Destaques da semana
Convite: Deputado Robinho e Calixto entregam trator a agricultores hoje em Ibirapuã

Convite: Deputado Robinho e Calixto entregam trator a agricultores hoje em Ibirapuã

O Deputado Robinho e o prefeito Calixto entregarão logo mais ás 16h, em frente a Prefeitura Municipal de Ibirapuã um trator agrícola a Associação de Produtores Rurais de Ibirapuã. Toda a ...

Ler mais

Promessa cumprida: Ibirapuã ganha trator, através de emenda parlamentar

Promessa cumprida: Ibirapuã ganha trator, através de emenda parlamentar

O prefeito de Ibirapuã Calixto Antônio Ribeiro, já entrou na administração cumprindo suas promessas, prova disso, foi o trator para os produtores de Ibirapuã que conseguiu junto ao Deputado Ronaldo ...

Ler mais

MP recomenda que prefeito revogue decreto que entrega chaves de Guanambi a Deus

MP recomenda que prefeito revogue decreto que entrega chaves de Guanambi a Deus

O Ministério Público estadual expediu nesta quarta-feira (4) uma recomendação para que o prefeito de Guanambi, Jairo Silveira Magalhães, revogue o decreto em que ele entrega as chaves da cidade ...

Ler mais

Destaque no Fantástico: Ibirapuense é exemplo em gestão de merenda escolar

Destaque no Fantástico: Ibirapuense é exemplo em gestão de merenda escolar

A revista eletrônica semanal que vai ao ar nas noites de domingo pela Rede Globo teve uma atração especial para os Ibirapuenses esta semana. Na última edição, 18 de ...

Ler mais

Prefeitura inaugura calçamento do bairro Toni Pinto nesta sexta, com festa

Prefeitura inaugura calçamento do bairro Toni Pinto nesta sexta, com festa

O prefeito Rildo Andrade vai inaugurar nesta sexta-feira, 23 de dezembro a obra de pavimentação do bairro Toni Pinto em Ibirapuã. Para comemorar a conquista, aas bandas Garnhões do Forró ...

Ler mais

Body Fitness

Sistema de emissão de multas em Teixeira de Freitas será reavaliado, diz prefeito Timóteo Brito

capa-materiaO sistema eletrônico de fiscalização, também responsável pela emissão de multas, como radares e sensores de invasão de faixas de pedestres em Teixeira de Freitas serão reavaliados.

O prefeito Timóteo Brito disse que a posição e funcionamento dos radares e sensores serão revistos para evitar que os veículos sejam multados de forma incorreta.  Do Sul Bahia News

Trump diz que negociações sobre muro com México vão começar após posse

trumpO novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que toma posse no próximo dia 20, afirmou que vai começar a construir o muro na fronteira com o México e que um acordo será costurado com o país em um ano e meio para que os mexicanos paguem pela construção, na forma de um reembolso. Trump disse que as conversas com os mexicanos para o muro vão começar logo após sua posse.

O republicano afirmou que respeita o governo e o povo mexicano e que tem muitos funcionários do país em suas empresas, mas o México está se aproveitando dos Estados Unidos. Trump ressaltou diversas vezes que a construção do muro será paga pelos mexicanos. “O México vai nos reembolsar. Isso vai acontecer”, garantiu. O novo presidente ressaltou que em seus comícios a proposta do muro foi muito bem recebida e quando ele perguntava quem ia pagar pela construção do muro, seus eleitores respondiam que era o México. Durante a entrevista, que reuniu mais de 250 jornalistas, Trump se recusou a responder uma pergunta de um jornalista da CNN. “Você produz notícias falsas”, disse ele.

No começo da entrevista, Trump questionou veículos que publicaram um suposto relatório russo com informações comprometedoras sobre ele. A CNN publicou a notícia na noite desta terça-feira (10). Trump disse que o documento é falso e não deveria ter sido publicado e ressaltou que o próprio editor do jornal The New York Times classificou o documento como “não comprovado”. O presidente prometeu que, em até 90 dias, as agências de inteligência vão produzir um relatório sobre o hackeamento durante a campanha presidencial. “A Rússia vai respeitar mais nosso país enquanto eu estiver no governo”, prometeu.

