Destaques da semana
1º Lelião Laticínios Davaca é destaque pelo alto padrão leiteiro

1º Lelião Laticínios Davaca é destaque pelo alto padrão leiteiro

O Tatersal do Parque de Exposições de Nanuque MG foi o palco das fêmeas Girolando do 1º Leilão  Latícinios Davaca neste sábado, 23 de maio. O evento ...

Ler mais

Gabryella esbanja alegria em comemoração dos seus 5 anos

Gabryella esbanja alegria em comemoração dos seus 5 anos

Gabryella Oliveira comemorou seus cinco aninhos de idade na noite do último sábado, 23 de maio em Ibirapuã. A festa reuniu parentes e amigos da garota que não ...

Ler mais

Governo da Bahia abre seleção para financiar municípios nos festejos juninos

Governo da Bahia abre seleção para financiar municípios nos festejos juninos

O governo da Bahia iniciou o processo de seleção de até 170 (cento e setenta) projetos para apoiar na realização do Santo Antônio, São João e São Pedro. Os municípios poderão ...

Ler mais

Prefeito de Alcobaça é multado pelo TCM por gastos excessivos com festas

Prefeito de Alcobaça é multado pelo TCM por gastos excessivos com festas

Nesta quarta-feira, dia 20, o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA) multou o prefeito de Alcobaça, Bernardo Olívio Firpo Oliveira em R$ 12 mil e também encaminhou pedido solicitando ...

Ler mais

Missão empresarial fomenta acesso a novos mercados no ramo de hotelaria

Missão empresarial fomenta acesso a novos mercados no ramo de hotelaria

Atento à tendência de vendas por meio das mídias sociais e em busca de novos mercados, o proprietário da pousada Água de Coco, no município de Prado, Wander Noronha, decidiu ...

Ler mais

Body Fitness

MPF recomenda alterações para os próximos concursos do IFBA

mpfO Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) expediu, em 20 de maio, recomendação para que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) comprometa-se a retirar dos próximos concursos a exigência de experiência profissional como requisito de ingresso nos cargos de assistente em Administração, Assistente de Aluno, Auxiliar de Biblioteca e Auxiliar em Administração. A exigência foi feita no Edital nº 01/2014.

Segundo o procurador da República Edson Abdon peixoto Filho, autor da recomendação, a exigência de experiência, por meio de lei, para assumir determinado cargo público, via concurso público, é forma de restringir o acesso ao cargo. “Além disso, o Poder Judiciário já reconheceu a inconstitucionalidade da exigência de experiência profissional para os referidos cargos e outros semelhantes”, afirma.

Porto Seguro terá primeira partida de Rugby de sua história

rubgy rubyAcontece neste sábado (30), em Porto Seguro, a primeira partida de rugby do município. O jogo será válido pelas quartas-de-final da Copa Velho Chico de Rugby XV. De acordo com Diego Hamilton, coordenador do Toruks Rugby, equipe de Porto Seguro, a copa Velho Chico envolve times de Rugby de estados banhados pelo Rio São Francisco.

Na partida do dia 30, que será realizada no Estádio Valdívio Costa (antigo Guaiamuzão, ao lado da Praça do Trabalhador) a partir das 14h. O Toruks Rugby enfrentará a equipe do UFES São Mateus (da cidade de São Mateus – ES). São oito equipes ao todo na competição, dos estados de Espirito Santo, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia.

Hamilton informa que a entrada na partida de sábado é franca. “Quem estiver lá verá um verdadeiro show desse esporte rico em valores e princípios”, destacou. “Hoje o rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo”, destacou Hamilton. Originário da Inglaterra, o rugby é jogado em um campo gramado – com medidas similares à de um campo de futebol – com uma bola oval. Concebido, inicialmente como uma variação do futebol, era chamado de “Rugby Football”, hoje é formalmente chamado de “Rugby Union”. Sua entidade máxima é a World Rugby (antiga IRB – Conselho Internacional de Rugby).

