Destaques da semana
Com 126 anos, idosa que mora no Asilo São José em Medeiros Neto pode ser a mulher mais velha do mundo

Com 126 anos, idosa que mora no Asilo São José em Medeiros Neto pode ser a mulher mais velha do mundo

Maria Gonçalves dos Santos, carinhosamente conhecida como “Maria do Boné”, nasceu em Salinas-MG no dia 24 de Junho de 1890 e mora no Asilo dos Idosos São José, em ...

Ler mais

Filhos do prefeito e secretária de educação de Medeiros ganham liberdade

Filhos do prefeito e secretária de educação de Medeiros ganham liberdade

Os dois filhos do prefeito de Medeiros Neto, Nilson Costa e mais dois réus da “Operação Hera” da Justiça Federal foram soltos do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. A ...

Ler mais

Milhares de pessoas comparecem ao sepultamento do ex-prefeito, Pe Apparecido Staut

Milhares de pessoas comparecem ao sepultamento do ex-prefeito, Pe Apparecido Staut

Milhares de Pessoas se dirigiram a Paróquia São José Operário para se despedir do ex-prefeito de Teixeira de Freitas-BA, Pe. Apparecido Staut, que morreu na tarde desta quinta-feira, 16 de ...

Ler mais

Grave: internado em Vitória, Padre Apparecido segue inconsciente

Grave: internado em Vitória, Padre Apparecido segue inconsciente

O ex-prefeito de Teixeira de Freitas, Padre Apparecido Staut, está internado em estado grave em um hospital na grande Vitória, no Espírito Santo. Ainda não há informações precisas sobre os motivos ...

Ler mais

Veracel Celulose divulga edital para contratação de estagiário de nível superior

Veracel Celulose divulga edital para contratação de estagiário de nível superior

Para se candidatar à vaga , é necessário estar cursando entre 2º e 4º semestre dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos. Também é necessário possuir conhecimento em ...

Ler mais

Body Fitness

Milhares de pessoas comparecem ao sepultamento do ex-prefeito, Pe Apparecido Staut

missamissaaaMilhares de Pessoas se dirigiram a Paróquia São José Operário para se despedir do ex-prefeito de Teixeira de Freitas-BA, Pe. Apparecido Staut, que morreu na tarde desta quinta-feira, 16 de agosto em um hospital de referência da Grande Vitória-ES, por complicações decorrentes da diabetes. Pela manhã os veículos de comunicação da região alertaram para o quadro grave em que se encontrava o religioso e sobre a possibilidade dele ter entrado em coma (informação extra oficial). Logo mais, à tarde, a triste notícia de sua morte tomou de assalto a população que torcia pela recuperação do líder religioso e político. Pe. Apparecido que foi prefeito de Teixeira de Freitas por dois mandatos consecutivos teve sua imagem construída politicamente graças a sua frequente atuação junto a comunidade carente.

Além de devotos e populares, tanto o velório como o cortejo fúnebre, receberam diversas autoridades, entre elas o Deputado Federal Uldurico Pinto; o ex-prefeito de Alcobaça, Léo Brito; vários vereadores e diversos líderes religiosos e políticos. Uldurico Pinto e Léo Brito estavam em Vitória-Es em visita ao Padre quando receberam, consternados, a notícia.

“Teixeira perde uma das mais importantes referências da política, um homem marcante, que nos impressionava pela sua habilidade política e capacidade de estratégia e conciliação”. Declarou Uldurico Pinto.

A Missa de Corpo Presente foi celebrada por Dom Carlos, Bispo da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas. Logo após a missa, o cortejo se dirigiu para o cemitério Jardim da Saudade. ( Do O Povo News)

Pedófilo que usava o WhatsApp para seduzir crianças tem Aids, diz polícia

quartoO homem suspeito de abusar sexualmente de várias crianças em Santos, no litoral de São Paulo, é portador do vírus HIV, segundo informações da Polícia Civil. Fernando Ferreira, de 54 anos, foi preso na última sexta-feira (12) e uma das vítimas identificadas passará por exames para checar se foi infectada pelo vírus.

A Polícia Civil chegou a Fernando graças a uma denúncia anônima. Após a Justiça emitir mandados de prisão e busca e apreensão contra o suspeito, ele foi preso e confessou os crimes à polícia.

Na última quarta-feira (17), possíveis vítimas foram até a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde o caso é investigado, para realizar o reconhecimento do suspeito.

Pouco após a prisão, familiares de Fernando procuraram a polícia para entregar seu coquetel de remédios contra o vírus da Aids.

O homem foi encaminhado ao 5º Distrito Policial de Santos e está à disposição da Justiça. Ele cumprirá prisão temporária de 30 dias, que pode ser renovada por mais 30 dias.

Ataques

Segundo o chefe responsável pelas investigações, Rodrigo Lima, o suspeito atraía as crianças com jogos de computador e brinquedos, que também foram apreendidos.

Fernando também tirava fotos das vítimas na rua, sem que elas percebessem que estavam sendo fotografadas. Em um dos computadores, os policiais encontraram diversas imagens desse tipo.

O suspeito, que morava em São Paulo, se mudou para Santos para trabalhar em um prédio. Foi nesse local que conheceu uma das vítimas.

Histórico

Ainda de acordo com informações da Polícia Civil, Fernando foi condenado a 6 anos pela Justiça, em 1994, também pelo crime de pedofilia. Ele afirma que ficou preso em regime fechado durante cerca de dois anos.

Filhos do prefeito e secretária de educação de Medeiros ganham liberdade

presos prefeito 2 presos prefeito 3Os dois filhos do prefeito de Medeiros Neto, Nilson Costa e mais dois réus da “Operação Hera” da Justiça Federal foram soltos do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.

A secretária de Educação Aleny Brito Lacerda e o motorista da prefeitura, Ranieri Santos, presos na primeira fase da operação Hera, no dia 8 de março, e os irmãos Junior e Rogério Costa presos na segunda fase da Operação Hera ocorrida no dia 13 de abril, receberam relaxamento de prisão concedida pelo Juiz da Justiça Federal.

O diretor do presídio de Teixeira, Tenente Coronel Osíris Cardoso afirmou que Raniery e Rogério ganharam liberdade na semana passada, e Aleny e Júnior deixaram o Conjunto Penal nesta quarta-feira, 17 de agosto, mas continuam respondendo ao processo.

No dia 2 de agosto, mais de 60 testemunhas foram ouvidas em uma audiência no tribunal da Justiça Federal Comarca de Teixeira de Freitas. A ação conjunta da Polícia Federal desarticulou uma organização criminosa, onde um grupo foi preso, sendo acusados de desvio de dinheiro público do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

De acordo com o MPF, o esquema criminoso era executado, em sua maioria, por agentes públicos da prefeitura de Medeiros Neto, que inseriam dados falsos, como acréscimos salariais e gratificações ilegais, nos contracheques de servidores públicos municipais, escolhidos aleatoriamente. Após a compensação dos valores, estes servidores eram obrigados a devolver os acréscimos ilegalmente recebidos à Secretaria Municipal de Educação.

A prisão dos ex-secretários chocou todo o município e desestabilizou a gestão do prefeito. (Do Sul Bahia News)

Com 126 anos, idosa que mora no Asilo São José em Medeiros Neto pode ser a mulher mais velha do mundo

rg mulher mais velhaMaria Gonçalves dos Santos, carinhosamente conhecida como “Maria do Boné”, nasceu em Salinas-MG no dia 24 de Junho de 1890 e mora no Asilo dos Idosos São José, em Medeiros Neto.

Dona Maria foi levada por um filho que logo depois a abandonou por lá. Claro que a idade avançada deixou marcas… Além de alguns problemas de saúde e de estar um pouco mais debilitada, no entanto, junta aos 21 aposentados são muito bem acolhidos, bem tratados e recebem atenção especial dos funcionários no asilo São José, mantida pela Igreja Católica.

Se alguém comprovar a idade perante um órgão oficial de recordes, Maria Gonçalves dos Santos tem chances de ser considerada a mulher mais velha do mundo, Uma vez que em maio deste ano morreu a mulher mais velha do mundo, uma americana com 116 anos. ( do Medeiros Neto.com)

Teixeira: Homem inventa filho doente em carta falsa para pedir doação e é preso

delegacia (2)Um homem que dizia ter um filho doente e usava uma carta falsa, em nome de uma emissora de rádio, para pedir dinheiro em estabelecimentos comerciais foi preso na terça-feira (16), no município de Teixeira de Freitas. A informação foi passada pelo delegado Cleber Gonçalves, coordenador da 8ª Coorpin, na tarde desta quarta-feira (17).

De acordo com o delegado, o homem passava pelo centro da cidade, quando foi visto por uma das vítimas, que chamou a polícia. Com o suspeito, os agentes encontraram a carta usada para cometer o crime.

Segundo o delegado, o homem alegava na carta que a doação de dinheiro daria direito a anúncios publicitários gratuitos na rádio. Ele chegou a autenticar o documento no cartório da cidade para passar maior credibilidade. O suspeito mentia sobre ter um filho doente, afirmou o delegado.

Ainda conforme o delegado, o homem costumava agir em consultórios médicos e odontológicos da cidade. Ele aproveitava o acesso aos estabelecimentos para furtar celulares em instantes de distração das vítimas. O homem foi autuado pelos crimes de estelionato e uso de documento falso. Ele também será investigado pelos furtos.

Documentarista Ibirapuense Renata Rocha estreia filme de arte em São Paulo

convite (1)A documentarista, natural de Ibirapuã Renata Rocha volta a conquistar os holofotes da cultura. Depois de ser premiada em seu primeiro documentário intitulado “O Grito Krajcberg”, narrado por Maria Bethânial, lançado em 2011, agora a produtora cultural lança o documentário Arte Pirulitar. A exibição de produção baiana independente integra Mostra Internacional do Cinema Negro que terá abertura solene no Palácio dos Bandeirantes no dia 25 de julho em São Paulo com a presença do Governador Dr. Geraldo Alckmin.

Durante a tradicional Cerimônia Solene serão apresentados os trailers do filmes que farão parte da programação do festival que prevê projeção dos filmes nos museus, espaços culturais e bibliotecas da capital paulista e municípios do Estado de São Paulo. Arte Pirulitar entra na programação do Festival e terá exibição em museus e bibliotecas junto a outros filmes, não só em São Paulo como no interior do Estado. Instituições como Memorial da América Latina, MIS de Campinas, Biblioteca Mario de Andrade, Biblioteca Alceu de Amoroso Nunes farão.

Apoio Laticínios Davaca : Com o apoio da Laticínios Davaca a diretora Renata Rocha garantiu uma noite de queijos e vinhos para imprensa, junto a estreia para convidados da Sala de Arte do Museu Geológico no Corredor da Vitória em Salvador no dia 18 de agosto, com direito a um brinde de honra. A Davaca também apoia o filme para essa exibição na Bahia.

Sinopse: O documentário “Arte Pirulitar” apresenta o cotidiano de Edilene Dias dos Santos, uma vendedora ambulante que saiu de Paulo Afonso, Bahia para mostrar seu trabalho em Salvador. O filme é um longa-metragem da documentarista Renata Rocha que encontrou Edilene vendendo pirulitos na Praça da Piedade e se encantou quando viu suas bonecas posicionadas no banco da praça próximo a inúmeros doces e pirulitos. “Eu estava do outro lado da rua quando avistei aquela instalação. Me aproximei, observei as bonecas e a criadora. No dia seguinte estive no local, ela me contou que sonhava em gravar um DVD. No terceiro dia, ao retornar, tive a triste notícia que Edilene havia sido hospitalizada e seguiu para Paulo Afonso”.

Passaram-se meses para acontecer o reencontro entre Renata Rocha e Edilene que a essa altura por força do destino resolveu alugar um quarto no Largo 2 de Julho, bairro que a cineasta reside. Ao reencontra-la a documentarista que ainda não sabia do seu novo endereço, com a ajuda da pintora Almira Reuter, presenteou a artista com materiais de pintura, como pincel, tinta, papel e materiais que ela poderia reciclar. “Quando vi o que ela fazia com as bonecas fiquei curiosa para conhecer seu desenho, e como ela estava sem material tive a ideia de fazer essa experiência estética. Mas durante as filmagens percebi que toda comunidade embarcou nessa experiência comigo”.

A ideia de produzir um curta independente de 15 minutos se transformou num longa-metragem de 78 minutos registrado na ANCINE (Agência Nacional de Cinema). Durante as gravações que ocorreram nos períodos do dia e da noite, a documentarista desvendou outras facetas da “Bonequeira naif” e descortinou uma tocadora, poeta doa cotidiano, que sabia transformar mercadoria em símbolos eternizando o pirulito, o cafezinho e o amendoim em seus repentes tocados dia e noite na Praça e nas ruas do Largo 2 de Julho. “Durante as filmagens percebi inúmeros olhares que expressava duas loucas juntas. Eu abstraia e procurar fazer meu trabalho. Afinal a arte inquieta as pessoas, e se isso acontecia é porque a força do trabalho de Edilene inquietava os outros”, diz a cineasta.

Ao notar que o autorretrato da artista é apresentado de forma inconsciente tanto na criação das bonecas, quanto nos desenhos, a documentarista promoveu intervenções artísticas durante as gravações. “Considero um exemplo de humanidade essa passagem da vida da artista que procurei registrar num filme. Quantas Edilenes existem? Conhecer essa menina é um convite pirulitar”.

Como se trata de uma produção independente que não tem patrocínio nem algum tipo de apoio por enquanto a intenção da autora é transformar isso num DVD e fazer um tiragem para que Edilene possa vender e ficar com o recurso das vendas. A artista que diz no filme sonhar em chegar em São Paulo terá seu filme lançado na Mostra

Produção: Brasil Comunicare

Trilha: Edilene Dias dos Santos

Direção, roteiro, fotografia e edição: Renata Rocha

Assistente de direção: Walfran Santos

Making of: Artur Nilton Bastos

Grave: internado em Vitória, Padre Apparecido segue inconsciente

apparecidoO ex-prefeito de Teixeira de Freitas, Padre Apparecido Staut, está internado em estado grave em um hospital na grande Vitória, no Espírito Santo.

Ainda não há informações precisas sobre os motivos da internação, mas fontes ligadas ao ex-prefeito, disseram que ele necessitava de uma cirurgia para um reparo de água excessiva no intestino e alguns órgãos teriam parado de funcionar. Outra informação extraoficialé de que o Padre Apparecido está inconsciente, em coma. (Do   Sulbahianews)

Veracel Celulose divulga edital para contratação de estagiário de nível superior

selecao para estagioPara se candidatar à vaga , é necessário estar cursando entre 2º e 4º semestre dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos. Também é necessário possuir conhecimento em pacote Office (Word, Excel, PowerPoint e Outlook).

Os interessados na vaga devem cadastrar currículo até o dia 19/08/2016, acessando o site www.veracel.com.br. Localize a opção Trabalhe Conosco –> Clique em Conheça as nossas vagas – Clique no título da vaga para ter acesso às informações detalhadas e como candidatar-se – Depois, clique em Candidatura. A candidatura à vaga só é possível após o cadastro das informações no site.

Toda a comunicação com os candidatos será realizada por meio do endereço eletrônico utilizado para cadastro do currículo no site da Veracel.

Itanhém: Ônibus de turismo capota em rodovia, ao fazer curva

onibusUm ônibus de turismo capotou em um trecho da BA-290 no município de Itanhém,  na manhã desta segunda-feira (15). De acordo com informações passadas pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o veículo derrapou ao fazer uma curva.

Conforme o órgão de trânsito, duas pessoas estavam no ônibus, mas, apesar do susto, ninguém se feriu. O acidente ocorreu por volta das 9h.

Ainda segundo a PRE, o ônibus tinha saído da cidade de Belo Horizonte e seguia para Itanhém.

Outro acidente

Outro capotamento ocorreu na BR-101, em um trecho entre os municípios de Itabuna e Uruçuca. O acidente envolveu um caminhão carregado de laranjas, na madrugada desta segunda. O condutor teve ferimentos leves.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo seguia para Vitória, no Espirito Santo, quando capotou no acostamento da rodovia, pouco antes das 2h.

Ainda conforme o órgão de trânsito, o motorista do caminhão disse que tentou desviar de um carro que tentou uma ultrapassagem quando sofreu o acidente. A carga de laranjas foi saqueada, de acordo com a PRF.

Elke Maravilha morre no Rio aos 71 anos

elke034Morreu no Rio de Janeiro, no início da madrugada desta terça-feira (16), a atriz Elke Maravilha. Ela estava internada na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na Zona Sul, desde o dia 20 de junho.

De acordo com seu irmão, Frederico, Elke, de 71 anos, foi operada de uma úlcera e ficou em coma induzido. A atriz morreu por volta de 1h. ”Depois da cirurgia para tratar uma úlcera e como ela tinha diabetes, acabou não respondendo à medicação”, contou Frederico em entrevista ao EGO.

A família ainda não definiu data e local do velório e sepultamento, que não devem ocorrer nesta terça. Antes de ser internada Elke vinha se apresentando pelo país com o espetáculo “Elke canta e conta”, onde falava de passagens de sua vida desde a infância na Rússia, os casamentos, a vida como modelo e apresentadora.

Durante a internação, o irmão dela disse em entrevista ao G1 que a recuperação estava ocorrendo devagar, principalmente por conta da idade da atriz. “Conforme as dores foram diminuindo, a medicação foi sendo reduzida. Ela já está sorrindo, pisca o olho e até está mandando beijo. Não perdeu o humor e passa bem”, afirmou Frederico.

Carreira

Elke Grunnupp nasceu na Rússia, em 1945. Chegou ao Brasil ainda criança com os pais, para morar em Minas Gerais. Começou como modelo e manequim, aos 24 anos. A carreira em televisão começou na “Discoteca do Chacrinha”. Depois fez novelas, filmes e peças.

Passou seis dias presa durante o regime militar por desacato após rasgar um cartaz de procurado com a foto do filho da estilista Zuzu Angel, para quem desfilava. Foi também secretária, bibliotecária, bancária, professora, tradutora. Casou-se várias vezes, já disse ter feito aborto, foi rainha de associação de prostitutas no Rio, estrela do cinema e viveu a vida intensamente.

Em entrevista ao G1, em junho de 2015, afirmou que ainda tinha muito o que fazer e muito o que aprender. Um dos seus últimos trabalhos na televisão foi uma participação no quadro ‘O Grande Plano’, do Fantástico, em dezembro do ano passado (veja o vídeo abaixo). Em seu perfil no Facebook, foi postada a seguinte mensagem pelo administrador da página:

“Avisamos que nossa Elke já não esta por aqui, conosco. Como ela mesma dizia, foi brincar de outra coisa. Que todos os deuses, que ela tanto amava, estejam com ela nessa viagem. ‘Eros anikate mahan’ (O amor é invencível nas batalhas). Crianças: conviver é o grande barato da vida,aproveitem e convivam’”.

Repercussão

Artistas e colegas comentaram nas redes sociais a morte da atriz e cantora.

Lucio Mauro Filho, ator, no Instagram: Aaahhh Elke! Maravilha da terra. Você foi e sempre será uma medalha de ouro! Agora vai brilhar no além do Arco Íris. Que os anjos te levem . Obrigado por tudo!

Rogéria, atriz, no Instagram: Descanse em paz minha querida amiga, tenha certeza que o Brasil e o Mundo perdeu uma grande artista e eu perco uma grande amiga.

Luana Piovani, atriz, no Twitter: Elke Maravilha.. grande mulher, grande exemplo e apátrida, que honra tive em representa-lá… Descanse em paz.

Leoni, cantor, no Twitter: Que pena a morte da Elke Maravilha. Era uma turbina de alegria!

Nany People, atriz, no Instagram: Muito Triste… Meu coração entristeceu mais um pouco…acabo de saber que uma das minhas maiores inspirações para enfrentar os perrengues da Vida …se foi! Obgda #ElkeMaravilha e Maravilhosa por ter sido

O Grito de Liberdade

A Defensora dos Gays

Mãe das Drags

Minha Referência!

Campanha eleitoral mais curta dos últimos 18 anos começa nesta terça

urna-eletronica-mao-4071Com o prazo para o registro das candidaturas encerrado nesta segunda-feira (15), os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nos 5.568 municípios brasileiros darão início nesta terça-feira (16) à campanha mais curta dos últimos 18 anos: 45 dias, em vez de 90.

O primeiro turno está marcado para 2 de outubro, e os candidatos terão, a partir desta terça, 45 dias para realizar comícios, distribuir material gráfico e organizar passeatas e carreatas.

Ao longo dos últimos dois anos, mudanças na lei eleitoral foram aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionadas pelo governo.

Com as modificações, as campanhas, que antes começavam após 5 de julho (conforme a Lei 9.504/97), tiveram o início adiado para depois de 15 de agosto (de acordo com a Lei 13.165/15), o que reduziu o período de 90 para 45 dias.

Antes da eleição de 1998, a lei não especificava a duração das campanhas – apenas dizia que deveriam começar depois das convenções partidárias, que definem os candidatos que disputarão o pleito.

Durante as discussões da chamada “minirreforma eleitoral”, nas comissões do Congresso Nacional, tanto deputados quanto senadores defenderam encurtar o período de campanha sob a argumentação de que, para partidos e candidatos, as campanhas se tornarão mais baratas.

Para o coordenador da candidatura do prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) à reeleição, Paulo Fiorilo, a redução pela metade do período de campanha se tornou um “problema” porque, na avaliação dele, os candidatos terão “dificuldades” em divulgar suas propostas em um período mais “curto” e os eleitores terão menos tempo para decidir em quem votar.

“Acho que esse tempo de campanha ficou curto, e isso dificulta não só para o candidato, que vai ter pouco tempo para divulgar as propostas, mas também para o eleitor, que vai ter menos tempo para conhecer essas propostas. [...] Óbvio que vão ter os debates, o horário eleitoral e a campanha de rua, mas, mesmo assim, a redução do tempo geral de campanha vai dificultar”, avaliou Fiorilo ao G1.

Inserções

Outra mudança aprovada pelo Congresso e que passou a entrar em vigor na eleição municipal deste ano está relacionada ao tempo de propaganda gratuita na TV e no rádio, que caiu de 45 dias para 35. Pelo calendário deste ano, definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as inserções começarão no próximo dia 26.

Conforme o TSE, as emissoras de rádio e TV terão que reservar, a partir dessa data, dois blocos de dez minutos cada, duas vezes por dia, de segunda a sábado, para exibir as propagandas dos candidatos a prefeito – no rádio, a propaganda será veiculada das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10; enquanto na TV a peça será veiculada das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

No caso das inserções de 30 e 60 segundos, destinadas aos candidatos a prefeito e a vereador, o total diário será de 70 minutos de exibição, distribuídos ao longo da programação entre 5h e 0h – a proporção das propagandas será de 60% para candidato a prefeito e 40% para candidato a vereador.

Doação empresarial

Esta será também a primeira eleição em que as empresas estarão proibidas de fazer doações para os candidatos a prefeito e vereador. As campanhas só poderão contar com o financiamento de pessoas físicas. Além disso, os candidatos terão de obedecer a um limite de gastos.

Até a eleição passada, não havia restrições para os gastos de campanha e o valor era uma decisão dos próprios partidos políticos. Em municípios com até 10 mil eleitores, o limite de gastos para campanha a prefeito nesta eleição será de R$ 108 mil e para vereador, de R$ 10,8 mil.

No caso das cidades maiores, os candidatos a prefeito poderão gastar até 70% do valor declarado pelo candidato que mais gastou no pleito anterior, se tiver havido só um turno, e até 50% do gasto da eleição anterior se tiver havido dois turnos.

Os limites podem ser consultados no site do TSE e são diferentes para cada cidade e cargo (vereador e prefeito).

Na avaliação do secretário-geral do PSDB, deputado Silvio Torres (SP), a proibição à doação empresarial foi “positiva” por tornar as campanhas, no geral, mais baratas. Ao G1, ele disse, porém, que a mudança nas regras no último ano foi “abrupta” e “radical”, e os candidatos deverão ter “dificuldade” em arrecadar doações dos militantes.

“Até porque, sem a doação das empresas, acho que vai ser difícil para os candidatos conseguir a adesão dos militantes às campanhas de doação, especialmente em razão do clima que estamos vivendo com denúncias de corrupção envolvendo a classe política. Acredito que as pessoas estarão refratárias a doar para as campanhas”, disse Torres.

Especialista

Para o cientista político David Fleischer, professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), as novas regras, como teto de gastos, campanha mais curta e proibição de doações empresariais, deverão baratear a disputa.

Na avaliação dele, os candidatos de partidos ligados a igrejas deverão sair beneficiados desse processo por conta das doações dos fiéis, que são um público “cativo”.

“Por ser uma campanha mais curta, eu acho que vai ser mais barata, mas os partidos que têm doadores cativos vão se beneficiar e serão justamente os partidos ligados a igrejas, porque os fiéis podem doar”, afirma.

Ele cita como exemplo o deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP), candidato à Prefeitura de São Paulo, e o senador licenciado Marcelo Crivella (PRB-RJ), na corrida pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Ambos são de um partido ligado à Igreja Universal e lideram as pesquisas de intenção de votos. “Eles são um exemplo de como terão muita vantagem porque os fiéis que vão doar”, sustenta Fleischer.

Por outro lado, Fleischer pondera que, até então, as campanhas eram geralmente sustentadas pelas doações de empresas e que agora os partidos terão que se desdobrar para conseguir dinheiro, o que poderá estimular o caixa dois – quando os valores recebidos não são declarados à Justiça Eleitoral.

O professor da UnB aponta ainda para a possibilidade de empresas usarem funcionários como laranjas para conseguir fazer as doações. “Vai ter mais caixa dois e mais laranjas no caixa um. Ou seja, uma empresa que quer doar R$ 1 milhão arruma 200 ou 300 pessoas com CPF para fazer as doações”, disse.

Redes sociais

Conforme mostrou o G1, com o veto do STF à doação empresarial para campanhas eleitorais, partidos como PMDB, PT, PSDB, PP e PR – os cinco com maior número de parlamentares no Congresso Nacional – decidiram priorizar o uso de redes sociais para incentivar doações de militantes na disputa municipal.

Dirigentes dessas legendas relataram, por exemplo, que utilizarão perfis no Facebook, Twitter e YouTube para mobilizar os militantes e incentivar suas doações. Na avaliação dos partidos, o custo de uma campanha que utilize essas ferramentas é relativamente “baixo” e, por terem inserção alta, podem incentivar as doações.

Com vigilantes em greve, Detran e Banco do Brasil interrompem atendimento

vigilantesA 24ª Ciretran e as duas agências do Banco do Brasil em Teixeira de Freitas fecharam as portas nesta quinta-feira, 11 de agosto, devido a paralização dos vigilantes VIPAC, empresa de segurança terceirizada do Governo do Estado.

Os vigilantes se mobilizaram em toda Bahia com objetivo de pressionar a empresa que voltou a atrasar o pagamento dos salários. ”Já se passaram os cinco dias úteis e nada do pagamento, o pior é que esses atrasos vêm ocorrendo nos últimos seis meses, assim que regularizar em a situação voltaremos ao trabalho”, comentou um vigilante.

Na Caixa Econômica de Teixeira de Freitas, onde também atuam funcionários da VIPAC, a agência funcionou normalmente. Os vigilantes só não souberam informar até quando o serviço será prestado no local, já que eles também estão sem salários e podem paralisar as atividades a qualquer momento.

A Coordenadora da 24ª CIRETRAN, Tatiane Ruas, divulgou uma nota informando a situação pedindo também, a compreensão dos usuários do órgão. ”Infelizmente é uma situação que foge da minha competência, pois a greve é sindical a nível regional, não culpem os seguranças, pois a única forma que acharam de reivindicar aquilo que é direto deles foi a greve, ressaltando que não estão pedindo aumento, estão em greve porque não estão recebendo”, disse.

Finalizou parabenizando os guerreiros que arriscam suas vidas para propiciar segurança e ainda assim não são reconhecidos. (Do SulBahiaNews)

Tubarão da Groenlândia de 400 anos quebra recorde de longevidade

tubaraoUm tubarão de 5 metros de comprimento (Somniosus microcephalus) pode viver cerca de 400 anos, segundo novo estudo publicado nesta quinta-feira (11) na revista “Science”. O animal passa a ser o vertebrado com o recorde de maior expectativa de vida do mundo, ultrapassando a baleia-da-groenlândia, que vive cerca de 210 anos.

As fêmeas do tubarão não estão prontas para se reproduzir antes de fazer 156 anos. A longevidade desses tubarões “é surpreendente”, disse Michael Oellermann, fisiologista da Dinamarca, à revista. Segundo ele, os resultados da pesquisa, da qual não fez parte, são únicos porque os oceanos são lugares muito perigosos. A escassez de comida e as doenças podem matar a qualquer momento.

Essa espécie de tubarões já tinha a fama de ser “anciã”. Na década de 1930, um biólogo os havia investigado e chegado à idade de mais de 400 anos, sem comprovação científica. Ele apontou que eles crescem cerca de 1 centímetro por ano.

A partir daí, outro biólogo marinho, John Steffensen, da Universidade de Copenhagen, ficou intrigado com esses tubarões e realizou uma série de estudos com carcaças e correlação entre datas de nascimento e tamanho dos animais. Com o apoio de outros pesquisadores, ele chegou à conclusão que o indivíduo mais velho tinha 392 anos, com uma margem de 120 para mais ou para menos.

Especialistas acreditam que a água fria da região pode ajudar na longevidade por abrandar o crescimento e a atividade bioquímica. Shawn Xu, geneticista da Universidade de Michigan, mostrou há três anos que o frio também pode ativar genes antienvelhecimento. Ela diz que isso deve se repetir com esses tubarões.

Tremor de terra assusta moradores de Itanhém

terromoto-04 itanhemUm tremor de terra de pequena magnitude foi registrado na cidade de Itanhém, extremo sul da Bahia, na noite de quarta-feira (10). Moradores relataram que as paredes de algumas casas chegaram a rachar. Moradores afirmaram que ocorreram alguns tremores em intervalos de cerca de 5 segundos. Não há registro de desabamentos e nem de feridos.

Segundo o professor George Sande, do Observatório Sismológico do Instituto de Geociências da Universidade de Brasilia (Obsis),o tremor de magnitude 2,7 foi registrado por volta das 21h44 e durou alguns segundos. O observatório monitora e detecta abalos, através de sismógrafos instalados em todo país.

A moradora da localidade de Vila Salomão, em Itanhém, Arlete Viana de Castro, técnica de enfermagem, sentiu o tremor quando estava dentro de casa.

“A casa começou a tremer. