Destaques da semana
Vice-prefeito e radialista Lucas Bocão xinga ouvinte de “baba-ovo” e rapariga véia”

Vice-prefeito e radialista Lucas Bocão xinga ouvinte de “baba-ovo” e rapariga véia”

Um vídeo circula nas redes sociais, onde o radialista e vice prefeito de Teixeira de Freitas , Lucas Bocão aparece de forma polêmica. O vídeo mostra o atual vice-prefeito com ...

Ler mais

Nanuquense faz participação na nova novela da rede Globo “NOVO MUNDO”

Nanuquense faz participação na nova novela da rede Globo “NOVO MUNDO”

Escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, com direção artística de Vinícius Coimbra, Novo Mundo é uma aventura romântica ambientada no Brasil do início do século XIX, entre 1817 e ...

Ler mais

Novas instalações: Creche Dr. Osmar Silva Santos começa hoje a funcionar em Ibirapuã

Novas instalações: Creche Dr. Osmar Silva Santos começa hoje a funcionar em Ibirapuã

Em novo endereço, tem início nesta segunda-feira, 6 de março as aulas da Creche Municipal Dr. Osmar Silva Santos em Ibirapuã. Com uma estrutura completamente repaginada, a nova creche ...

Ler mais

Casal viaja 16 dias com filha morta para registrar últimos momentos com o bebê

Casal viaja 16 dias com filha morta para registrar últimos momentos com o bebê

Um casal viajou por 16 dias com a filha morta para registrar os últimos momentos com o bebê. Charlotte Szakacs e Attila eram pais de Evelyn, que tinha uma anomalia ...

Ler mais

Ministério Público pede cassação da prefeita de Jucuruçu

Ministério Público pede cassação da prefeita de Jucuruçu

O Promotor eleitoral Tarcísio Robslei França, acaba de ingressar na Justiça Eleitoral, com uma representação para apuração de infração contra Uberlândia Pereira e Erley da Silva Fernandes, prefeita e vice-prefeito ...

Ler mais

Body Fitness

Terceirização: Ministério Público do Trabalho vai pedir veto do projeto à Presidência

empregoUma nota técnica pedindo o veto integral da lei que flexibiliza a terceirização deverá ser enviada ainda nesta quinta (23) pelo Ministério Público do Trabalho para a Presidência da República. O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, afirmou que o projeto aprovado pelo Congresso Nacional não irá cumprir o que propõe e vai gerar mais insegurança jurídica no mercado de trabalho.

Fleury afirmou que, caso a lei seja aprovada, as relações empregatícias serão precarizadas e os contratos indeterminados serão substituídos por temporários. O MPT irá analisar se cabe uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin). “Foi tão mal feito que vai gerar uma insegurança maior”, afirmou Fleury.

Vice-prefeito e radialista Lucas Bocão xinga ouvinte de “baba-ovo” e rapariga véia”

bocaoUm vídeo circula nas redes sociais, onde o radialista e vice prefeito de Teixeira de Freitas , Lucas Bocão aparece de forma polêmica. O vídeo mostra o atual vice-prefeito com um comportamento desrespeitoso ao ser questionado sobre o seu papel de administrador do município [na condição de vice-prefeito], xingando-o de “baba-ovo”, “rapariga veia”, entre outros termos pejorativos.

O ouvinte da rádio em que o vice-prefeito trabalha questionou sobre os problemas do Posto de Saúde do Bairro Luís Eduardo, dizendo que já faz 90 dias do mandato do atual prefeito e que os problemas continuam no Posto, mesmo sabendo que as verbas não param de chegar. O ouvinte perguntou sobre as verbas, o radialista replicou a pergunta. O ouvinte disse que ele deveria saber já que é vice-prefeito. “Mas eu não tenho a caneta não meu irmão, quem tem a caneta é o prefeito [...]. Ajudamos a eleger o prefeito, mas, se ele não está cumprindo o dever, tem que acionar a Câmera de Vereadores e a sociedade e tomar as providências”, disse o radialista.