O Rugby em Porto Seguro – Fundado em 2013, o Toruks – que significa Rei Leão Voador ou a última sombra na mitologia Na’Vi – possui cerca de 25 atletas em seu plantel. A equipe representa Porto Seguro e a região da Costa do Descobrimentonos campeonatos que participa. Atualmente, participa do Campeonato Baiano de Rugby XV, da Copa Velho Chico de Rugby XV, do ES Rugby Series, do Nordeste Sevens (etapa classificatória) do

Os treinos da equipe acontecem as quartas-feiras, às 18h, no Sinthotesb; aos sábados, às 15h, no campo da Maçonaria; e aos domingos, às 15h, no Estadio Vaidívio Costa.

O Toruks está formando também um time feminina, sub-17 e sub-20. Quem tiver interesse basta entrar em contato com a coordenação da equipe.

O coordenador da equipe informou que o Toruks passa por dificuldades para se manter competitivo e para manter o Projeto Social “Show de Rugby”, que atende 40 crianças. Todas as despesas do clube são custeadas pelos próprios atletas, tanto viagens, quanto material de treino. Para diminuir o impacto, o Toruks vende rifas e camisetas e mantem a conta bancária para receber doações. Que tiver interesse em apoiar a equipe e obter mais informações pode entrar em contato pelo telefone (73) 88041841 ou e-mail toruksrugby@gmail.com, na Facebook: toruksrugby ou no site: www.toruksrugby.com.br. (Por Eduarda Toralles)

Agentes penitenciários iniciam greve por tempo indeterminado na Bahia

agente penitenciarioOs servidores penitenciários da Bahia iniciaram greve por tempo indeterminado na manhã desta quarta-feira (27). De acordo com o sindicato que representa a categoria, a paralisação das atividades foi decidida no dia 13 deste mês, durante assembleia e votação unânime. Por conta da greve, representantes do movimento estão concentrados em frente ao Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, desde o início da manhã.

De acordo com o coordenador do Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinspeb), Geonias Santos, apesar da greve, a categoria garante que ao menos 50% dos profissionais continuem em atuação. “Garantimos a alimentação dos presos, a assistência àqueles que precisam de medicamentos, dentre outras atividades. Temos a noção de que não podemos parar por completo”, afirma.

Geonias diz que o estado tem cerca de 900 agentes profissionais. Dentre as reivindicações da categoria estão itens como efetivação de concurso público, criação da lei orgânica, aposentadoria especial, porte de armas, rediscussão da gratificação por condições especiais de trabalho, auxílio-alimentação, adicional de insalubridade e capacitação continuada.

BR 101: Motorista fica quase meia hora preso nas ferragens de caminhão

ferragens_dentro1O motorista de um caminhão-baú ficou quase meia hora preso nas ferragens, na noite de terça-feira (26), na BR-101, perto de Itagimirim. Joseilson Souza Ramos seguia em direção a Itabuna e bateu no fundo de uma carreta que reduziu a velocidade bruscamente no trevo da cidade.

Depois de ser retirado da cabine, Joseilson foi encaminhado para o Hospital Regional de Eunápolis. Segundo o Samu, ele fraturou a perna esquerda e teve um corte no pé. À Polícia Rodoviária Federal, o motorista da carreta contou que o veículo parou aos subir nos canteiros que dividem a pista. De acordo com ele, o local passa por reformas e não há qualquer sinalização. Além disso, frisou o caminhoneiro, a iluminação no trecho é precária. (Do Radar 64)

Senado aprova MP que restringe o acesso ao seguro-desemprego

senadoO Senado Federal aprovou nesta terça-feira (26) por 39 votos favoráveis e 32 contrários a medida provisória 665, que restringe o acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao seguro-defeso. Como já havia sido aprovada pela Câmara e não sofreu alterações no Senado, a matéria segue para sanção presidencial. Pelo texto aprovado, o trabalhador terá direito ao seguro-desemprego se tiver trabalhado por pelo menos 12 meses nos últimos dois anos. Antes, o período era de seis meses.

Considerada pelo governo como necessária para o ajuste fiscal que visa reequilibrar as contas públicas, a MP 665 foi editada em dezembro de 2014 pela presidente Dilma Rousseff juntamente com a MP 664, que restringe o acesso à pensão por morte.

Ao todo, 11 senadores da base aliada votaram contra a MP, entre eles, três senadores petistas, partido da presidente Dilma Rousseff: Paulo Paim (RS), Lindbergh Farias (RJ) e Walter Pinheiro (BA).  Logo no início da sessão, o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO) apresentou diversos requerimentos para votar separadamente cada emenda ao texto original na Câmara. A estratégia de obstruir a votação visava retardar ao máximo a aprovação do texto. Após duas horas de discussão, o Senado rejeitou a análise individual de cada destaque. Também foram rejeitadas todas as alterações propostas pelos senadores.

A sessão foi interrompida por cerca de dez minutos após integrantes da Força Sindical se manifestarem nas galerias do plenário do Senado. Enquanto o senador José Agripino (DEM-RN) falava na tribuna, os sindicalistas começaram a gritar nas galerias usando máscaras com a imagem da presidente Dilma Rousseff com chifres. Além das máscaras, os manifestantes cantaram o hino nacional e gritaram “Fora, PT”. Imediatamente, Renan Calheiros determinou a suspensão da sessão até que a segurança do Senado retirasse os manifestantes. Depois, voltou atrás e permitiu a presença dos sindicalistas, desde que eles permanecessem em silêncio durante a discussão.

Após quase meia hora de discussão, os líderes partidários entraram em acordo para que a MP 664, que restringe o acesso ao pagamento da pensão por morte, fosse votada na sessão desta quarta (27), antecipada para as 14h.

O QUE MUDA COM A APROVAÇÃO DA MP 665

Pelo texto aprovado, o trabalhador terá direito ao seguro-desemprego se tiver trabalhado por pelo menos 12 meses nos últimos dois anos. O prazo inicial proposto pelo governo era de 18 meses. Antes, o trabalhador precisava de apenas seis meses. Para poder pedir o benefício pela segunda vez, o projeto estipula que o trabalhador tenha nove meses de atividade. Antes, esse prazo exigido era de seis meses de trabalho, e o governo queria ampliar para 12 meses. A proposta mantém a regra prevista na MP (seis meses) se o trabalhador requisitar o benefício pela terceira vez.

Em relação ao abono salarial, o texto prevê que o trabalhador que recebe até dois salários mínimos deverá ter trabalhado por três meses para ter direito ao benefício. O texto do Executivo exigia seis meses. O abono salarial equivale a um salário mínimo vigente e é pago anualmente aos trabalhadores que recebem remuneração mensal de até dois salários mínimos. Atualmente o dinheiro é pago a quem tenha exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias consecutivos ou não, no ano.

O texto aprovado mantém o pagamento do abono ao empregado que comprovar vínculo formal de no mínimo 90 dias no ano anterior ao do pagamento. A nova regra seguirá a mesma linha de pagamento do 13º salário. Por exemplo, quem trabalhou um mês ou cinco meses receberá respectivamente 1/12 e 5/12 do abono.

Para o seguro-defeso, pago ao pescador durante o período em que a pesca é proibida, foi mantida a regra vigente antes da edição da medida provisória – o pescador necessita ter ao menos um ano de registro na categoria. A intenção do governo era aumentar essa exigência para três anos.

Aprovado Projeto de Lei de Incentivo à Leitura”

Árvore-do-LivroNa última sessão do dia 26 de Maio de 2015, foi Aprovado o Projeto de Lei de autoria do vereador Edinaldo Rezende que “Dispõe sobre a Criação do Dia Municipal de Incentivo à Leitura”.

