Destaques da semana
Estão abertas as inscrições para o Projovem Urbano 2014

Estão abertas as inscrições para o Projovem Urbano 2014

A Prefeitura de Teixeira de Freitas/Secretaria Municipal de Educação informa que estão abertas as inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) edição 2014. O programa é ...

Ler mais

Eunápolis: Homem esquarteja cachorro da raça poodle de vizinha e alega ‘surto’

Eunápolis: Homem esquarteja cachorro da raça poodle de vizinha e alega 'surto'

Deu no G1:Um homem foi levado à delegacia de Eunápolis, extremo sul da Bahia, após esquartejar um cachorro da raça poodle na manhã desta terça-feira (14). De acordo com a ...

Ler mais

Prefeitos do extremo sul da Bahia unidos pela reeleição de Dilma Rousseff

Prefeitos do extremo sul da Bahia unidos pela reeleição de Dilma Rousseff

O encontro aconteceu no Espaço Red, em Teixeira de Freitas e contou com a presença de Cícero Monteiro (Secretário de Relações Institucionais da Bahia) e dos prefeitos, Paulinho de Tixa ...

Ler mais

Negócios: Festival Gastronômico do Prado movimenta economia local

Negócios: Festival Gastronômico do Prado movimenta economia local

O empresário e chef Ricardo Barradas comanda há 10 meses um restaurante em Prado, no Extremo Sul baiano. Visando o fortalecimento do setor, ele está participando pela primeira vez do ...

Ler mais

Eunápolis: Polícia ambiental resgata tamanduá-mirim em cima de árvore

Eunápolis: Polícia ambiental resgata tamanduá-mirim em cima de árvore

A Polícia Ambiental teve trabalho para capturar um tamanduá-mirim em Eunápolis, na manhã deste domingo (12). O animal, já adulto, estava em cima de uma árvore, a aproximadamente quatro metros ...

Ler mais

Body Fitness

Porto Seguro: Governador Jaques Wagner e prefeita anunciam mais de R$ 160 milhões em obras

1O governador, Jaques Wagner, e o ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi, estiveram hoje, 17, em Porto Seguro, para assinatura do Termo de Compromisso de Construção de mais 1500 unidades habitacionais do Projeto Minha Casa, Minha Vida, no Bairro Paraguai, garantindo mais uma conquista do governo federal para Porto Seguro.

Junto à prefeita de Porto Seguro, participaram da solenidade o seu vice, Beto Nascimento; o presidente da Câmara Municipal, Paulo Onishi; o superintendente regional da Caixa Econômica, Marcus Vinícius, e representante da Elite Engenharia, Roberto Ítalo, além de vereadores, secretários municipais e pessoas da comunidade.

A Vila Parracho também receberá duas escolas com seis salas; uma creche; um Centro de Referência em Assistência Social (Cras); uma Unidade Básica de Saúde, e um campo de futebol com vestiário.

“Esse programa visa à dignidade da família brasileira, que sempre sonhou com a casa própria e hoje pode adquirir sua moradia com segurança e qualidade”, diz o ministro, Gilberto Occhi. O governador, Jaques Wagner, destacou o sucesso da parceria entre governo federal, estadual e município de Porto Seguro. “Estamos alinhados em um trabalho que tem como marca o social e desenvolvimento”, pontua.

Jaques Wagner, o ministro Occhi e a prefeita, juntamente com comitiva, aproveitaram para visitar a obra do Anel Viário, que ligará a BR 367 à orla norte, passando por bairros do Frei Calixto.

“Esse é o resultado da boa relação entre o município, governo do Estado e União, com grandes obras de infraestrutura e habitação, somando investimentos que ultrapassaram R$ 160 milhões, para garantir moradias dignas e mobilidade para a população, bem como gerar emprego e renda para o município”, frisou a prefeita, agradecendo.

Inauguração do sinal de celular de Cachoeira do Mato é adiado para quinta- feira

antena-celularA Prefeitura de Teixeira de Freitas comunica, que por razões de força maior, o evento de inauguração do sinal de telefonia móvel com tecnologia 3G do distrito de Cachoeira do Mato e adjacências, previsto para às 18 horas desta sexta-feira (17), foi adiado para a próxima quinta-feira (23), no mesmo horário. A instalação da antena, uma reivindicação antiga, será responsável por levar o sinal de celular e internet. A conectividade por meio desta tecnologia permite às pessoas, a qualquer momento e em qualquer lugar, a viver de forma mais integrada e divertida. Além do distrito de Cachoeira do Mato está em fase conclusiva de instalação, a torre, para este mesmo serviço, no povoado de Santo Antônio, também no município de Teixeira de Freitas.