Um terço dos consumidores brasileiros termina ano de 2016 com nome sujo

dinheiroCerca de 58,3 milhões de pessoas no Brasil terminaram o ano de 2016 com o nome sujo, o equivalente a um terço do total. Um levantamento do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgado nesta terça-feira (10) aponta que houve um aumento de 700 mil casos ao longo do ano passado. Por outro lado, houve uma desaceleração na comparação com 2015, quando a alta foi de 2,5 milhões de pessoas com nome sujo.

“A explicação para a desaceleração do crescimento da inadimplência desde o primeiro trimestre do ano reside no fato de que o próprio cenário de recessão da economia, que reduziu a capacidade de pagamento das famílias, também restringiu a tomada de crédito por parte dos consumidores”, analisa, em nota, o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro. A região do país com o maior número de consumidores com o nome sujo é a Sudeste, com 24,23 milhões de pessoas. O Nordeste fica na segunda colocação com 15,74 milhões de negativados, o equivalente a 39,7% dos adultos.

Presos de Eunápolis poderão ter prisão domiciliar decretada por superlotação de 706%

cadeiaA Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) requereu que a Justiça conceda prisão domiciliar aos presos que estão em situação irregular na unidade prisional de Eunápolis. As duas repartições do Conjunto Penal de Eunápolis (CPE), denominadas como Seguro A e Seguro B, possuem quatro celas cada que deveriam comportar no máximo dois internos por unidade, ou seja, 16 pessoas.

No entanto, o defensor público Fábio Gonçalves Fonseca, em visita à unidade detectou que o local abriga mais de 113 internos, mais de 706% da capacidade do local. O defensor recomendou a interdição do local e a realização de obras de infraestrutura e ampliação, com a transferência de presos do regime semiaberto para a prisão domiciliar ou remanejados para outras unidades.

O defensor contou que os presos estão “empilhados e obrigados a fazer revezamento para dormir, em ambiente insalubre e degradante”, além de ter encontrado presos do regime fechado custodiados juntamente com semiaberto, o que vai contra a Súmula Vinculante 56 do Supremo Tribunal Federal (STF). “Essa tragédia é evidente e, inexplicavelmente, invisível, ressurgindo apenas nas hipóteses de massacres, como o ocorrido no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, que ganhou as manchetes do mundo com a morte de 56 presos no início deste ano em Manaus, causando ainda mais espécie quando se trata de unidade administrada por empresa privada, sendo papel da Defensoria coibir e prevenir que tais mazelas perpetuem”, afirmou o defensor público. O defensor ainda requereu que a entrada de novos detentos seja proibida.

Campanha online pede libertação de americano preso por matar estuprador da filha

amerUma campanha na internet pede que o americano Jay Maynor, de 43 anos, seja libertado da prisão. Ele foi preso em 2014 por assassinar a tiros Raymond Earl Brooks, então com 59 anos. A vítima dos disparos estuprou a filha de Jay quando ela era criança. Ele foi avô adotivo da menina, hoje com 24 anos e mãe de três crianças.

Jay foi sentenciado a 40 anos de prisão pelo crime, mas a campanha online já rendeu 11 mil assinaturas pedindo a liberação. Familiares relatam que Jay decidiu matar o criminoso, pois a ida a julgamentos sobre o assédio despertava a experiência traumática na filha. A campanha pede inclusive que o presidente Barack Obama e o governador do estado do Alabama intervenham no caso.

Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, proposta conjunta do IFBA e da UFSB, foi aprovado pela CAPES

ufsb1

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) construíram uma proposta conjunta de mestrado acadêmico que foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com nota final 3, o PPG em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPG-CTA) está autorizado a iniciar as atividades, conforme resultados divulgados no dia 5 no site da CAPES. Na mesma reunião, o Conselho Técnico-Científico também aprovou a proposta institucional do Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais (acesse a planilha neste link).

O professor Nadson Ressyé Simões, docente no Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro) da UFSB e um dos proponentes do PPG, informou que as próximas etapas são a instituição do colegiado, o reconhecimento das duas instituições e o lançamento do edital de seleção de alunos. Esses próximos passos devem ter datas definidas em breve.

O PPG terá concentração em Ciências e Tecnologias Ambientais, com três linhas de pesquisa: a) Estudos dos Sistemas Naturais; b) Gestão, Política e Manejo Ambiental; e c) Tecnologia Ambiental. A oferta será de 20 vagas para mestrandos. Portadores de diploma em diversas áreas ligadas à temática ambiental poderão se inscrever para a seleção.

As áreas de atuação do PPG são a biodiversidade, conservação, políticas, gestão, manejo e tecnologias ambientais. Como a oferta do curso é uma parceria entre o IFA e a UFSB, as aulas e demais atividades serão realizadas nas dependências das duas instituições. Isso permite a otimização dos recursos públicos, afirmou o professor Nadson Simões. Após a definição do colegiado e do processo seletivo, dentre outros preparativos, IFBA e UFSB, por meio da equipe do PPG, vão informar os contatos e o website do curso, bem como outras informações pertinentes.

O Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental vai “formar recursos humanos qualificados para atuarem em pesquisa, gestão e manejo ambiental visando a sustentabilidade e a saúde ambiental do Bioma Mata Atlântica e regiões marinhas e costeiras adjacentes”, explicou o professor Simões. O intuito é que profissionais de diferentes ramos do conhecimento trabalhem com inovação de ideias e implementação de políticas e tecnologias para resolver os problemas ambientais da região.

Secretário de Teixeira chama mulher de descarada ao vivo em rádio e caso ganha repercussão

booca

Uma ligação do secretário de Assistência Social do município, Gilberto do sindicato para uma rádio local, que é apresentada pelo vice-prefeito do município Lucas Bocão, tem dado muito o que falar na cidade, especialmente nas redes sociais. Os burburinhos são porque o secretário teria chamado uma ouvinte da rádio de “descarada” e “mentirosa”, ao vivo no programa de Lucas Bocão. Nossa equipe de reportagem teve acesso ao áudio da ligação do secretário transcreveu o diálogo entre o secretário e o radialista.

A referida senhora participou do programa e ao ser entrevistada e questionada sobre os motivos dela estar na rádio, ela disse que tinha procurado a Secretaria de Assistência Social, buscando ajuda para pagar seu aluguel e também para comprar alimentação, alegando passar por necessidades. Segundo a entrevistada, o ela teve o seu pedido negado e ainda teria ouvido de um servidor, que ela deveria procurar o referido Programa de Rádio, pois lá, tais problemas sempre eram resolvidos.

No mesmo programa, o secretário Gilberto do Sindicato ligou para o apresentador e ao vivo, bastante irritado com a entrevista, disse ao apresentador, que isso era mentira. “Isso é uma mentira desta descarada, desta cidadã. Se quiser eu vou aí na cara dela dizer que é mentira. Se a secretaria não resolver. Eu não vou mandar procurar você, porque você não tem condições de resolver as coisas. Se o município não tem, você vai ter?”

O apresentador se irritou com o secretário e disse que não admitia que ele xingasse a moça de descarada no ar. “Nós não vamos admitir que o senhor xingue a moça de descarada no ar. Isso não pode ser feito e eu não permito. Ela foi na secretaria pedir ajuda para pagar o aluguel e alguém falou para ela vir aqui. Chamá-la de descarada, eu não admito”. Na sequência, o apresentador tirou o secretário do ar. Já no início da tarde desta terça-feira, 10 de janeiro, o radialista recebeu o secretário Gilberto do Sindicato em seu programa e este, negou que tivesse chamando a moça de descarada. “Eu disse que se tratava de uma mentira descarada. Não a chamei de descarada. Eu jamais faria isso”, explicou Gilberto do Sindicato. Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews

Novo prefeito decreta situação de emergência em Itabela

tetoO novo prefeito do município de Itabela, no extremo sul da Bahia, decretou situação de emergência após assumir a gestão e afirmar que recebeu a administração pública com graves problemas, principalmente nas áreas da Saúde e Educação. O decreto permite que, em um período de três meses, a gestão faça compras, obras e contrate de serviços sem licitação.