De acordo com o projeto para efeito desta Lei, o Dia Municipal de Incentivo à Leitura será comemorado, anualmente, no dia 12 de março, onde já se comemora o Dia do Bibliotecário, um dos mais importantes profissionais no campo da promoção da Leitura.

Esse Dia que se refere o projeto tem como intuito promover campanhas, sobretudo na rede municipal de ensino e realizar um trabalho focado principalmente no incentivo à leitura infantil, alcançando também a população em geral.

O projeto, que agora aguarda ser encaminhado ao Executivo que deverá sancioná-lo, tem como principal objetivo chamar a atenção da comunidade Teixeirense para uma problemática que por muitas vezes passa despercebido. Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores.

A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias. Descubra a importância da leitura para todas as idades!

MEC diz que suspendeu bolsas do Prouni dadas a 46 alunos mortos

prouni21Uma auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) aponta que ao menos 47 alunos do Programa Universidade para Todos (Prouni), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), tiveram bolsas de estudo pagas pelo governo federal após sua morte.

A auditoria, cujo relatório foi publicado em março de 2015, considerou dados do período entre 2006 e 2012. Ela avaliou os dados de mais de 1 milhão de bolsistas do Prouni.

Entre 2006 e o primeiro semestre de 2012, os auditores encontraram 3.800 estudantes beneficiados apesar de não se enquadrarem nos critérios de renda do Prouni e outros 12.052 que receberam a bolsa de estudos sem ter estudado em escola pública ou como bolsista em escola particular.

Governo convoca aprovados em concurso da Polícia Civil da Bahia

pcMais de 900 candidatos classificados em concurso da Polícia Civil da Bahia, realizado em 2012, serão convocados para reforçar a segurança pública do estado. A decisão foi divulgada pelo governador Rui Costa no programa “Digaí, governador!” desta terça-feira (26).

De acordo com Rui Costa, os candidatos aprovados para os cargos de delegados, agentes e escrivães “farão treinamento ainda esse ano e, portanto, vão ingressar na polícia para ajudar no trabalho de investigação”.

O governador disse que a autorização para a convocação dos agentes foi dada aos secretários da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e da Administração, Edelvino Góes.

Ladrão é imobilizado por grupo de evangélicos em Eunápolis

assalto-crentes1Júlio Braga Santos, de 19 anos, tentou assaltar um grupo de evangélicos e se deu mal. Um deles percebeu que a arma era falsa e aplicou uma gravata no ladrão. Os evangélicos saiam do culto em direção às suas casas quando foram abordados e reagiram, prendendo o infrator.

A tentativa de assalto aconteceu por volta das 22h de domingo (24) na Avenida dos Navegantes, no Bairro Itapuan. A polícia foi acionada e constatou que o homem usava um simulacro de arma de fogo. Conduzido à Delegacia Territorial, o ladrão foi ouvido e liberado.

Curioso é que este mesmo homem, morador do Pequi, já havia sido preso por uma guarnição da PM no dia anterior, sábado (23), pelo roubo de um celular. O crime ocorreu na Avenida África, no Dinah Borges. Na Delegacia ele foi autuado em flagrante e liberado depois que a família pagou a fiança arbitrada em R$ 500,00.(Do Radar 64)

Prefeitura divulga programação oficial do São João 2015 de Medeiros Neto

arraia agua friaA coordenação do 27º Arraiá do Água Fria anunciou na noite desta segunda-feira, 25, a programação oficial do São João, versão 2015, em solenidade na Câmara Municipal de Medeiros Neto, oportunidade em que ocorreu uma coletiva com a Imprensa sobre o evento. Esse ano, um dos maiores festejos juninos da Bahia acontece nos dias 12, 13 e 14 de junho. O local do cenário será no prologamento da Avenida Oscar Cardoso até a Praça Sete, como nas outras edições.