Teixeira de Freitas: Prefeitura e UFSB Paulo Freire firmam parceria para residências médicas

IMG_1170 IMG_1175O auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas foi palco, nesta sexta-feira (17/10), de um momento histórico para o município: a implantação dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional. Este evento foi possível graças a uma parceria entre o município e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a qual tem seu polo de saúde no Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas. Compareceram autoridades e personalidades locais ligadas ao ensino superior, médicos e outros profissionais da área da saúde, além do prefeito João Bosco, médico cardiologista por formação; do Magnífico Reitor da UFSB, professor doutor Naomar de Almeida Filho, os secretários municipais de Saúde, Eujácio Dantas e de Educação, Ariosvaldo A. Gomes, e outros de demais pastas, bem como vereadores, representados na ocasião por Tomires Barbosa “Miro”. A Camerata 9 de Maio, sob a regência do maestro Orley, executou os hinos do Brasil e do município, sendo o último interpretado pela pequena Maria Eduarda.

Até a concretização deste momento várias ações foram necessárias, partindo do âmbito Federal, como a criação do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, criado em 2013 com a missão de melhorar os atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecer a Atenção Básica, Melhorar Unidades de Atendimento aos Pacientes e diminuir a carência de médicos. Este programa e suas ações, são reflexo de uma pesquisa realizada pelo IPEA em 2011, que apontou que para 58% dos brasileiros, os principais problemas com a Saúde Pública tinham relação com o baixo número de médicos no país, que nesta época, era de 1,8 profissional para cada mil habitantes. Para atingir os objetivos do programa, o Governo Federal realizou chamadas de profissionais de saúde, ampliação de 11,5 mil vagas de graduação em Medicina e de 12,4 mil novas vagas em residência.

A partir do Mais Médicos, Teixeira de Freitas, graças ao diálogo e vínculo direto do Governo Municipal com o Governo Federal, conquistou 19 médicos estrangeiros, assinou Termo de Compromisso entre a Secretaria de Saúde, o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês, conquistou a Formação de Gestores e preceptores de Residência Médica, já em curso; além da própria conquista do polo de saúde da UFSB, que será fortalecido nas residências médicas com o programa desenvolvido no município, “Melhor em Casa”. Agora, o município passa para o pleito de 4 Residências Médicas (medicina de família e comunidade, clínica médica, cirurgia geral, ortopedia e traumatologia) e 1 Multiprofissional (enfermagem, fisioterapia, odontologia, serviço social, nutrição, psicologia, farmácia, educador físico, biomedicina).

Durante a cerimônia de implantação, o vereador Miro destacou que a implantação da residência é parte de um processo maior de desenvolvimento que está acontecendo na cidade e mencionou: “ este ganho é incomparável se a gente considerar o que se tinha antes no município quando se tratava de saúde”, já o secretário de Educação citou Paulo Freire para salientar a importância da educação como instrumento de inserção e ganho social. O secretário de Saúde Eujácio Dantas, fez uma abordagem histórica para o momento, rememorando as primeiras faculdades implantadas no Brasil e a carência que novos investimentos que percorreu séculos, “ mas hoje vivemos numa realidade diferente e nós, do Extremo Sul da Bahia, podemos comemorar a implantação de uma Universidade Federal em nossa localidade”, disse.

Ao tratar das residências, o magnífico reitor, professor doutor Naomar descreve a prática como uma atividade que “confirma credibilidade e qualidade da formação, como forma de treinar sujeitos para a prática concreta”, e lembrou que a Prefeitura de Teixeira de Freitas lidera o pleito as residências para multiprofissionais de saúde. Doutor Naomar finalizou agradecendo e parabenizando o gestor municipal pelo empenho empreendido e parceria pelo sucesso das ações da UFSB.