Luciano Francisquetto, que assumiu a prefeitura no dia 1º de janeiro deste ano, disse que encontrou na unidade pastas vazias e computadores sem informações.

Ele diz que não foram encontrados relatórios ou documentos sobre a gestão anterior, inclusive nas secretarias. “Esse decreto pode durar até 90 dias, mas também pode acabar antes”, destaca Francisquetto.

Dentro da prefeitura, a reportagem encontrou salas com mofo e infiltrações nas paredes, fiação exposta e piso danificado. No Hospital Municipal Frei Ricardo, também foram identificadas infiltrações por todos os lados, macas e camas enferrujadas. Em uma das enfermarias, o forro do teto cedeu e os vidros foram quebrados por vândalos.

Na sala de parto do hospital mais sinais do descaso. O equipamento de foco usado pelos obstetras no momento da cirurgia está amarrado com um pedaço de tecido para evitar que o refletor caia sobre as pacientes. O berço aquecido, usado para bebês prematuros, não pode ser utilizado porque o controle de temperatura não está funcionando.

Do lado de fora, a caixa de gordura transbordou e o esgoto corre a céu aberto. Nos fundos da unidade, uma fossa aberta foi encontrada. A ambulância da prefeitura está parada há vários meses. O transporte dos pacientes está sendo feito em outra ambulância, alugada depois da assinatura do decreto. “A prioridade nesse momento é adequar a estrutura física, equipamentos e valorização de profissional, porque não tínhamos”, afirma a diretora geral da unidade, Liliane Sossai.

Na policlínica, a sala de esterilização dos instrumentos odontológicos foi interditada porque o teto está cedendo. No quintal, o mato alto e uma caixa d’água descoberta preocupam funcionários. Três tiveram doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. “Eu acredito que seja por causa desse descaso que a gente encontrou o setor”, defende a diretora da unidade, Arline Santos.

Além dos problemas na saúde, a Escola Augusto Costa, no bairro Bandeirantes, foi interditada pela vigilância sanitária por causa de problemas no banheiro e no sistema de esgoto. “Foi feito todo esse levantamento das escolas no geral. A gente vai tentar com esse decreto priorizar as que mais necessitam”, afirma a secretaria de Educação, Christiany Grassi.

A reportagem tentou contato com o ex-prefeito de Itabela, Júnior Dapé, mas não conseguiu. O ex-coordenador do gabinete, Jorge Leones, diz que a transição foi feita até o dia 31 de dezembro e que o gabinete do prefeito foi entregue sem pendências. Ele disse ainda que não pode responder pelas outras secretarias.

Convite: Deputado Robinho e Calixto entregam trator a agricultores hoje em Ibirapuã

WhatsApp Image 2017-01-04 at 15.09.18O Deputado Robinho e o prefeito Calixto entregarão logo mais ás 16h, em frente a Prefeitura Municipal de Ibirapuã um trator agrícola a Associação de Produtores Rurais de Ibirapuã.

Toda a população está convidada a prestigiar essa importante conquista da gestão. ” É a nossa primeira semana de governo e já temos motivos para comemorar, isso é muito valioso, estamos nos empenhando ao máximo para fazer dessa cidade um lugar ainda melhor de se morar”, disse o prefeito Calixto.

O trator foi fruto de uma emenda parlamentar. Outros dois tratores e duas grades niveladoras, também foram conquistadas através de emenda e devem chegar no segundo semestre.

Organização Trump cancela negociações de projetos no Brasil, Argentina e Índia

trumpA Organização Trump cancelou negociações de possíveis projetos a serem implementados no Brasil, Argentina e Índia. A decisão foi tomada a menos de três semanas de o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, assumir a Casa Branca.