Atendendo orientação do prefeito Nilson Costa e do secretário da Administração Júnior Costa, a programação procurou atender a todos os público e se adequou à realidade financeira do município. A decoração será toda customizada a partir de decorações anteriores. A programação foi formatada dentro daquilo que permite as circunstâncias de um ano em que todo o país está em crise e no momento em que diversos festejos juninos foram cancelados em grande parte da Bahia.

O tradicional Arraiá do Água fria foi viabilizado através da parceria entre o Executivo, Legislativo, parceiros fornecedores do município e empresas de visibilidade regional, que gera emprego no município e responsabilidade social.

Para os organizadores, a antecipação do São João de Medeiros Neto, o nível das bandas e o cancelamento de outras festas juninas de cidades circunvizinhas só favorecem o Arraiá do Água Fria. A expectativa é a de que a cidade receba entre 30 mil e 50 mil pessoas durante os três dias.

Confira a Programação:

Sexta- Feira (12 e Junho):  CHEIRO DE FORRÓ-  TRIO XOTE NOVO- ARRIBA SAIA.

Sábado (13 de Junho):  BONDE DO FORRÓ- TRIO XODO- VAL PARAIBA.

Domingo (14 de Junho): CACAU COM LEITE- GARANHOES DO FORRÓ-ZABUMBAHIA.

 

Mulher é assassinada a tiros dentro de bar na cidade de Prado

paDeu no G1: Uma mulher de 33 anos foi assassinada a tiros dentro de uma bar por dois homens armados na noite de segunda-feira (25), no município de Prado, na região do extremo-sul da Bahia, informa a delegacia da cidade.

O crime ocorreu na Rua Pernambuco, por volta das 19h30. Segundo a polícia, a vítima estava passando pela localidade e entrou no bar. Minutos depois, os suspeitos, ainda não identificados, entraram no estabelecimento e efetuaram os disparos contra a mulher, atingida na cabeça e no tórax. Ela morreu ainda no local.

De acordo com a polícia, a vítima era proprietária de um bar na cidade e já havia sido presa em 2012 por tráfico de drogas. A motivação e as circunstâncias do crime ainda são desconhecidas.

MEC determina que Enem seja obrigatório para conseguir Fies

ENEM-2013O Ministério da Educação (MEC) publicou na edição desta terça-feira (26) do “Diário Oficial da União” uma portaria que torna o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obrigatório para todos os candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), inclusive professores de escolas públicas e alunos formados até 2010. A regra passa a vigorar a partir de primeiro de janeiro de 2016.e acordo com a portaria, “a seleção dos estudantes aptos para a contratação do financiamento do Fies, a partir do primeiro semestre de 2016, será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.”

A partir de janeiro, apenas candidatos que tiverem feito 450 pontos no Enem e não tiveram zerado a redação poderão se candidatar ao crédito estudantil pelo Fies. Antes da determinação, os professores que exercessem o magistério em escolas públicas e os alunos que concluíram o ensino médio até 2010 não precisavam fazer o exame.

As inscrições do Enem estão abertas e podem ser feitas até o dia 5 de junho no site do Inep. O exame será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. Os candidatos que não conseguirem a isenção terão que pagar a taxa de R$ 63 para se inscrever.

Fies 2015

Na edicão do primeiro semestre do Fies, 252.442 novos contratos foram fechados. O gasto do governo federal em 2015 com esses contratos estimado está estimado em R$ 2,5 bilhões. De acordo com o Ministério da Educação, 178 mil alunos tentaram o crédito estudantil e não conseguiram.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse que tem negociado com o Ministério da Fazenda e com a Presidência o lançamento de uma segunda edição do Fies no segundo semestre deste ano e que deve ter uma resposta definitiva em “questão de dias”.

