Destaques da semana
Tribunal de Justiça decreta ilegalidade da greve da PM na Bahia

Tribunal de Justiça decreta ilegalidade da greve da PM na Bahia

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) declarou a ilegalidade da greve da Polícia Militar (PM) na manhã desta quarta-feira (16). De acordo com a decisão do desembargador Roberto Frank, ...

Ler mais

Prefeitura de Teixeira de Freitas entrega Cartões Benefício aos estudantes do ProJovem

Prefeitura de Teixeira de Freitas entrega Cartões Benefício aos estudantes do ProJovem

A Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Educação, realizará a entrega dos Cartões Benefício para participantes do ProJovem Urbano. O momento foi celebrado em um evento ...

Ler mais

Homicídios na Bahia cresceram 75% entre 2011 e 2012, diz ONU

Homicídios na Bahia cresceram 75% entre 2011 e 2012, diz ONU

Mais de 10% de todos os homicídios ocorridos no mundo, em 2012, foram registrados no Brasil, de acordo com o Relatório Global sobre Homicídios 2013, do Escritório das Nações Unidas ...

Ler mais

Teixeira Folia será lançado na próxima quinta

Teixeira Folia será lançado na próxima quinta

O Teixeira Folia 2014 será lançado na próxima quinta-feira (24) às 8h no Metrópole Hotel. São aguardados os principais jornalistas e veículos de comunicação da região extremo sul baiana. Na oportunidade ...

Ler mais

Semana Santa: Três toneladas de peixes são distribuídas pela Prefeitura de Ibirapuã

Semana Santa: Três toneladas de peixes são distribuídas pela Prefeitura de Ibirapuã

Depois da programação da Semana Santa com quatro edições do projeto Cinema nos bairros que levou o filme “A paixão de Cristo”, música e reflexão sobre o verdadeiro sentido ...

Ler mais

Prefeitura de Teixeira de Freitas investe no debate para desenvolver o agronegócio

arnaldinhoA Prefeitura de Teixeira de Freitas, através das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, está empenhada em questões para fomentar o desenvolvimento do agronegócio em nosso município, para isso, participou na manhã da quinta-feira (10) do 1° Café da Manhã do Agronegócio, organizado pela equipe do Banco do Brasil e acontecido no auditório da Ceplac, em Teixeira de Freitas, com o objetivo de apresentar as linhas para financiamento e investimentos, com vistas ao desenvolvimento do segmento.

Na oportunidade o secretário Arnaldo Ribeiro pôde tirar dúvidas sobre as linhas de financiamento e licenciamento ambiental referente ao agronegócio. E, se comprometeu em dar atenção especial para conferir agilidade aos processos burocráticos, a fim de sanar os entraves do licenciamento. Em sua fala, o secretário parabenizou os produtores rurais pelo cuidado que têm tido quanto à manutenção das Áreas de Proteção Permanente (APP) e recuperação de áreas degradadas.

Estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente Arnaldo Ribeiro, o secretário de Agricultura José Henrique Gonsalves, o gerente de Mercado do Agronegócio da Bahia Dr. Cortilho e outras autoridades como produtores e representantes da EBDA, ADABE e CEPLAC.

O agronegócio e a economia

De acordo com a publicação Geo Mundo o agronegócio brasileiro é uma atividade próspera, segura e rentável e o Brasil tem 388 milhões de hectares de terras agricultáveis férteis e de alta produtividade, dos quais 90 milhões ainda não foram explorados. Esses fatores fazem do país um lugar de vocação natural para a agropecuária e todos os negócios relacionados à suas cadeias produtivas. O agronegócio é hoje a principal locomotiva da economia brasileira e responde por um em cada três reais gerados no país.

Tribunal de Justiça decreta ilegalidade da greve da PM na Bahia

reuniao_pm_02O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) declarou a ilegalidade da greve da Polícia Militar (PM) na manhã desta quarta-feira (16). De acordo com a decisão do desembargador Roberto Frank, os policiais militares devem retornar ao trabalho imediatamente. Para o Supremo Tribunal Federal (STF), os militares e equiparados são proibidos de fazer greve.

A decisão da greve ocorreu após representantes de associações que representam os policiais militares terem analisado e rejeitado uma proposta de modernização da PM feita pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Segundo o TJ-BA, oficiais de Justiça vão entregar a decisão da ilegalidade ao comando grevista da PM e ao governo do estado. Caso os policiais não retornem ao trabalho, será aplicada multa diária de R$ 50 mil.

A ação cautelar foi ajuizada pelo procurador-geral de Justiça, Márcio José Cordeiro Fahel, contra o governador da Bahia, Jaques Wagner, e seis associações representativas da PM: a Associação de Policiais e Bombeiros e de Seus Familiares (Aspra), a Associação de Praças da Polícia Militar da Bahia (APPM-BA), a Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (AOPM-BA Força Invicta), a Associação dos Oficiais Auxiliares da Polícia Militar (AOAPM-BA), a Associação dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais da Polícia Militar da Bahia (ABSSO-BA) e a Associação dos Bombeiros Militares da Bahia – Associação Dois de Julho.

Prefeitura de Teixeira de Freitas entrega Cartões Benefício aos estudantes do ProJovem

projovemeucapaA Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Educação, realizará a entrega dos Cartões Benefício para participantes do ProJovem Urbano. O momento foi celebrado em um evento na noite desta quarta-feira (16), às 19 horas, na Escola Deputado Geraldo Ramos, situada à Rua José Moura, Bairro Redenção.

O Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação concedem este crédito para fins educacionais e pessoais aos estudantes que participam do programa. A decisão do Governo Federal foi tomada tendo em vista a necessidade de se estabelecer condições que permitam o pagamento dos auxílios financeiros destinados aos estudantes.

ProJovem Urbano

O ProJovem Urbano foi instituído em 2005 e tem como orientação promover a inclusão social dos jovens. É voltado para os jovens que não concluíram o Ensino Fundamental. O objetivo é elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental, visando à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania, na forma de curso, conforme previsto no artigo 81 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Homicídios na Bahia cresceram 75% entre 2011 e 2012, diz ONU

tiroMais de 10% de todos os homicídios ocorridos no mundo, em 2012, foram registrados no Brasil, de acordo com o Relatório Global sobre Homicídios 2013, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) sobre dados do ano anterior. O relatório aponta 437 mil assassinatos no mundo, em 2012, sendo 50.108 no Brasil. O documento também aponta que número de homicídios na Bahia cresceu 75% no período.

De acordo com a Unodc, há um cenário de estabilidade no número de homicídios no país, que ao lado do México, da Nigéria e do Congo está no segundo grupo de países com maior número de assassinatos do mundo, com índice de 25 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. No primeiro grupo, onde figuram Colômbia, Venezuela, Guatemala e África do Sul, a situação de violência ainda é pior. Neles, o índice de assassinatos passa de 30 por 100 mil habitantes.

Enquanto nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo o índice de homicídios caiu, respectivamente, 29% e 11%, na Paraíba a taxa cresceu 150% (na Bahia aumento de 75%). Segundo o estudo, Pernambuco, com redução de 38%, foi o único estado do Nordeste com queda no número de assassinatos.

No Brasil, 90% das vítimas de homicídios são homens. O abuso de álcool e outras drogas, e a disponibilidade de armas de fogo, são apontadas no estudo como determinantes para que aconteçam os assassinatos. O relatório também destaca que o continente americano apresenta uma importante disparidade entre o total de homicídios cometidos e a condenação dos responsáveis, já que apenas 24% dos crimes são solucionados.

O levantamento ressaltou ainda as unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) como uma iniciativa determinante para a redução dos índices de homicídio em quase 80%, no Rio de Janeiro, entre 2008 e 2012.