“É Lucas, mas na época da campanha eleitoral a conversa sua não era essa não. Era de melhorar a saúde…”, retrucou o ouvinte. Então, o vice-prefeito contestou: “O meu irmão deixa eu te falar uma coisa aqui, já vi que você está querendo negócio de dança de rato aqui comigo. Vá vender sua propaganda eleitoral em outro lugar. Você está com conversa de rato comigo, você no mínimo deve ser um “baba-ovo”, então, vá se catar [...]. Se está ruim, cobre do prefeito, eles nunca me convidaram para fazer nada. Agora vem com puxa-saquismo, vá se catar, “rapariga véia”… Velho fedorento, puxa-saco, vá puxar o saco de outro. Não olha a moto preta na rua não, viu!”.

O denunciante alegou que, segundo a Constituição, em seu artigo 29, I e II, “A eleição do Vice-Prefeito se dá com a do Prefeito de forma vinculada, com as mesmas condições e incompatibilidades”. A tarefa principal do vice-prefeito é substituiu ou suceder o Chefe do Executivo (o prefeito). Mas ele também possui outras funções como negociar junto ao legislativo e ser interlocutor junto a sociedade civil, e auxiliar na supervisão e controle da administração municipal. [...] Enquanto o prefeito está em exercício o vice deve auxiliar na administração, discutindo e definindo em conjunto as melhorias para a cidade.

“Muito fácil agora dizer que não pode fazer nada. Que não tem poder sobre a caneta. Muito fácil se esquivar, mas, o salário dele cai todo mês, não é mesmo?”, questionou o denunciante. E acrescentou: “Questionei porque ele recebeu o voto do povo também e tem seu papel a cumprir. Ou ele está achando que é mera figura decorativa na prefeitura?. Me xingou e ainda percebi um tom de ameaça ao mandar eu olhar para a moto preta”, acrescentou o denunciante. (Do Liberdade News)

Índios pataxós ocupam Parque do Descobrimento

pradoHá 12 dias, índios de aldeias Pataxó ocupam a sede do Instituto Chico Mendes, dentro do Parque do Descobrimento, no município de Prado, região sul da Bahia. Eles chegaram ao local no dia 11 de março, e mantêm a ocupação até a manhã desta quinta-feira (23).

Além de ocuparem a sede do instituto, o grupo também acampa em barracas montadas dentro do parque. A ocupação acontece devido aos mandados de reintegração de posse das terras de oito aldeias indígenas em Prado.

De acordo com informações dos próprios índios, um estudo feito por antropólogos da Fundação Nacional do Índio (Funai) comprova que as áreas onde eles vivem são terras indígenas. O estudo foi publicado no Diário Oficial da União em 2015.

Ainda de acordo com a Funai, só no território de Prado, as terras indígenas somam quase 23 mil hectares. Com a ocupação do parque, o grupo deseja acelerar a assinatura da carta declaratória, e também desejam trabalhar na fiscalização do Parque do Descobrimento.

“A gestão compartilhada né [sic], pra gente também estar fiscalizando e combatendo os incêndios”, disse Kaimaiurá Pataxó, um dos líderes indígenas que fazem parte da ocupação.

O parque foi criado há 17 anos e recebeu o título de patrimônio mundial pela Unesco em 2005. No local, existem milhares de espécie em extinção, da fauna e flora brasileira. O Instituto Chico Mendes já acionou a Justiça para que os índios desocupem o lugar.

O Ministério da Justiça disse que não há previsão para a análise da carta de declaração do território reivindicado pelos índios. O instituto Chico Mendes também se manifestou, e disse ser contra a gestão compartilhada sugerida polos indígenas.

Calixto discute estratégias para Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul baiano

pref prefeitos 2Participaram da assembleia extraordinária do Consórcio Público Interfederativo de saúde do Extremo Sul (Consaúde), nesta quinta-feira, 23 de março, na Pousada Lord em Teixeira de Freitas os prefeitos Betão de Lajedão, Dinoel Carvalho de Vereda, Mayra Brito de Prado, Dra. Jadina de Medeiros Neto, Calixto de Ibirapuã, Zuma de Itanhém,Temoteo Brito de Teixeira de Freitas, Manoelzinho de Nova Viçosa e Marcelo Angênica de Itamaraju.

O objetivo foi definir a diretoria do consócio que ficou definida assim: Diretor Executivo – Juliano Ferreira da Mota,  Assessora Especial – Bruna Katyuschia de Oliveira Gomes Frigeri, Assistente Administrativo – Claudiano Alves Pinto.

De acordo com Presidente dos Consórcios da Bahia e representante do Governador Rui Costa no evento, Nelson Portela, o Consórcio do extremo Sul é o primeiro a definir os cargos de comissão, passo importante na fase de conclusão para implantação do projeto.

Assinado em 5 de novembro do ano passado, o Consaúde da região é o primeiro em toda a Bahia criado com objetivo de equilibrar os custos e promover melhorias na prestação de serviços à comunidade.

Por meio do Consórcio, Teixeira de Freitas, considerada cidade polo do extremo Sul, que oferece serviços de média e alta complexidade e atende a toda a região, receberá a contrapartida desses municípios de forma proporcional à sua população. Além do custeio proporcional dos municípios consorciados, o Governo do Estado entrará com a participação em 40% dos recursos necessários para o funcionamento do Consórcio.

A proposta é que o Consaúde funcione em rede. Assim como o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e a Unidade de Pronto Atendimento de Teixeira de Freitas (UPA), outras unidades de saúde serão credenciadas para o atendimento da população. Para sanar as dificuldades de atendimentos referentes as especialidades médicas, o Consaúde terá uma Policlínica em fase de construção, também em Teixeira de Freitas, para atender essa demanda, promovendo o atendimento programado da comunidade regional.

O presidente do Consáude, prefeito Timóteo Brito, conduziu a assembléia ao lado do filho, Léo Brito, prefeito de Alcobaça e presidente da Associação dos Prefeitos do Extremo Sul (APES). Ao comentar a importância da união dos 13 municípios para êxito do projeto, Timóteo destacou que a Políclina Regional, principal instrumento do Consórcio, deve ficar pronta em maio, mas com previsão de inauguração para agosto deste ano.

Ainda segundo Nelson Portela, 80% dos equipamentos da Policlínica já foram comprados. Uma novidade do projeto é a disponibilização de seis microônibus para atender pacientes de toda região com rateio de custeio do Estado. O presidente do Consórcio sugeriu que os prefeitos retomem as discussões acerca da possível inclusão do Hospital Municipal de Teixeira no Consaúde. (Com informações do BahiaExtremoSul)

Assistente de radialista é preso dentro de emissora de rádio em Teixeira

beto1 beto2Na tarde desta segunda-feira, 20 de março, em apoio ao oficial de Justiça Bruno Caíres Bananeira, policiais militares do 1° Pelotão se deslocaram até a Rua Curitiba, no número 16, onde funciona a Rádio Cidade, e cumpriram um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara de Serra/ES. O alvo do mandado foi Eloízio Liberato Silva Filho, 31 anos de idade, conhecido como “Beto Piranha”, integrante da equipe de rádio, onde trabalha o vice-prefeito de Teixeira de Freitas.

Beto foi candidato a vereador pelo Partido Verde, nas últimas eleições pelo (PV). O oficial, juntamente com os militares chegaram até a emissora de rádio, conhecida como Rádio Cidade, onde deram cumprimento ao mandado de número 256.2017/000285-2 da Justiça do Espírito Santo. “Beto Piranha” foi conduzido à sede da Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado e apresentado à delegada Andressa Carvalho.

Nossa equipe entrou em contato com a Justiça capixaba e informações apontam que o mandado foi devido a uma dívida superior a R$ 18.000 (dezoito mil reais), e que essa dívida seria de pensão alimentícia. O caso ainda segue em procedimentos, e nossa equipe de reportagem acompanha o caso. Não conseguimos gravar com Eloízio, mas, estamos aguardando a presença do advogado dele para maiores esclarecimentos. (Por: Redação Liberdade News)

Temer decide excluir servidores estaduais e municipais de reforma da previdência

temerO presidente Michel Temer anunciou nesta terça-feira (21) que a reforma da previdência não valerá para servidores estaduais e municipais. Ele divulgou a alteração no projeto ao lado de ministros, líderes do governo no Senado e na Câmara, além dos deputados Carlos Marun (PMDB-MS) e Arthur Maia (PPS), presidente e relator, respectivamente, da Comissão Especial da Reforma da Previdência. “Surgiu com grande força [na reunião] a ideia de que deveríamos obedecer a autonomia dos estados. “Reforma da Previdência é para os servidores federais” afirmou.

Até então, o projeto de reforma da previdência excluía apenas militares das Forças Armadas, bombeiros e policiais militares. Temer ressaltou que cabe aos estados reformular a previdência de seus servidores. “Vários Estados já providenciaram sua reformulação previdenciária. Seria uma relativa invasão de competência e não queremos neste momento levar adiante”, disse.

Inscrições para bolsas remanescentes do Prouni começam no dia 27 de março

prouniO Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições de estudantes que não estiverem matriculados na instituição ocorrerão de 27 de março a 5 de abril. Os que já forem alunos da universidade terão um prazo maior: até o dia 5 de maio.

O Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais (de 50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Podem se inscrever os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e que tenham tirado 450 pontos ou mais, sem zerar a redação. A renda familiar mensal per capita deve ser de até um salário mínimo e meio no caso da bolsa integral; e de até três salários mínimos para bolsas parciais (50% da mensalidade).

Professores da rede pública de ensino também podem se inscrever no Prouni, independentemente da renda, para pleitear uma vaga em curso de licenciatura.

Venda do Guaiamum é proibida em todo o país pelo Ministério do Meio Ambiente

guaiamumBares e restaurantes não poderão mais vender guaiamum macho a partir do dia 30 de abril devido ao nível de ameaça de extinção que a espécie enfrenta. A proibição está publicada nas Portarias 445/2014 e 395/2016 do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A partir da data, a iguaria não será mais encontrada nos cardápios dos estabelecimentos de todo o Brasil.

Apenas os locais que declararam estoque até 6 de março do ano passado estão autorizadas a vender o guaiamum atualmente. O ministério não admite mais a captura e o desembarque desde 1 de março deste ano. Há oito anos a venda da fêmea é proibida, justamente para garantir a preservação da espécie.

Após conflito por som automotivo dois jovens são baleados no Prado

rati2Populares acionaram a Polícia Militar do Prado na noite deste sábado (18) para atender a uma denúncia de abuso, onde jovens pradenses estavam curtindo em um bar, localizado na Praça de Eventos, no Centro, fazendo uso de uma carrocinha carregada com um som automotivo, em que o barulho era ensurdecedor, e estava perturbando os moradores, que já haviam pedido para que eles baixassem o som.

Segundo informações de testemunhas que estavam no local, quando os policiais chegaram ao local, o proprietário do som não apareceu, mas, abaixou o som, usando um controle remoto. Assim que os militares saíram do local, os jovens religaram o som, ainda mais alto, e continuaram a festa. O pedido foi inicialmente atendido, mas logo o som foi religado. Os policiais novamente foram acionados por populares para resolver o problema do som alto na Praça de Eventos.

Os militares, então, retornaram ao local e quando tentaram fazer a apreensão do veículo, houve resistência por parte dos jovens, que desacataram os policiais e ainda partiram para a agressão, tendo a guarnição que fazer uso da força. A princípio, os policiais utilizaram tonfas para conter os baderneiros, mas, não surtiu efeito, devido a grande quantidade de pessoas que estavam partindo de forma hostil para cima dos militares.

Segundo o comando da Polícia Militar do Prado, em nota, “os arruaceiros chegaram a tomar as tonfas dos policiais, e eles se viram obrigados a utilizar os meios que tinham à disposição para resguardar sua própria integridade física, não permitindo que ocorresse como já aconteceu em outros locais, de populares tomarem as armas dos policiais e os vitimarem. Desta forma, fizeram uso da arma de fogo, tendo ainda a preocupação de evitar atingir os suspeitos em pontos vitais, mas agindo de maneira suficiente para repelir injusta agressão”.

Dois jovens foram atingidos por disparo de arma de fogo. Ambos foram socorridos e encaminhados para UPA 24 Horas do Prado. Os jovens, após serem atendidos na UPA, foram levados para o Hospital Geral de Prado. Depois, os dois foram transferidos para o HMTF. Ainda em nota, o comando da PM ainda disse que “tudo será formalmente apurado, inclusive, sendo ouvidos os suspeitos atingidos pelos disparos, bem como outras testemunhas, produzidos outros meios de prova como perícias e laudos de lesões corporais”. Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews

Arlindo Cruz continua sedado e em estado grave, porém estável, indica boletim

arlindoUm boletim médico divulgado no início da tarde deste domingo (19) indica que o cantor Arlindo Cruz continua sedado, em estado grave, porém estável. Na avaliação da equipe médica da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, tudo está dentro do planejamento terapêutico. O cantor sofreu um mal súbito em sua casa na sexta-feira (17) (veja mais).