Comunidade fecha a BA 290 em protesto por péssimas condições

bbdu5 pneengaPor voltas das 6h30 desta segunda feira (25), moradores de Duque de Caxias, interditaram a BA 290, próximo a entrada do distrito. Mais de 100 manifestantes colocaram fogo em pneus, de forma pacífica e chamaram a atenção das autoridades para tantos buracos na rodovia, colocando em risco a vida dos usuários. “Não podemos permitir este descaso, toda hora cai um carro nestas crateras, quando chove, como é o caso nos últimos dias, a situação só piora, essa foi uma forma que encontramos para pedir socorro, e se não tomarem uma atitude, voltaremos para a pista”, indignado fala um morador.

Por volta das 7h30 uma guarnição da Polícia Rodoviária Estadual estiveram no local, juntamente com o Corpo de Bombeiros, e como a fila de congestionamento já se estendia em aproximadamente 6km, os agentes negociaram com os manifestantes. “De imediato, ligamos para o chefe interino da Superintendência de Infraestrutura de Transporte (SIT), o senhor Albino, que fez questão de conversar com um dos lideres, e o senhor Osmar atendeu ao pedido, acreditando nas palavras do representante do SIT, e nós ficamos felizes em saber que ao menos um paliativo será feito nas estradas”. Em entrevista falou o Comandante do 4º pelotão da PRE de Teixeira de Freitas e região, Ademir Barbosa.

Depois das negociações a equipe da PRE conseguiu liberar a estrada e o Corpo de Bombeiro apagar o fogo. Nossa equipe procurou Albino Dias Ferreira, Chefe interino do SIT, antigo Derba, que é vinculado ao SEINFRA. Ele nos informou que não pode gravar entrevista, mas também, não podia deixar de passar as boas notícias, que através da APES, Associação das prefeituras da região, conseguiu todo o material, operários, máquinas, e que já está tudo pronto para começar a Operação tapa buraco, que só depende do tempo, e foi isso que ele passou aos manifestantes. O trabalho será feito de Teixeira de Freitas a Medeiros Neto.

Lembrando que este trabalho que será realizado, será apenas um paliativo. É necessário que o Governo tome uma atitude o mais rápido, fazendo uma licitação para a recuperação de toda a BA 290. (Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews)

Preços da aposta da Mega-Sena, Lotofácil e Quina aumentam

mega senaJá está valendo desde domingo (24) o valor reajustado da aposta mínima da Mega-Sena, que passou de R$ 2,50 para R$ 3,50. Também aumentaram os preços das apostas na Lotofácil e Quina, Dupla-sena e nas loterias esportivas Loteca e Lotogol. Uma portaria publicada no dia 29 de abril no “Diário Oficial da União” autorizou a Caixa Econômica Federal a reajustar os preços das apostas das loterias.

Com a alta da aposta mínima, os preços das combinadas passam a ser os seguintes:

7 números – R$ 24,50

8 números – R$ 98

9 números – R$ 294

10 números – R$ 735

11 números – R$ 1.617

12 números – R$ 3.234

13 números – R$ 6.006

14 númreos – R$ 10.510,50

15 números – R$ 17.517,50

No caso da Lotofácil, o preço da aposta subiu para R$ 2 para as vendas a partir de 23 de maio (concurso 1.054).

Para a Quina, o valor da aposta de 5 números foi reajustado para R$ 1,50 para as vendas partir de 24 de maio (concurso 3.486). No caso da Dupla-sena, o preço da aposta de seis números passou a R$ 2 a partir de 23 de maio. Para a Loteca, a aposta simples passou a ser de R$ 1 a partir de 18 de maio. Os preços das apostas da Lotogol passaram a ser de R$ 1 a partir de 18 de maio, para “1 aposta”.

Com as elevações das apostas mínimas, sobem também, proporcionalmente, as apostas múltiplas dessas loterias. As apostas da Lotomania e da Timemania serão mantidas, respectivamente, em R$ 1,50 e R$ 2.

Rebelião em presídio é encerrada com oito mortes após 18 horas

reb reb1reDeu no G1: Terminou por volta das 8h na manhã desta segunda-feira (25) a rebelião no Pavilhão 10 do Presídio Regional de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. Mais de 70 pessoas, dentre mulheres e crianças, estiveram em posse dos detentos. Na madrugada, um oitavo preso foi morto, mas ainda não há detalhes sobre as circunstâncias do crime, de acordo com o governo da Bahia.