“Esta é a Universidade da cidadania, porque sai do seu caráter primeiro de Universidade, de atendimento aos monarcas e burgueses, e vai atender no contexto sociocultural local, conhecendo de perto a realidade da população e mantendo seus estudantes no seio de suas tradições”, analisou o prefeito médico, que fez menção à rapidez com que a Universidade se instalou e progride na sociedade teixeirense. Concluindo, o prefeito disparou: “ Somos uma cidade polo, e toda cidade polo deve ser uma cidade Universitária, só assim o desenvolvimento e o amparo necessário para a região serão conquistados”. Em 27 de novembro deste ano, Teixeira de Freitas realizará sua primeira Mostra de Saúde, com apresentação de trabalhos científicos.

Empresários de Teixeira de Freitas conhecem tendências de moda em MG

MISSAOCom o objetivo de conhecer novas tendências da moda e experiências bem sucedidas no ramo, um grupo de seis empresários de Teixeira de Freitas participou de uma missão empresarial promovida pelo Sebrae em Belo Horizonte. Eles visitaram a Minas Trend Preview, entre os dias 6 e 10 de outubro.

As atividades realizadas pelo grupo no evento incluíram o acompanhamento de 12 desfiles das principais grifes de moda, palestras, showroom e acesso a cerca de 300 expositores de todos os segmentos: vestuário feminino e masculino, bolsas, calçados e acessórios, entre outros.

Para a empresária Marlene Soares, dona de uma loja de roupas, a iniciativa foi muito positiva e trouxe grandes resultados. “A feira contribuiu em relação à compras, tendências para próxima coleção, forma de expor produtos, técnica e comportamento,” disse.

O gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, também destacou a importância da ação. “A missão é sinônimo de aprendizagem e crescimento, onde os empresários puderam trocar experiências com grandes referências do segmento, além de ficarem atualizados para um mercado mais competitivo”, ressalta.

Na oportunidade, o grupo ainda realizou negócios com grandes marcas, aumentou a rede de contatos, obteve inspirações de visual merchandising, teve acesso a ideias para inovação e contatos com profissionais importantes do mundo da moda, como estilistas, jornalistas, blogueiras, atrizes e modelos nacionais e internacionais.

A coordenadora do Shopping Teixeira Mall, Joelma Nunes, resumiu o evento como uma grande oportunidade. “O acesso dos empresários ao Minas Trend é uma porta para novos mercados, conceitos e clientes, no meu ponto de vista” , concluiu.

Animais silvestres são resgatados em Porto Seguro

preUma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Seguro, no extremo sul do estado, realizou nesta semana diversos resgates de animais silvestres. Entre as espécies apreendidas estavam um gambá, um bicho preguiça e um mico da cara branca – que estava em uma residência do distrito de Arraial D’Ajuda. De acordo com a secretaria, a captura ou comércio de animais silvestres pode gerar multa e até cadeia. Ao site Radar 64, o coordenador de Fiscalização Ambiental, Mackxuel Campeche, destacou a importância da participação da comunidade para coibir o crime.

“A população tem contribuído nas questões ambientais, tanto com denúncias como na preservação das espécies de nossa fauna. Isso é muito importante para o trabalho da fiscalização no nosso município”, ressalta.

Avançam as obras de construção do Cras do Ulisses Guimarães

IMG_7656Buscando cuidar melhor da população de Teixeira de Freitas, o Governo Municipal em parceria com o Governo Federal, vem desenvolvendo ações que vão beneficiar diretamente a população. Além da construção das creches e unidades de saúde, que já estão em andamento, um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) também está sendo construído no Ulisses Guimaraes.

O projeto do novo Cras foi feito em observância às Orientações Técnicas do Centro de Referência em Assistência Social, documento produzido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em que consta aspectos quanto à estrutura e equipe profissional necessárias para que a população seja atendida com segurança e conforto.

O Centro trabalha com o atendimento de crianças a idosos que tenham seus direitos violados, vítimas de violência em geral, seja ela física ou psicológica. Elas são atendidas e passam por um período de orientação e acompanhamento, através de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais como advogado, psicólogo, educador social e assistente social, entre outros, com parceria com órgãos como Ministério Público e Conselho Tutelar.

O Cras tem 144 m² de área construída, conta com três salas de atendimento, coordenação, dois sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais, e dois normais, cozinha, dois salas multiuso, recepção, almoxarifado, varanda e área de serviço. Somente a fase da obra já está gerando 8 empregos diretos.

Para o servente de pedreiro Pedro Luiz da Silva 32 anos, morador do Ulisses Guimarães, que trabalha na obra a cerca de dois meses, “eu precisava de trabalhar cheguei aqui e fui contratado é muito bom trabalhar aqui, espero ficar até a obra ser concluída” , informou Pedro.

A moradora Josenildes dos Santos Cruz, 29 anos, mãe de trigêmeos, moradora da rua Idonesia 108, também está satisfeita com a construção do Centro no bairro, “ é muito bom porque as pessoas que precisam de atendimento não vão mais precisar sai para longe em busca de ajuda, isso ajuda muito a população mais carente,” concluiu. O bairro Ulisses Guimarães já desfruta de outro benefício, o asfaltamento de sua principal via de acesso, uma demanda antiga da população, que agora foi concretizada.

Estão abertas as inscrições para o Projovem Urbano 2014

projovemeucapaA Prefeitura de Teixeira de Freitas/Secretaria Municipal de Educação informa que estão abertas as inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) edição 2014. O programa é desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com o Governo Municipal e o período de inscrição se encerra em 17 de novembro.

Estão sendo ofertadas 200 vagas para jovens com idade entre 18 e 29 anos que saibam ler e escrever e ainda não tenham concluído o ensino fundamental. Além da conclusão do referido curso, o programa tem atuação voltada para a qualificação profissional e participação cidadã.

O curso se inicia em 17 de novembro (último dia de inscrição) e tem duração de 18 meses, período em que os estudantes receberão auxílio mensal de R$ 100. Ainda, serão oferecidas salas de acolhimento para os filhos de estudantes com idade entre 0 e 8 anos.

Os interessados devem se inscrever na Escola Municipal Alcenor Alves Barbosa, localizada na rua Júlio Martins, s/n, bairro Castelinho. Os documentos necessários são: carteira de identidade (original e cópia), CPF (original e cópia) e histórico escolar (original e cópia). Para outras informações ligue 3011 0212.

Fafá de Belém declara apoio a Aécio e Chico Buarque, a Dilma

chicoA lista de artistas que apoiam a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) ou a candidatura de Aécio Neves (PSDB) cresce a pouco mais de uma semana do pleito. No programa eleitoral da noite desta quinta-feira (16), foram exibidos vídeos em que atores e cantores se uniram a outras personalidades para apoiar as respectivas candidaturas. Os cantores sertanejos Fafá de Belém e Leonardo, além da dupla Cesar Menotti e Fabiano, discursaram em favor do tucano. “O Brasil precisa mudar, de novo. Ou melhor, corrigir seu rumo. Aécio: 45”, disse Fafá.

fafaEla é uma das representantes do Movimento Diretas Já, que no fim do período da ditadura militar (1964-1985) pedia voto direto nas eleições. Os atores Milton Gonçalves, Luiz Fernando Guimarães e Maria Padilha também apareceram na propaganda do PSDB. Já na propaganda de Dilma, Chico Buarque disse que a admira e respeita, além de confiar na candidata do PT. Chico afirmou ter “certeza” de que os programas de inclusão social serão mantidos e ampliados caso ela seja eleita. “A gente sabe o que ela pensa, o que ela defende. Em 2010, eu votei na Dilma muito por causa do Lula. Este ano, eu voto na Dilma por causa da Dilma”, declarou o compositor.

Teixeira: Jovens estão desaparecidos há um mês

corDeu no Correio: Dois jovens estão desaparecidos há 1 mês em Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado. Familiares acusam policiais militares de terem perseguido os dois antes do sumiço e querem esclarecer o que aconteceu com os dois. Erimak Jefferson Lima Oliveira, 16 anos, e Marcial Santos de Souza, 18 anos, foram vistos pela última vez no dia 15 de setembro.

Erimak saiu de casa no dia por volta das 19h para encontrar Marciel, que estava com a moto da mãe. Eles deixaram a moto com um amigo e saíram em outra moto, quando então teriam sido perseguidos por PMs. “A gente ouviu falar que foi uma perseguição da polícia. E a polícia apreendeu essa moto”, disse à TV Bahia Edilene Lima, mãe de Erimak.

Já a PM afirma que a moto em questão era roubada. “Temos o fato de uma ocorrência registrada no dia 15/09, de que havia sido roubada uma moto vermelha. Ele (um PM) de posse das características da moto avistou e foi proceder com a abordagem. Dois elementos estavam na moto e empreenderam fuga. Eles pegaram a moto, a guarnição de serviço, levou para a delegacia, fez o registro. De lá para cá, não temos mais nada”, relata o capitão Anilton Almeida, do 13º Batalhão.

O desaparecimento é investigado pela Polícia Civil da cidade, que não tem pistas sobre os dois jovens e que até o momento não há indício de crime.

Mucuri: Mulheres doarão seus cabelos para institutos de combate ao câncer

doacaEducadores da rede de ensino de Mucuri se reuniram em prol de uma causa mais do que nobre. Aproveitando-se da campanha mundial de combate ao câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, estão divulgando o Projeto Doe Suas Madeixas, que convoca mulheres de todas as idades a cortarem e doarem seus cabelos a outras mulheres que passam pelo tratamento.

No próximo dia 22, durante a manhã e a tarde, o mutirão intitulado Outubro Rosa Mucuri irá se reunir na Praça do Meio Ambiente, na Sede do município. Com a ajuda de cabeleireiros voluntários, cortarão suas madeixas. Mas ninguém ficará careca, como garante uma das organizadoras da ação, Mônica Domingues. “O mínimo é 15 cm. Já cortei 30 cm do meu”, explica.

As madeixas serão doadas à Cemed, em Teixeira de Freitas, que está confeccionando perucas que, por sua vez, serão doadas às pacientes que perderam seu cabelo durante o tratamento quimioterápico.

Quem não quiser ou não puder doar suas madeixas, os organizadores também estarão recebendo a doação de lenços, que serão ofertadas a outros institutos de combate ao câncer.

Vale lembrar que o evento é aberto e todos podem participar. Haverá stands da Secretaria Municipal de Saúde com informações sobre a saúde da mulher e oferecendo teste de glicemia, aferição de pressão arterial, entre outros serviços.

Teixeira de Freitas: Inauguração da antena de celular de Cachoeira do Mato será nesta sexta-feira

antena-celularO governo municipal de Teixeira de Freitas inaugurará nesta sexta-feira (17) o início do sinal de celular para a comunidade de Cachoeira do Mato e comunidades rurais próximas, possível graças a instalação da antena. Esta realização faz parte dos investimentos que estão sendo feitos com objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. A antena para sinal de celular possui altura aproximada de 40m, com alcance estimado entre 5 a 8km, a depender da geografia local. Este mesmo aparelho que está sendo instalado em Santo Antônio, e levará mais inclusão a essas comunidades.

A instalação da antena, uma reivindicação antiga, será responsável por levar o sinal de telefonia móvel para os povoados, com frequência 3G. A integração dos moradores, a facilitação do fluxo de informações, tudo contribuirá para que os teixeirenses tenham sua qualidade de vida melhorada. A inauguração acontecerá às 18h, com a presença do prefeito João Bosco, secretários e vereadores do município que testemunharão mais esta conquista para a população. Antes deste momento, houve uma intensa etapa de testes.

De acordo com o prefeito João Bosco, a importância deste evento se dá principalmente pela elevação da qualidade de vida, já que a comunicação, cada vez mais, é fundamental para o desenvolvimento dos lugares e das pessoas, que merecem ter acesso a todo mecanismo que leve informação. “Tudo o que a gente puder fazer para dar melhores condições, para dar dignidade, nós faremos. Trabalhamos focados nas pessoas, elas são nossa prioridade”, destacou o prefeito. A conectividade por meio desta tecnologia permite às pessoas, a qualquer momento e em qualquer lugar, a viver de forma mais integrada e divertida.

Teixeira promove mobilização no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

hemoba25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data criada em 1964 tem como objetivo valorizar a doação voluntária. A unidade teixeirense de coleta e transfusão da Fundação de Hematologia da Bahia (Hemoba) realizará campanha referente ao dia.

A campanha é realizada da Secretaria Municipal de Saúde, do Rotary Clube, das Lojas Maçônicas Profeta ISSA e Redenção, com o apoio de algumas escolas e faculdades do município, além de diversas organizações civis não governamentais.

Condições básicas para ser um doador de sangue:

• Sentir-se saudável.

• Ter entre 16 e 69 anos de idade (menor de 18 anos com autorização do responsável).

• Pesar acima de 50 kg.

• Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial válido em todo o território nacional.

Recomendações para o dia da doação:

• Nunca vá doar sangue em jejum.