Teixeira Folia será lançado na próxima quinta

teixeira foliaO Teixeira Folia 2014 será lançado na próxima quinta-feira (24) às 8h no Metrópole Hotel.

São aguardados os principais jornalistas e veículos de comunicação da região extremo sul baiana. Na oportunidade serão anunciados: o formato adotado para este ano, as atrações, o planejamento de segurança e demais detalhes da Festa.

O Teixeira Folia é a festa oficial da Prefeitura em comemoração ao aniversário de emancipação política do município, datada em 09 de Maio de 1985. Neste ano, a Prefeitura transferiu o feriado oficial para a segunda-feira (12), para que o comércio não fique prejudicado com a paralisação em meio às vendas para o Dia das Mães, assim, o teixeirense terá tranquilidade para fazer suas compras.

As comemorações do Teixeira Folia 2014 estão previstas para começarem no dia 09 e seguirão até o dia 12.

Semana Santa: Três toneladas de peixes são distribuídas pela Prefeitura de Ibirapuã

entrega peixes rildo peixeDepois da programação da Semana Santa com quatro edições do projeto Cinema nos bairros que levou o filme “A paixão de Cristo”, música e reflexão sobre o verdadeiro sentido desta época do ano, a Prefeitura Municipal de Ibirapuã distribuiu três toneladas de peixes do tipo Tilápia.

Na última terça – feira (15) os servidores públicos entregaram as fichas nas casas das famílias da cidade, para a retirada dos peixes no dia seguinte na secretaria de Ação Social. A entrega foi feita de maneira organizada e rápida.

Para o prefeito Rildo Andrade que esteve no local foi uma grande alegria poder participar da iniciativa. “ Primeiro fizemos um trabalho para o conhecimento da população do sacrifício de Cristo por nós, agora distribuímos peixes como maneira de incentivar a nossa abdicação da carne vermelha durante a semana das dores de Jesus. Fico feliz de participar de um evento tão organizado, onde todos estão conscientes da importância do jejum por nosso Senhor,” concluiu o prefeito.

Itamaraju: Prefeito é multado por contratação sem licitação

IMG_2776Na sessão desta terça-feira (15/04), o Tribunal de Contas dos Municípios considerou procedente o termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Itamaraju, Manoel Pedro Rodrigues Soares, mais conhecido como Pedro da Campineira, em razão da contratação do IBDM – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Municipal, pelo valor global de R$ 66.000,00, sem a realização de procedimento licitatório. O prefeito terá que cancelar o contrato e pagar multa de R$ 1.500,00. Ainda cabe recurso à decisão.

Em sua defesa, o prefeito tentou conferir legalidade ao contrato celebrado com IBDM, visando a prestação de serviços de sistema e softwares, sob o argumento de que todos os requisitos para a dispensa de licitação estariam preenchidos.

O relator, conselheiro Plínio Carneiro, todavia, ressaltou que por diversas vezes o TCM já se pronunciou acerca da contratação de empresas similares ao IBDM sem licitação, negando-lhes legalidade.

Confira o tempo hoje

IMG_0719_640x480A previsão do tempo para esta quinta-feira (17) na região é de sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia. À noite o tempo fica firme. A temperatura deve variar entre 23 e 32 graus, segundo o Instituto ClimaTempo.

Madrugada de hoje: Lua sangrenta no céu. Um fenômeno visto à olho nu

destaque_LUAA madrugada desta terça-feira, dia 15, foi muito aguardada com ansiedade pelos amantes da astronomia. Durante a noite aconteceu o eclipse total da Lua. O fenômeno começou por volta das 3h e foi visto em todo país, sendo mais perceptível na fase final, nas localidades mais à Oeste do país. A Lua, a Terra e o Sol estarão em perfeito alinhamento.

destaque LUAO fenomeno durará cerca de 78 minutos. Esse evento vem acompanhado de muitas supertições. Há uma passagem no livro Biblico do Apocalipse que diz:”o Sol se transformará em trevas e a Lua em sangue, antes que chegue o grande dia do Senhor”. Porém, no campo da ciencia a explicação é certa. A lua se torna vermelha por conta do reflexo dos raios solares na atmofesra terrestre, causado pelo alinhamento com a Terra e o Sol.