Por volta das 10h30h, cerca de 30% das pessoas que já tinham sido feitas reféns já tinham saído do presídios. Elas saem de quatro em quatro, sendo que idosos e crianças têm prioridade. Os presos foram levados do pátio para as celas e vistorias são feitas na tentativa de encontrar armas ou outros instrumentos proibidos.

A rebelião, iniciada por volta das 14h30 do domingo (24), continuou até o início da manhã desta segunda-feira (25). Entre os mortos, pelo menos um foi decapitado e cinco pessoas ficaram feridas. As negociações foram mediadas pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal da cidade.

No domingo (24), Clériston Leite, diretor do presídio, informou que vai investigar as causas da rebelião, mas adiantou que a princípio começou após uma briga entre facções. Como aos domingos são realizadas as visitas aos detentos, muitas famílias foram feitas reféns na rebelião. Entre os reféns, há mulheres e crianças.

Ainda segundo o policial, as mortes e ferimentos foram causadas em brigas entre os próprios presos. Os cinco feridos foram liberados pelos presos e encaminhados para o hospital Clériston Andrade, um deles em estado grave.

Os detentos exigiam a presença de representantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Feira de Santana para encerrar a rebelião. Por volta das 19h, a comissão chegou ao local, entretanto, os presos mudaram a posição e disseram que só vão começar a liberar os reféns e se entregar na manhã desta segunda-feira (25).

O fornecimento de água foi cortado no local, mas o abastecimento de energia mantido até o fim do conflito. O G1 tentou entrar em contato com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), mas não foi atendido.

Situação do presídio

De acordo com informações disponíveis no site da Seap, o presídio abriga 1.467 detentos, no entanto, só possui capacidade para 644. Com isso, 823 excedem a capacidade. Desse total, a grande maioria, 1.376, é de homens – 1.055 presos provisórios e 341 condenados. Das 91 mulheres, sendo que 49 provisórios e 42 condenados.

A Seap informa ainda que a unidade tem 13 pavilhões – 12 masculinos e um feminino. Dos próprios para homens, seis não estão em funcionamento. Três locais são improvisados para recebimento de presos em regime especial, como idosos e pessoas em regime semi-aberto.

Picape desgovernada destrói loja no centro de Porto Seguro

pet pet_1Hóspedes de um hotel na Avenida Navegantes, em Porto Seguro, e moradores das imediações foram acordados de sobressalto, por volta das 2h30 da madrugada deste sábado (23), quando uma picape Montanha destruiu a fachada e parte da estrutura do prédio da loja Amigão Pet Shop.

O impacto atingiu também outros estabelecimentos comerciais do local e o estrondo provocado pela batida assustou muita gente. Apavorados, hóspedes do hotel correram para o meio da rua com medo de um possível desabamento.

O motorista fugiu do local deixando a caminhonete em sentido contrário. O carro foi removido por um caminhão guincho. Não há informações de feridos.

1º Lelião Laticínios Davaca é destaque pelo alto padrão leiteiro

IMG_7894 IMG_7906 IMG_7941 IMG_7985O Tatersal do Parque de Exposições de Nanuque MG foi o palco das fêmeas Girolando do 1º Leilão  Latícinios Davaca neste sábado, 23 de maio. O evento promovido pelo proprietário da Laticínios Davaca, Lutz Viana Rodrigues Júnior e pelo dono da Fazenda Monte Alto Calixto Antônio Ribeiro, reuniu muitos produtores rurais, donos de laticínios e interessados no agronegócio.

IMG_8000Dorivaldo Neves é produtor rural há 30 anos e foi um dos compradores dos animais do leilão. ” O evento trouxe o que tem de melhor no país. O gado de ponta, estou muito satisfeito com as aquisições”, frisou.