• Durma no mínimo 6 horas.

• Não ingir bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

• Não fume por pelo menos 2 horas.

• Evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas.

.Não ter feito exame de endoscopia nos últimos 6 meses.

Campanha da candidata Dilma dá demonstração de força em Teixeira de Freitas

buzinaço 13 (24) buzinaço 13 (3)A campanha da candidata à reeleição pela presidência da república, Dilma Rousseff (PT), deu a demonstração de sua força na região extremo sul da Bahia, em um grande movimento espontâneo pelas ruas da principal cidade da região, Teixeira de Freitas. Pessoas a pé, em carros, motos, bicicletas e mesmo das calçadas de suas casas, participaram ativamente do movimento realizado na noite desta quarta-feita (15/10).

A crescente adesão popular ao movimento pela reeleição da atual presidente tem sido claramente observada pelo número de carros adesivados e casas sinalizadas com as cores, números e símbolos petistas. O evento desta quarta-feira partiu da praça Caravelas, por volta das 19 horas, percorrendo bairros como o São Lourenço, Urbis I, Jardim Caraípe, Castelinho, sendo finalizada na área central da cidade. Entre os participantes o clima era de completa satisfação. A campanha de Dilma Roussef na região ainda terá outras movimentações semelhantes.

Eunápolis: Homem esquarteja cachorro da raça poodle de vizinha e alega ‘surto’

g1Deu no G1:Um homem foi levado à delegacia de Eunápolis, extremo sul da Bahia, após esquartejar um cachorro da raça poodle na manhã desta terça-feira (14). De acordo com a delegada Elizabeth Salvadeu, o animal é da vizinha, que costumava deixá-lo sair de casa apenas para fazer as necessidades. O crime aconteceu na Rua Cantagalo, no bairro Pequi.

“A vizinha conta que ele sempre ficava chamando o cachorro. Ele já matou uma pessoa no ano de 2006, em Minas Gerais. Agora, pegou o facão e cortou o animal dizendo que ele estava com magia negra. Alegou que tinha surtado”, relata a delegada.

O suspeito, que em 42 anos e é aposentado por invalidez, não vai ficar preso. Salvadeu conta que ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e será liberado. “Não teve flagrante, é crime ambiental, ele não tem como ficar preso”, afirma.

Itanhém: Profissionais da Atenção Básica recebem treinamento do Projeto Caminhos do Cuidado

ageAgentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família do município de Itanhém participaram do treinamento do Projeto Caminhos do Cuidado – Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas). O curso, que aconteceu no polo UAB, durante o mês de setembro, com finalização na última quarta-feira, visa melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da qualificação e formação dos profissionais da Rede de Atenção Básica de Saúde.

O curso ofereceu um conjunto de estratégias e conhecimentos em saúde mental, que possibilitam aos profissionais acolher e cuidar do usuário de forma integral, reduzindo os danos para aqueles que fazem o uso prejudicial de drogas, qualificando o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas.

O participante do treinamento serve também de multiplicador, levando o conhecimento adquirido para ser trabalhado nas comunidades. A capacitação foi para 100% dos ACS e um (01) auxiliar/técnico de enfermagem por equipe de saúde da família, indicado pelo município, com carga horária de 40h presenciais, sendo um dia da semana durante 5 semanas consecutivas, das 08 às 17h.

A prefeitura liberou os trabalhadores nos dias do curso e colaborou com a disponibilidade do local para as aulas, equipamento necessário como data show, som e computadores, além de disponibilizar materiais de apoio para os tutores que ministraram as aulas.

Prefeitura de Ibirapuã parabeniza professores pelo seu dia

dia professorReconhecendo a importância do professor para humanidade, a atual gestão de Ibirapuã homenageia todos esses profissionais que com tanto empenho e dedicação vem transformando a vida das pessoas através da educação.

Para todo bom profissional houve um bom professor. Obrigado pela paciência e condução, mesmo quando esses alunos não estão plenamente conscientes da importância do ensino para o futuro, ainda assim, o trabalho do educador se mantém centrado e voltado para um bem maior.

Sem os professores, não chegaríamos a lugar algum. Obrigada pela colaboração por uma vida melhor!

Feliz Dia do Professor!