Segundo a Nasa (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço), esse fenomeno acontecerá quatro vezes seguidas entre 2014 e 2015 nas seguintes datas- 15/04/14, 08/10/14, 04/04/15 e 28/09/15. É o chamado tétrade lunar.

Outro detalhe especial dessa madrugada é que, juntamente com o eclipse, Marte também estará visível. O planeta vai estar mais próximo da Terra e alinhado com a Lua.

Pão francês pode ficar até 10% mais caro a partir de maio

paoO pão francês pode ficar mais caro, na mesa dos baianos, a partir do próximo mês. O aumento de custos com matéria-prima pressiona o preço do popular “cacetinho” e derivados de farinha de trigo. De acordo com representantes do setor, o alimento pode ficar de 4% a 10% mais caro até maio.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Salvador, Mário Pithon, a conjuntura de aumento dos custos com a mão-de-obra, após o incremento do salário mínimo, o aumento da farinha de trigo e a elevação do aluguel, normalmente definido no início do ano, tornam os reajustes no preço do pão “prováveis”. Ele disse ao jornal A Tarde que “O aumento do preço de pão nunca é um aumento que antecipa custos futuros. É para compensar o que já passou. Eu diria que um aumento de 7% a 8% está dentro da realidade”, concluiu. A farinha de trigo sofreu reajustes por causa da queda de produção na Argentina, por motivos climáticos, e restrições nas exportações pelo governo argentino para conter o processo inflacionário no país. A Argentina é a principal fornecedora do produto para o Brasil.

Carro pega fogo e deixa dois feridos em Medeiros Neto

quiDois homens ficaram feridos ontem (14) na BA-290 a 5 quilômetros de Medeiros Neto, depois que o carro em que estavam pegou fogo. Segundo testemunhas, os homens viajam de Vereda para Teixeira de Freitas, quando o condutor se sentiu mal e bateu em uma árvore. Vários carros e um ônibus da Viação Santa Clara pararam no local e ajudaram a conter as chamas com os extintores. As vítimas foram socorridas ao hospital e tiveram parte do corpo queimada, a situação mais grave foi a do carona que teve a perna empressada e com queimaduras graves.

Governo prevê mínimo de R$ 780 em 2015, último reajuste pela lei atual

dinhiroO governo prevê um aumento do salário mínimo dos atuais R$ 724 para R$ 780 – ou exatos R$ 779,79 – em janeiro de 2015. A estimativa está no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) enviado nesta terça-feira (15) ao Congresso.

Será o último reajuste fixado pela regra atual de valorização da remuneração, que estabelece correção anual pela inflação mais um ganho equivalente ao crescimento da economia nacional de dois anos antes. O cálculo do governo considera inflação de 5,3%, pelo INPC estimado para este ano, mais a expansão modesta de 2,28% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013.

Cabrália: Água contaminada pode ser causa de alerta por diarreia

cabEm Santa Cruz Cabrália, cidade no extremo sul da Bahia que decretou estado de calamidade pública após fortes chuvas no início do mês, órgãos de saúde estão em alerta para cuidados da população no consumo da água. Em uma semana, completada no domingo (13), 37 casos de diarreia ocorreram na cidade.

A prefeitura solicita que moradores evitem tomar banho, consumir ou lavar roupas e utensílios em rios e cisternas e que, principalmente, usem o hipoclorito de sódio para purificar a água.

