Programa Empresa Cidadã, regulamentado pelo governo em 2010. Esse programa já possibilita ampliar o prazo da licença-maternidade das trabalhadoras do setor privado de quatro para até seis meses. Antes de 2010, a extensão do benefício só existia para funcionárias públicas.

Quem terá direito a esta licença?

Segundo o texto do projeto enviado ao Senado, pode pedir o benefício o funcionário da empresa que aderir ao programa, desde que até dois dias úteis após o parto e comprovada a participação do pai em programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável. O texto não especifica quais programas são estes.

As novas regras vão valer para pais de filhos adotivos?

Sim. A prorrogação da licença também valerá para os empregados que tiverem guarda judicial para adoção.

O pai que tirar a licença receberá todo o salário?

Sim. O texto do projeto enviado ao Senado diz que “o empregado terá direito a sua remuneração integral”, assim como a mãe em licença-maternidade.

Qual o benefício para a empresa que optar pela licença prorrogada?

O programa permite a empresa deduzir dos impostos federais o total da remuneração do funcionário nos dias de prorrogação da licença-paternidade, como já ocorre com os dois meses extras de licença-maternidade. A regra só vale para as empresas que têm tributação sobre lucro real.

Qual a obrigação do pai que tirar a licença de 20 dias?

Segundo o projeto, no período da licença, os pais e as mães não podem exercer qualquer atividade remunerada e a criança tem de ser mantida sob os cuidados deles. Se essa regra for descumprida, os funcionários perdem o direito à prorrogação.

Como as empresas podem aderir ao programa que prorroga a licença?

Segundo o Fisco, é preciso fazer o pedido de adesão exclusivamente na página da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) na internet. O acesso pode ser feito por um código de acesso, a ser obtido no site da Receita, ou por um certificado digital válido.