De acordo com o advogado da instituição, Alan Garten, a companhia cancelou um “memorando de entendimento” para continuar negociações com parceiros locais sobre possíveis torres comerciais no Rio de Janeiro. Ainda segundo ele, a companhia não vai prosseguir com negociações “exploratórias” sobre projetos em Pune, na Índia, e em Buenos Aires, na Argentina.

IPVA pode ser pago com desconto de 10% até o dia 7 de fevereiro na Bahia

calendario-ipva-2017-640O desconto de 10% para pagamento em cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2017 pode ser aproveitado até o dia 7 de fevereiro. Segundo informações da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), o pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob. Basta apresentar o número do Renavam.

A tabela do IPVA com o cronograma de pagamento para cada placa também pode ser consultada na imagem acima. Os valores estão disponíveis para consulta no site da Sefaz , no canal Inspetoria Eletrônica – IPVA – Licenciamento integrado.

O IPVA teve redução média de 5% em relação a 2016, tomando-se por base os cálculos da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), feitos a partir dos valores de mercado de veículos usados. Para os automóveis, o IPVA registrou queda de 5%. Já as motos tiveram redução de 2,8%, os caminhões, de 7,4%, os ônibus e micro-ônibus, de 5,4%, e os veículos utilitários, de 4,8%.

Outras opções

Além do desconto de 10%, existe ainda a opção de pagamento com 5% de abatimento para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Outra opção é parcelar o imposto em três vezes, bastando para isso observar a data de vencimento da primeira cota na tabela, de acordo com o número final da placa.

Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela, e os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2017. Vale ressaltar que o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes.

Isenção e imunidade

Estão isentos do pagamento do IPVA os veículos de empresas concessionárias de serviço público de transporte coletivo, aqueles com mais de 15 anos de fabricação, veículos terrestres com motor de potência inferior a 50 cilindradas e embarcações com motor de potência inferior a 25 HP.

Também estão na faixa de isenção máquinas agrícolas, táxis de propriedade de motoristas profissionais autônomos, e veículos pertencentes a embaixadas, a representações consulares, a funcionários de carreira diplomática e a pessoas jurídicas de direito privado instituídas pelo poder público estadual ou municipal.

São imunes ao IPVA os veículos da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, dos partidos políticos, inclusive suas fundações, e das entidades sindicais, instituições de educação ou assistência social sem fins lucrativos e dos templos religiosos.

O governo baiano, além disso, estabeleceu que a redução da alíquota de IPVA, de 2,5% para 1%, que já era válida para veículos adquiridos em compras diretas por locadoras atuantes na Bahia, seja aplicada também nas compras feitas por essas empresas via contratos de leasing. O objetivo é estimular o desenvolvimento do setor e o emplacamento dos veículos no Estado.

MP recomenda que prefeito revogue decreto que entrega chaves de Guanambi a Deus

guaO Ministério Público estadual expediu nesta quarta-feira (4) uma recomendação para que o prefeito de Guanambi, Jairo Silveira Magalhães, revogue o decreto em que ele entrega as chaves da cidade a Deus e cancela pactos realizados com outras entidades espirituais.

O documento assinado pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado sugere ainda que o prefeito se abstenha de fazer novas referências a opções ou orientações religiosas na edição de atos normativos, “atentando rigorosamente aos preceitos da Constituição Federal e da Estadual no que tange à laicidade do Estado”, segundo relata nota do MP.

Ainda de acordo com o comunicado, a recomendação surgiu a partir de um artigo da Constituição que determina que “é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou suas representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público”.

Promessa cumprida: Ibirapuã ganha trator, através de emenda parlamentar

WhatsApp Image 2017-01-04 at 15.09.18O prefeito de Ibirapuã Calixto Antônio Ribeiro, já entrou na administração cumprindo suas promessas, prova disso, foi o trator para os produtores de Ibirapuã que conseguiu junto ao Deputado Ronaldo Carlerto, ainda durante a campanha política, que já está em posse da comunidade.

Para o prefeito não se pode perder tempo quando o assunto é a melhoria de vida do povo. ” Durante o nosso comício na Vila Portela, me foi prometido esse trator, e o deputado sabe do quanto sou apressado, quando o assunto é o povo, rapidamente providenciei a retirada da máquina e agora está aqui conosco, pronta para trabalhar. Não estou medindo esforços para que a nossa administração comece a mudar a realidade das pessoas, mas nem tudo é imediato, por isso peço um prazo de 100 dias para que o governo se organize e comece a dá resultados, sabendo que até lá, tenho me esforçado intensamente para que os eixos da nossa gestão sejam alinhados, priorizando sempre a saúde, a água e sobretudo o ser humano”, disse Calixto.

E as boas notícias não param por aí, Ibirapuã também foi contemplado pelo Ministério da Integração com outros dois tratores e duas grades niveladoras, que devem chegar no segundo semestre.

Anvisa suspende lotes de Biotônico, Coristina, Doril, Epocler, Dipirona e Maracugina

anvisaA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da distribuição, comercialização e uso de mais de 100 lotes de produtos fabricados pela empresa Brainfarma S/A. Na relação estão incluídos lotes de amoxicilina, Biotônico Fontoura, Coristina, dipirona sódica, Doril, Epocler e Maracugina.

De acordo com resolução publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (3), a própria empresa comunicou o recolhimento voluntário dos lotes.

Prefeito de Teixeira de Freitas, Timóteo Brito, diz buscar voos para Salvador e Vitória

aeroporto 9 de maioO prefeito de Teixeira de Freitas, Timóteo Brito, disse nesta manhã , 04 de janeiro, em entrevista na rádio Caraípe FM, que vai buscar implementar no município, voos do aeroporto local, 09 de maio, para Vitória no Espírito Santo e a capital baiana, Salvador.

Atualmente a Azul Linhas Aéreas opera com voos diários, com exceção dos sábados, apenas para o aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte.

Extremo Sul: Prefeito eleito em Belmonte renuncia ao cargo pela terceira vez

janio_natalO prefeito eleito no município de Belmonte, no extremo sul do estado, não tomou posse no último domingo (1º) para manter o cargo de deputado estadual da Bahia. Essa não é a primeira vez que Jânio Natal (PRP) renuncia à prefeitura local. Ele esteve na gestão da cidade entre 1993 e 1996, como também entre 2000 e 2002. Em ambas as oportunidades, abandonou os mandatos antes do fim.

“A nossa proposta era Jânio prefeito e Janival participaria ativamente do governo na parte administrativa, mas a própria oposição chamou atenção para essa possibilidade de Jânio renunciar e ficar Janival prefeito. E nós paramos para pensar: ‘sabe que é uma boa?’. Então, resolvemos avaliar isso e concluímos que seria melhor para Belmonte ter um deputado e um prefeito do que apenas um prefeito”, afirma Janival Andrade.

O salário de prefeito de Belmonte é de R$ 15 mil e o de deputado estadual R$ 25.333. Jânio garante que a motivação da renúncia não foi financeira.

“Se eu saio de deputado, Belmonte, Cabrália, Itapebi, Itagimirim, Eunápolis, Itabela, Teixeira [de Freitas], Itamaraju ficariam sem qualquer representação na Assembleia Legislativa”, defende Jânio Natal.

A decisão dividiu opiniões. “Ele fez tipo uma traição. Veio, ganhou, largou o irmão e foi embora”, defende o pescador Vanderlei Borges. Outro morador apoia a decisão. “Ele é deputado estadual e vai correr atrás de recursos para Belmonte”, diz o auxiliar de serviços gerais José Israel Santos.

Com a posse de Janival como prefeito, Belmonte não terá vice-prefeito e, na ausência dele, quem assume a prefeitura é o presidente da câmara, o vereador Aelson Matos.

Pela terceira vez, Calixto é empossado Prefeito de Ibirapuã

WhatsApp Image 2017-01-01 at 23.06.48 WhatsApp Image 2017-01-01 at 23.06.49 WhatsApp Image 2017-01-01 at 23.06.50Pela terceira vez, Calixto Antônio Ribeiro, foi empossado prefeito de Ibirapuã. A cerimônia aconteceu neste domingo, primeiro de janeiro, na Creche Municipal Dr. Osmar Silva Santos, ás 15h.