Amostras de água colhidas em diferentes pontos da cidade foram enviadas para análise em Salvador. Enquanto o resultado não é divulgado, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que as pessoas evitem contato com a água de rios e cisternas. A água contaminada pode causar diarreia e transmitir doenças como a cólera e a lepstospirose.

Na Bahia, já foram registrados 18 casos de lepstospirose neste ano, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

“As pessoas devem ficar atentas, pelo menos pelos próximos 15 ou 30 dias, a qualquer mudança no estado de saúde, seja febre, tosse, dor abdominal, dor nas pernas, vômito. Tudo isso pode levar a um quadro mais grave, inclusive à própria lepstospirose”, afirma o diretor do hospital Manoel Vitorino, Ricardo Gouveia.

Agentes de saúde, além de médicos cubanos e argentinos do programa Mais Médicos, estão visitando moradores para tentar identificar sintomas das doenças e distribuir informativos, além do hipoclorito de sódio. A pessoa deve usar duas gotas do produto em um litro de água e deixar descansar por 30 minutos. A solução deve ser colocada ainda em filtros e caixas d´agua. O trabalho de fiscalização, para evitar que produtos contaminados cheguem até o consumidor, também foi intensificado.

No domingo, 13, a Vigilância Sanitária apreendeu alimentos molhados pela enchente e que seriam vendidos em supermercados e mercearias. Os produtos serão incinerados. “Não só os comerciantes, mas as pessoas de casa que tiverem os seus produtos em contato com a água da enchente, que desprezem esse alimento, porque provavelmente está contaminado”, afirma Paula Aragão, superintendente de Vigilância em Saúde.

Teixeira de Freitas: Mais de R$ 3,5 milhões circularam na I Rodada de Negócios

rodada de negóciosO intercâmbio de informações, contatos e negócios foi constante e rendeu grandes resultados na I Rodada de Negócios do Extremo Sul da Bahia, realizada pela Prefeitura de Teixeira de Freitas, Sebrae e CDL. No primeiro dia, a expectativa de geração de negócios já havia sido superada e ao final do evento mais de R$ 3,5 milhões haviam circulado entre os participantes.

A Rodada nasceu para fortalecimento da cadeia produtiva regional, e aconteceu de 8 a 10 de abril, no Espaço D. As empresas âncoras (Faculdade do Sul da Bahia, Faculdade Pitágoras, Frisa, Locaservice e Suzano) dialogaram com uma centena de micro e pequenos empresários e empresários individuais que foram capacitados para ofertar bens e serviços.

A expectativa era de que a Rodada gerasse cerca de R$ 1 milhão em negócios, o que foi superado ainda no primeiro dia. O montante de R$ 3,5 milhões foi aferido ao final, mas o resultado do evento só poderá ser preciso ao longo dos próximos meses, segundo os organizadores, haja vista que muitos negócios foram pré-constituídos para concretização futura. Além disso, o diálogo horizontal, entre os empresários de pequeno porte também renderam negócios.

A Feira de Negócios

A I Rodada, caracterizada pelo sucesso, serviu de aperitivo para a Feira de Negócios, evento multissetorial que abrangerá um número ainda maior de empresas. Cerca de 120 estandes comporão a Feira, voltada para o fomento empresarial, com a presença dos mais diversos segmentos, bens e serviços. Quase 50% dos estandes já foram comercializados. Os empresários que queiram confirmar presença devem procurar a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Sebrae ou CDL o quanto antes. A Feira de Negócios acontecerá no período de 5 a 8 de junho, das 16 às 22h, no Parque de Exposições.

Preparada para reunir uma mostra da diversidade teixeirense, a feira multissetorial, além da vocação para os negócios e para o intercâmbio empresarial, lançamento de produtos e veículos, trará outras atrações para enriquecimento do fim de semana das famílias locais: música ao vivo, desfile de moda, exposição de aviões, motocicletas, armamentos oficiais, estande com horta suspensa e, brincadeiras para as crianças são algumas das atrações diferenciadas, assim como a praça de alimentação formada com os participantes do I Festival Gastronômico e Cultural “Sabores de Teixeira”.