Exames apontaram que ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Arlindo Cruz se apresentaria na noite deste domingo no Teatro Castro Alves (TCA) como parte do Festival Vozes do Brasil. Por conta do problema de saúde, a produção do evento o substituiu por Diogo Nogueira na grade.

Secretário do Ministério da Agricultura afirma que não há ‘risco sanitário’ no país

frigO secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luiz Eduardo Pacifici Rangel, disse neste domingo (19) que “não há risco sanitário” no país por conta das denúncias reveladas pela Operação Carne Fraca. A declaração foi dada pelo secretário ao chegar no Palácio do Planalto para reunião com o presidente Michel Temer. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, além de representantes de frigoríficos devem comparecer ao encontro para discutir sobre as acusações da Polícia Federal. “Não existe risco sanitário medido no primeiro momento nas avaliações que fizemos das principais denúncias feitas pela Justiça.

A ideia é que a gente consiga reagir rapidamente para poder tranquilizar a sociedade”, explicou Rangel. A Operação Carne fraca, deflagrada nesta sexta-feira (17), apura fraudes em frigoríficos no Brasil e o pagamento de propina para agentes de fiscalização do Ministério da Agricultura. Funcionários de superintendências regionais dos estados de Paraná, Minas Gerais e Goiás eram pagos para facilitar a produção e fiscalização de alimentos adulterados. “Todas as informações citadas são preocupantes do ponto de vista de corrupção, mas, do ponto de vista sanitário, estamos tranquilos porque as questões sanitárias apontadas ali não trazem risco para a população nem para a exportação”, disse o secretário.

Entre outras irregularidades, os frigoríficos investigados teriam vendido carne fora da validade – usando produtos químicos foram usados pra maquiar o cheiro -, injetado água para aumentar o peso e inserido carne de cabeça de porco na linguiça.

Educadores vão ás ruas de Ibirapuã protestar contra reforma previdenciária

passeataIbirapuã também é contra a abusiva reforma da previdência! Foi esse o recado que os profissionais da educação mandaram , ao protestarem na quarta-feira, 15 de março, marchando pelas ruas da cidade com faixas e cartazes contra a intenção do governo federal de mudar as regras de aposentadoria.

Foi decidido pela categoria em assembleia geral, realizada no Colégio Municipal Souza Mendes a adesão dos profissionais do município a mobilização nacional que se posiciona contra a Reforma da Previdência e pelo cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional. O ato foi convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Na manhã desta sexta-feira, 17 de março,  para finalizar os 3 dias de greve, mais uma vez os trabalhadores em educação foram às ruas da cidade manifestando sua insatisfação com o projeto do governo . “Foi emocionante ver a garra e determinação do nosso povo lutando pelo seu futuro!!!” Disse a representante da APLB no município.

Prefeitura de Ibirapuã realiza Cadastro Ambiental Rural de graça

carA Secretaria Municipal de Agropecuária, Meio Ambiente, Estradas e Rodagens de Ibirapuã está realizando gratuitamente, desde a última segunda-feira, 13 de março, o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Criado pela Lei 12.651/12, o documento é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Estima-se que 220 pequenos produtores rurais sejam beneficiados com o serviço. Para o secretário da pasta Vinícius Chácara o momento é de oportunidade. ” Quem é do meio rural sabe a dificuldade financeira que esse documento obrigatório representa e com a gratuidade do mesmo facilitou muito, além da praticidade de não precisar se deslocar da cidade para faze-lo”, destacou.

O prefeito Calixto Antônio Ribeiro também frisou a importância da iniciativa. ” Nosso objetivo é atender a população, melhorando a qualidade de vida dos munícipes”, concluiu.

CREAS Laura Gomes de Oliveira é inaugurado em Ibirapuã

CREAS 1 CREAS 2 CREAS 4 CREAS 5
creasA manhã desta quarta-feira, 15 de março foi muito especial para Ibirapuã. A Secretaria Municipal de Assistência Social ofertou uma café da manhã para população para marcar a inauguração do CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Unidade pública que oferta serviço especializado e continuado a famílias e indivíduos (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres), em situação de ameaça ou violação de direitos, tais como: violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, situação de risco pessoal e social associados ao uso de drogas, etc.

Além dos vereadores Jandinho, Togo, Guga e Ricardo, participaram ainda do evento todos os secretários da administração, a vice prefeita Nívia Chácara, o representante da Polícia Militar e o prefeito Calixto Antônio Ribeiro.

No dia em que se completou um ano de falecimento de Dona Laura, o CREAS foi inaugurado com seu nome “LAURA GOMES DE OLIVEIRA”, em homenagem a uma idosa, religiosa e cidadã ativa dos instrumentos sociais em Ibirapuã.

Depois de uma benção, a secretária da pasta em foco Lêda  Pinho deu as boas vindas aos presentes, assistente social  Nilcilene Andrade explicou a importância da conquista, a coordenadora do Centro Mônica Reis apresentou a equipe, a vice prefeita frisou a importância de homenagear Dona Laura, como cidadã respeitada e querida por todos, o neto da homenageada Ricardo Monfardine agradeceu o carinho dedicado á avó e o prefeito Calixto concluiu  frisando a importância da iniciativa. ” É uma grande vitória podermos tratar de quem precisa do nosso apoio, dentro do nosso município, aqui oferecemos o amparo  social, o encaminhamento jurídico  e o acompanhamento psicológico a quem teve seus direitos violados”, disse.

 O CREAS busca construir um espaço para acolhimento dessas pessoas, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve permitir a superação da situação apresentada.

Os serviços ofertados nos CREAS são desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. Realiza ações conjuntas no território para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.

CREAS 6 CREAS 3

Escolas da rede pública não abrem nesta quarta-feira, em vários municípios, inclusive Ibirapuã

professorEscolas da rede pública não terão atividades nesta quarta-feira (15), em vários municpios do país. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-BA), a decisão faz parte do “Dia Nacional de Luta Contra A Reforma da Previdência”.

Em Ibirapuã, por volta das 10h desta quarta-feira, 15 de março, haverá uma passeata para chamar atenção da sociedade sobre a causa do protesto.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, os professores iniciam neste dia 15 de março uma greve que vai durar até o dia 24 deste mês. A greve também é contra a reforma na presidência, e pelo cumprimento da Lei do Piso Nacional. Em Ibirapuã, após a passeata haverá uma assembleia, onde a categoria vai decidir se adere ou não a greve.

Embasa publica edital de concurso público para 600 vagas na Bahia

embasa40(2)A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) publicou, nesta terça-feira (14), no Diário Oficial do Estado da Bahia, o edital de abertura de um concurso público para preenchimento de 600 vagas para 11 funções dos níveis médio, técnico e superior.

De acordo com a empresa, as vagas são destinadas a 64 municípios, contemplando unidades da Embasa em Salvador, região metropolitana e interior do estado. Os salários variam de R$ 1.122,84 a R$ 6.793,31.

As inscrições para o concurso deverão ser realizadas pela internet, por meio do site organizador, a partir da meia-noite de quarta-feira (15) até as 23h59 do dia 5 de abril, sendo 6 de abril o último dia para o pagamento do boleto bancário. As provas devem ser aplicadas no dia 7 de maio de 2017 e serão realizadas em Salvador, Barreiras, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

As vagas de nível superior são oferecidas aos profissionais com formação em ciências contábeis; análise de sistemas, processamento de dados, ciência da computação, engenharia de computação ou sistemas de informação; engenharia civil ou engenharia de produção civil; engenharia sanitária ou engenharia sanitária e ambiental; e engenharia elétrica.

As vagas de nível médio-técnico são destinadas para técnicos em edificações e técnicos em eletromecânica. Já para o nível médio, há vagas para agente administrativo, agente operacional, assistente de laboratório e operador de processos de água e de esgoto.

O valor de inscrição será de R$ 60 para as funções de nível médio, R$ 80 para as funções de nível técnico e R$ 120 para as funções de nível superior. O prazo de validade do concurso, organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), será de seis meses, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Embasa, ser prorrogado uma vez por igual período, por conveniência administrativa da empresa.

Eunápolis: Igreja matriz é arrombada e bandidos levam mais de 5 mil reais

igrejaUm homem arrombou e roubou a catedral de Nossa Senhora Auxiliadora, em Eunápolis, município no extremo sul da Bahia, durante a tarde de domingo (12). Segundo informações da polícia, o suspeito invadiu o local e roubou uma urna contendo mais de 5 mil reais recolhido de doações dos fiéis. Até a manhã desta segunda-feira (13), ninguém foi preso.

Ainda de acordo com a polícia, o homem usou um pé de cabra para arrombar a grade, e a porta de madeira da paróquia. Invadiu a sacristia, onde ficava a urna com todo dinheiro dos fiéis. Para a polícia isso é um indício que ele sabia da movimentação financeira da Igreja e o local onde ficava a oferta dos fiéis. O padre, o bispo e alguns seminaristas estavam na igreja, mas não perceberam o roubo. O crime só foi descoberto quando o vigia chegou, e encontrou a porta arrombada. Nenhum objeto do local foi roubado.

A polícia informou que iria solicitar imagens das câmeras de segurança de residências e estabelecimentos da região, para tentar identificar o suspeito, já que a catedral não possui um sistema de segurança por vídeo. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) vai realizar uma perícia na igreja nesta segunda-feira.

Ibirapuã sedia I Recrutamento de Airsoft

juninho 6 juninho 7Um esporte cheio de conceitos como lealdade, integração disciplina, entre outros. Foi assim que o capitão Valdeíde Pereira descreveu o Airsoft. Jogo que resgata aspectos do militarismo, porém com armas específicas para a atividade.

Foi no salão da Secretaria de Assistência Social em Ibirapuã no dia 16 de fevereiro que mais de 60 praticantes do Airsoft de cidades como Teixeira de Freitas, Itabatã, Eunápolis, Serra dos Aimorés e Lajedão se reuniram durante o I Recrutamento de Airsoft na cidade.

Quem visitou o evento pode perceber a forte semelhança entre os praticantes do esporte e o exército, porém durante a palestra foram explicados as diferenças obrigatórias entre o esporte e as forças armadas, como detalhes nos uniformes e armas, isso para garantir que os mesmos não sejam confundidos pela população.

Um vasto arsenal foi exibido, replicas de armas que custam de R$ 290 a R$ 15.600, sem falar das munições que variam de preços de R$ 99 a R$ 5 mil. Além das explicações sobre as obrigatoriedades de quem porta a arma do Airsoft, como andar com ela desarmada e sempre com a nota fiscal da mesma, também foram abordados temas como primeiros socorros e meio ambiente, uma vez que após o encontro no auditório, os esportistas partiram para um acampamento na zona rural, onde simularam o ambiente de selva, por isso orientações para preservação da fauna e flora.juninho 4

Até as mulheres aderiram ao espote que já foi reconhecido no Brasil. ” A semelhança com o militarismo atrai muito, sem falar que o esporte integra e incentiva a formação de uma grande família, solidificando os laços de amizade, é muito bom!” disse a recruta de Eunápolis Fernanda Ghil Friebe Abade.

juninho 1 juninho 2 juninho 5Origem do Airsoft

O Airsoft surgiu no Japão no ano de 2005, quando uma lei no país proibiu armamento, daí a população para não perder o treinamento militar criou o esporte, que depois foi levado por imigrantes a outros países, inclusive o Brasil.

Como o Airsoft surgiu em Ibirapuã

Há um ano o hoje Capitão Valdeíde da Purificação se encantou com o esporte através da internet e redes sociais, começou a se aprofundar nas pesquisas, e dividindo com alguns amigos que também se apaixonaram pela iniciativa e hoje formam um grupo com 14 operadores.

juninho 3

Temer sanciona sem vetos lei que regulamenta cobrança de gorjetas

temerO Presidente Michel Temer sancionou nesta segunda-feira (13), sem vetos, o projeto aprovado pelo Congresso Nacional que regulamenta a cobrança e a divisão de gorjetas nos estabelecimentos comerciais, informou a assessoria da Presidência.

A sanção da lei não muda o caráter optativo das gorjetas nem estabelece a proporção a ser paga. Portanto, o pagamento continua a critério do cliente.

De acordo com a Secretaria de Imprensa, a sanção da lei deverá ser publicada na edição desta terça (14) do “Diário Oficial da União” e a lei entrará em vigor em 60 dias.

O projeto foi aprovado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados e estabelece, entre outros pontos, as regras para a divisão das gorjetas e a parte que será destinada ao pagamento de encargos.

O que diz o projeto

Pelo projeto aprovado pelo Congresso, a gorjeta deverá ser destinada aos trabalhadores e integrada aos salários desses funcionários.

A nova lei estabelecerá, ainda, que o pagamento será anotado na carteira de trabalho e no contracheque do funcionário.

Pelo texto, a distribuição do montante recebido pelo estabelecimento será feita segundo critérios definidos em convenção ou acordo coletivo de trabalho.

Outros pontos

A regulamentação da gorjeta também estabelece:

Se a empresa tiver cobrado gorjeta por período maior que um ano e decidir acabar com a cobrança, a média dos valores recebidos pelo funcionário nos 12 meses anteriores deverá ser incorporada ao salário do empregado;

Ainda segundo o texto, empresas com mais de 60 funcionários terão de constituir uma comissão de empregados para fiscalizar a cobrança e a distribuição da gorjeta;

O descumprimento de regras estabelecidas pela lei obrigará o restaurante, bar, hotel, motel ou similar a pagar multa ao trabalhador. O valor será equivalente à média da gorjeta por dia de atraso, limitada ao piso salarial da categoria. Essa limitação será triplicada caso o empregador seja reincidente.

Regime diferenciado

No caso das empresas inscritas em regime de tributação federal diferenciado, o texto estabelece:

Retenção de 20% do que foi arrecadado com a gorjeta;

O montante será destinado ao pagamento de encargos sociais, previdenciários e trabalhistas derivados da integração à remuneração dos empregados.

Para as empresas não inscritas em regimes diferenciados de tributação, a retenção será de 33%. O valor remanescente após a quitação dos encargos deverá ser revertido integralmente ao trabalhador.

Movimentos sindicais de Teixeira já protestam contra a Reforma da Previdência

previMovimentos sindicais de Teixeira já deram início aos protestos contra a Reforma da Previdência. No “Dia internacional da mulher” foi realizado na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas uma solenidade comemorativa, com a entrega de flores e certificado de agradecimento para algumas mulheres, convidadas da comunidade. Na ocasião, sindicalistas presentes no local, discretamente chamavam a atenção dos convidados, para a gravidade do projeto de Reforma da Previdência, proposta pelo governo Michel Temer (PMDB), que prejudicará a todos, principalmente as mulheres.

Foram fixados banners e faixas de protesto na entrada da Câmara e distribuindo discretamente cartilhas com esclarecimentos sobre o assunto. Os conscientizadores ligados às centrais CUT, FORÇA, UGT, CTB alertavam os presentes no evento, sobre as consequências de uma eventual aprovação da Reforma. Na vigência atual, a idade mínima exigida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para concessão do benefício é de 60 anos para mulheres. Com a reforma homens e mulheres terão de trabalhar até os 65 anos de idade, e contribuir por 45 anos, para requerer a aposentadoria.

Aos trabalhadores da zona rural, a mudança vai acrescentar, mais cinco anos de trabalho e um maior tempo de contribuição para homens e mulheres, que tal como as trabalhadoras urbanas, também terão a idade mínima exigida igualadas. De acordo com Cleiliane dos Santos Salvino, da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Teixeira de Freitas, e do grupo que protestou na câmara na noite do dia 08/03/17, a proposta do governo atual não considera a dupla jornada de trabalho da mulher que, além de trabalhar fora, ainda é responsável com os serviços de casa.

“A questão de gênero deve fazer parte das discussões para evitar um aprofundamento das desigualdades existentes entre homens e mulheres. Por isso, esperamos estar mobilizadas para a manifestação do dia 15”. A mobilização que a Cleiliane se refere, será realizado dia 15 de março, na Praça dos Leões, a partir das 08h00, e contará com a participação dos principais sindicatos locais. Espera-se que milhares de cidadãos compareçam em massa para dizer NÃO à Reforma Previdenciária, que dentre outras coisas, vai retirar sobretudo das mulheres, direitos adquiridos com muita luta ao longo do tempo.

Antes de finalizar o evento os manifestantes deixaram na Câmara, faixas de protestos, que permaneceram afixadas no local. (Por: Daniel Rocha/ Liberdade News)