Acompanhado da primeira dama, Elizabete Ribeiro de Souza, Calixto não poupou as lágrimas, e em seu discurso irradiou alegria. ” É um momento de muita felicidade para mim, peço a Deus e ao povo força para honrar a confiança do povo em mim depositada pela terceira vez, para guiar este município. Vamos respeitar o dinheiro público, priorizar a saúde, a qualidade da água e a valorização do ser humano”, disse o prefeito empossado.

O prefeito que deixou o cargo Rildo Andrade, também participou da cerimônia. ” Deixo o cargo com o sentimento de dever cumprido, deixo em caixa R$ 2.180.000,00 , além de várias conquistas para a cidade, desejo ao próximo sabedoria para governar e tudo de melhor para nossa amada Ibirapuã”, frisou Rildo.

Na oportunidade, foram empossados ainda, a vice – prefeita Nívia Maria Soares Chácara, o presidente da Câmara, eleito Pelo Partido Progressista Gilmar Alves De Oliveira, Conhecido Com Val Do Fórum; o vice- presidente eleito pelo PTC Adeilton Diolino da Silva, o Guga; o primeiro secretário, também eleito pelo PTC Janderson dos Santos Gonçalves Barros; e o segundo secretário eleito pelo PP Ricardo De Jesus Franco; além dos demais vereadores: Gilmar Pereira Reider (PSC), José Souza Carvalho, mais Conhecido Como Chapadinha (PSB), Togo Renan Rodrigues Lopes (PT), Gilberto Rodrigues, o Cheba (PRP) e Cloves da Silva Brasil (PP).

Em seguida ao evento, foi celebrada na Igreja Matriz, uma missa em ação de graças pelo governo.

WhatsApp Image 2017-01-01 at 23.08.30

Jornalista Lúcio Andrade acaba de falecer em Teixeira de Freitas

LucioAcaba de falecer em Teixeira de Freitas o jornalista Mário Lúcio Leite de Andrade, 51 anos. Lúcio como era conhecido, foi vítima de um infarte na noite desta quarta-feira, 28 de dezembro e socorrido a UPA, de onde foi transferido para Unidade de Tratamento Intensivo – UTI do Hospital Municipal na mesma cidade. Na tarde de hoje (29) o jornalista teve uma parada cardíaca e a equipe médica não conseguiu reanima-lo.

Lúcio trabalhou na TV Sul Bahia, foi correspondente do Sebrae, escreveu para o Jornal Independente e atualmente escrevia para o Jornal O Sollo e mantinha um blog jornalístico.

Acidente com caminhão deixa dois feridos e carro destruído em Porto Seguro

bombeiros-23Duas pessoas ficaram feridas após um acidente envolvendo um carro e um caminhão na tarde desta terça-feira (27) no município de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Os dois veículos colidiram na BR-367, próximo ao povoado conhecido como Agrovila.

O carro ficou destruído após a batida. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista do veículo, que não teve identidade divulgada, ficou preso às ferragens e foi retirado por populares antes da chegada da guarnição do 6º Grupamento.

Uma passageira, que também não teve nome e idade divulgados, sofreu múltiplas fraturas e foi retirada das ferragens pelos bombeiros. Ela foi encaminhada em estado grave pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Luís Eduardo Magalhães.

O estado de saúde dela não foi divulgado. Os bombeiros não informaram para onde o motorista do carro foi encaminhado e nem o seu estado de saúde.

O Corpo de Bombeiros informou, ainda, que fez a limpeza do local para evitar posteriores acidentes por conta do óleo que foi derramado na pista.

Homem morre em acidente na BA-698, em Mucuri

mucuriUm homem de 53 anos morreu em um acidente na BA-698, trecho da cidade de Mucuri, na tarde de terça-feira (27). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), dois carros bateram lateralmente na altura do KM 25.

Um dos condutores morreu no local. O homem que dirigia o outro veículo envolvido na batida foi levado para um hospital da região. Não há informações sobre o estado de saúde dele.