São parceiros deste evento: Suzano, Sedir, Desenbahia, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Faculdade do Sul da Bahia e Faculdade Pitágoras.

Confira o tempo na região

IMG_0719_640x480A previsão do tempo para esta terça-feira (15) na região é de sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. A temperatura deve variar entre 21 e 28 graus, segundo o Instituto ClimaTempo.

Sai licença ambiental do shopping em Eunápolis

IMG_0489_640x480Já foi entregue à Brasil Porto o licenciamento ambiental para a construção do shopping de Eunápolis. A informação é do secretário de Meio Ambiente do município, Mauro Borges, em conversa com a reportagem do RADAR 64 na quinta-feira (10).

Agora, a empresa responsável pelo empreendimento já dispõe do licenciamento ambiental e o projeto de engenharia aprovado. A fase final no que tange ao poder público municipal será concluída pela Câmara Municipal.

Foi apresentado na sessão desta semana, para ser apreciado e votado, o Projeto de Decreto Legislativo (nº 03/2014) que dispõe sobre a autorização legislativa ao Executivo, para assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), documento que estabelece critérios para a implantação do empreendimento, bem como do condomínio fechado a ser construído ao lado do centro de compras.

A tramitação deve ocorrer em duas ou três semanas. Sendo concedida essa autorização, o que é dado como certo, bastará ao prefeito Neto Guerrieri autorizar a empresa investidora a dar início à obra.

Está previsto um ato simbólico para marcar o início dos trabalhos: o lançamento da pedra fundamental do empreendimento.

Vivo tem 30 dias para regularizar serviço em Nova Viçosa

vivoA Vivo S/A tem 30 dias para regularizar o serviço de telefonia móvel no município de Nova Viçosa, conforme decisão judicial proferida no último dia 10 de fevereiro. Na sentença, o juiz William Bossaneli Araújo acatou pedido liminar feito pelo Ministério Público estadual, em ação civil pública ajuizada pelo promotor de Justiça Thiago Albani Oliveira.

vivo sem sinal

O magistrado determinou prazo de 90 dias para que a operadora disponibilizasse “recursos materiais e humanos em quantidade e qualidade suficientes para regularizar o atendimento da demanda na cidade”. Desde o final do ano passado, clientes da Vivo no município têm reclamado de falhas e quedas nas ligações, telefones mudos, por horas sem sinal ou aparentemente desligados quando permanecem gastando os créditos dos usuários. O eventual descumprimento da sentença implicará em multa diária de R$ 5 mil.

“É importante salientar que com a queda da ligação, antes de completar o minuto de chamada, o consumidor paga como se estivesse utilizando-se do tempo completo de conversação, o que gera um grande prejuízo para ele”, destaca o promotor na ação. Em face do pedido do MP, o magistrado também determinou que a Vivo passasse a cobrar dos telefones pré-pagos pelo tempo real de ligação, e não o minuto completo a cada queda da linha. Caso contrário, terá que arcar com multa mensal de R$ 100 mil. A operadora está impedida de vender qualquer linha telefônica nova no município, sob pena de multa de R$ 1 mil para cada venda.

Motorista sem habilitacão morre após capotar carro em estrada de Nanuque

g1Um idoso de 73 anos sem carteira de habilitação, morreu após bater o carro em uma moto e capotar em uma estrada que liga Nanuque, no Vale do Mucuri, ao povoado de Gabriel Passos. O acidente aconteceu no fim da tarde dessa sexta-feira (11).

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima dirigia perdeu o controle da direção em uma curva, e bateu na traseira de uma moto. Com o impacto da batida, o carro saiu da pista e capotou.

O idoso, que dirigia o carro, morreu na hora. Um jovem rapaz que pilotava a moto e o passageiro foram socorridos e encaminhados para um Pronto Socorro de Nanuque.