Ao todo foram apresentados e vendidos 111 lotes de animais, incluindo as gerações de fertilização in vitro (FIV).IMG_8025

Para o realizador Calixto o sucesso do evento é creditado a organização e qualidade do gado. ” Tudo foi muito bem planejado e executado, desde o manejo dos animais até o serviço dos garçons, os jovens Diego Ribeiro e Gregor Rodrigues, meu filho e filho de Lutz, respectivamente,  cuidaram de cada detalhe que aliado ao alto padrão de qualidade do gado garantiram a satisfação do público”, disse.

O também realizador Lutz destacou a importância do leilão para a região. ” O leilão é um grande passo para a melhoria da produtividade da bacia leiteira da região através do melhoramento do rebanho,” afirmou.

Após sair de um enterro, família cai em ribanceira em Itamaraju

aci acUm grave acidente foi registrado na tarde deste sábado, 23 de maio, no bairro Novo Prado em Itamaraju. Segundo informações, uma família que estava em um sepultamento no cemitério municipal de Itamaraju desceu uma ribanceira após o veículo perder o freio.

Entre os feridos estão duas mulheres, um homem e uma criança que ainda não tiveram os nomes identificados. O veículo é um VW de cor branca, com placa policial não anotada, que ficou completamente destruído.

Populares que saiam do enterro ajudaram a socorrer algumas das vítimas, junto com uma equipe do SAMU, que foi acionada e também compareceu ao local. Uma guarnição da Polícia Militar lotada na 43° CIPM registrou a ocorrência.

A mulher socorrida pelo SAMU e os outros ocupantes foram encaminhados para o Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), para melhores atendimentos. O carro já foi removido do local. (Com informações e fotos do Cocobongo)

Enem 2015 terá inscrições abertas a partir de hoje

ENEM-2013As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 começam nesta segunda-feira (25). A previsão do Ministério da Educação (MEC) é que elas comecem a partir das 10h no site do Inep: http://enem.inep.gov.br/  .O exame será realizado em 24 e 25 de outubro.

 Prazo de inscrições

Inscrições serão entre 25 de maio e 5 de junho. Ela só será “confirmada” após o pagamento da taxa de R$ 63 até as 21h59 do dia 10 de junho.

Taxa de inscrição

Até 2014, o valor era R$ 35. Agora, passa a ser de R$ 63.

Quem é isento de taxa?

Estudantes da rede pública no último ano do ensino médio estão automaticamente isentos. Além deles, podem obter isenção candidatos que comprovarem carência, segundo as regras do edital.

Horário das provas

Portões serão fechados às 13h (horário oficial de Brasília). Mas, dessa vez, as provas só começam 30 minutos depois do fechamento dos portões.

Angélica fala de acidente: ‘Foi um milagre, Deus nos salvou’

angelicaInternada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde se recupera de um acidente, Angélica falou:

- Estamos nos recuperando física e emocionalmente. Foi um milagre o que aconteceu. Deus nos salvou. As crianças estão bem e já tiveram alta, graças a Deus! Eu e Luciano passamos a noite fazendo exames e estamos bem. Nada grave, dores de pancada por todo o corpo. O cinto machucou um pouco. Estamos muito emocionados com o dia do nosso renascimento. Nem sei como vou poder agradecer a Deus por salvar minha família.

O avião que transportava a apresentadora fez um pouso de emergência em uma fazenda a cerca de 30 quilômetros de Campo Grande (MS), na manhã de domingo, 24. Ela estava acompanhada do marido, Luciano Huck, e dos três filhos, Joaquim, Benício e Eva. Também viajavam na aeronave as babás Francisca Mesquita e Marcíleia Garcia e os pilotos José Flávio Zanatto e Osmar Frattini.

Após receberem atendimento na capital do Mato Grosso do Sul, eles foram transferidos para São Paulo. Angélica viajou ao Pantanal para gravar seu programa na Globo, “Estrelas”.