Eunápolis premia empresas empreendedoras

destA empresária Quelle Carvalho comanda uma loja de piscinas em Eunápolis há um ano e garante que um dos diferenciais de sua empresa é a qualidade do atendimento ao cliente. “São vários os fatores para o sucesso da empresa, mas entre eles priorizamos o atendimento a cliente, por meio dos produtos e atenção às demandas de mercado”, disse.

Para Quelle, esse foi o grande destaque na conquista do Prêmio Gestão Empreendedora edição 2014 (PGE). A cerimônia de entrega de troféus aos vencedores da 14ª edição do PGE foi realizada na noite de sexta-feira, 10 de outubro, no Hotel Oceania, em Eunápolis. Na oportunidade, 35 empresas de diversos segmentos foram reconhecidas, de acordo com os critérios da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) e opinião pública. Elas disputaram as categorias Comércio, Serviço, Indústria, Educação, Saúde e Franquia, além de concorrerem todas ao prêmio de “Empresa do ano”.

Entre os critérios trabalhados pela FNQ estão liderança, estratégia e planos, clientes e processos. Durante a avaliação, a fundação também prestou consultoria às empresas participantes, visando aumentar a competitividade dos negócios. A ação vai ao encontro do objetivo do prêmio, que é também de reconhecer a atitude empreendedora, além de potencializar os talentos e desenvolver competências, como explica o gerente regional do Sebrae Teixeira de Freitas, Alex Brito. “A premiação estimula a busca de conhecimento por parte dos empresários, que, por sua vez, promovem o crescimento das empresas e melhoram a economia local”, explicou.

Um dos destaques do evento foi o prêmio de “Empresa do ano”, concedido ao proprietário de uma empresa de satélites para topografia, Luiz Morais. Para ele, que há 10 anos atua no mercado de Eunápolis, a capacitação é o melhor caminho para a conquista de um mercado competitivo. “Para que novas medidas fossem implantadas na empresa e nós alcançássemos esse reconhecimento, participamos de muitos treinamentos, oficinas e consultorias nas áreas de gestão e finanças”, afirmou.

A iniciativa do PGE é do Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindicato Patronal do Comércio e Prefeitura Municipal de Eunápolis.

Projeto de lei assegura gratuidade de produtos com preço errado

preEstá em processo de análise na Câmara um projeto de lei que assegura a gratuidade de produtos de supermercado que não apontam o mesmo valor na prateleira e no caixa. Essa lei já vale para supermercados do Rio de Janeiro desde janeiro deste ano. Segundo o projeto de lei, caso o cliente pegue vários produtos iguais, apenas o primeiro produto será gratuito, os demais serão pagos com o menor valor.

Também está previsto que os estabelecimentos que forem reincidentes nos casos de preços diferentes deverão pagar uma multa de mil reais para cada produto com preço errado. Esses mesmos estabelecimentos serão divulgados pelos Procons. A proposta será analisada pelas comissões de Indústria e Comércio, Defesa do Consumidor, Desenvolvimento Econômico, e de constituição e Justiça de Cidadania.

Grande concerto finaliza II Encontro de Cordas do ICED e consolida sucesso

II Encontro de Cordas do ICED_concerto final (52) II Encontro de Cordas do ICED_concerto final (80)Com plateias lotadas, música de primeira qualidade e vivências únicas, foi finalizado no sábado (11) o II Encontro de Cordas do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), promovido com o objetivo de aprimorar o ensino técnico da música erudita e proporcionar novas experiências aos pequenos músicos do Iced e projetos sociais convidados. O que parecia muito distante outrora, agora é realidade: Teixeira de Freitas viveu lindas noites ao som de música clássica, tocada por teixeirenses e convidados.

Sobre a vivência junto ao ICED o decano do Instituto de Artes, Humanidades e Ciências da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Francesco Lanciotti Júnior, publicou em sua página na rede social Facebook: “Em três meses, morando em Teixeira de Freitas, já tive o prazer de contemplar mais boa música do que em toda a minha vida. Parabenizo e agradeço à equipe do Iced Teixeira por isso”. Somente quem participou dos concertos, que aconteceram de quarta a sábado, ou viu de perto a felicidade e empolgação das crianças e adolescentes que tiveram aulas com professores da Filarmônica de MG, da Orquestra Juvenil da Bahia, do Conservatório Nacional de Assunção/Paraguai conhece o verdadeiro sucesso do II Encontro.

“Nós viemos para aprender música, mas também aprendemos muita coisa sobre pessoas”, as palavras são de Reinam Dias, 18 anos, do projeto Dona Flora, desenvolvido há cerca de dez anos no município de Alcobaça/BA. Para ele, a “convivência, novas amizades, o aprendizado sobre novos instrumentos e ter conhecido professores de outros locais” foram os grandes êxitos do II Encontro. Kayllane Lopes Carvalho, 11 anos, do projeto Orquestrando Futuros/Teixeira de Freitas, explicou que “pessoas diferentes, de outros lugares, ensinam de um jeito diferente, então a gente sempre aprende mais um pouco”.

Os projetos participantes do Encontro somaram a presença de mais de 300 estudantes nas atividades pedagógicas e artísticas desenvolvidas. Orquestrando Futuros/Teixeira de Freitas, Dando Corda para Paz e Bem/Teixeira de Freitas, Dona Flora/Alcobaça, Orquestra de Trancoso e o Núcleo de Projetos Orquestrais da Bahia (Neojiba) são projeto que têm em comum a utilização da música como instrumento para a transformação social. Desde cedo, as crianças são despertadas para a sensibilidade e harmonia que transborda da música para a vida, um exemplo disso é Samuel Pereira Santos que aos 5 anos de idade tem como atividade que mais gosta de fazer “tocar violino”.

Professores como Giammaria Palacio, Eber Soares, Vanessa Chavez, do Paraguai, Moises Pena e João Carlos Ferreira, da Filarmônica de Minas Gerais, Filipe Vital, Alan Resedá, Cassio Bittencourt e Gileard Teixeira do Neojibá, mais do que proporcionar a aprendizagem técnica da música renovaram a fé de cada participante sobre a realização dos sonhos. No concerto de abertura, Moisés Pena, da Filarmônica de Minas Gerais, comentou “Eu vim de periferia, o que aconteceu aqui hoje para eles aconteceu comigo anos atrás”, segundo ele “um ditado muito certo diz que o artista é igual o talento mais o trabalho, acredito muito nisso – talento vocês já têm”.

O II Encontro de Cordas do ICED, que reuniu nacionalidades diferentes, grupos diferentes, faixas etárias diferentes, deixou como lição a todos os participantes, professores, estudantes e plateia, o legado da solidariedade e da harmonia. A professora paraguaia Vanessa Chavez garantiu “o nível musical deles subiu 100% em relação ao ano passado, mas o que foi incrível de ver foi o apoio da população, ter concertos lotados, com centenas de pessoas”. A arte musical erudita, depois de contagiar centenas de pequenos aprendizes, está tomando conta da sociedade teixeirense e foi uma das razões do sucesso do II Encontro.

Realizado pelo ICED, em parceria com o governo municipal, Igreja Batista Memorial (IBM) e outros apoiadores, o II Encontro de Cordas do ICED aconteceu de 8 a 11 de outubro de 2014. Suas atividades pedagógicas foram promovidas no complexo educacional da IBM e os concertos, a cada noite, na Primeira Igreja Batista, Câmara Municipal, auditório do Cetepes (antigo Colem) e IBM – o público espectador superou todas as expectativas.

TSE suspende propaganda da revista Veja em rádio por apoiar candidatura de Aécio

vejaO ministro Admar Gonzaga do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu liminar para a suspensão imediata de propaganda da revista Veja veiculada no rádio. A publicação da editora Abril teria publicitado um comercial em favor do candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB). O relator entendeu que no trecho “Aécio Neves (…) promete tirar a Petrobrás das mãos de uma quadrilha” seria uma forma de divulgar um discurso empreendido pelo candidato Aécio Neves sobre o tema polêmico, cerne das discussões entre os dois candidatos na disputa pelo cargo de presidente da República. O ministro acredita que a propaganda “desbordou para o debate político-eleitoral, em período crítico e por veículo impróprio”.

De acordo com representação apresentada pela coligação liderada por Dilma Rousseff (PT), a revista Veja já teria realizado uma conduta semelhante no período eleitoral de 2006, “comprada” pela coligação adversária. Na época, houve a publicação de uma capa da revista apoiando o candidato à Presidência da República Geraldo Alckmin, atualmente governador de São Paulo. A capa teria se propagado por meio de outdoors. O TSE, no momento, determinou a retirada da propaganda.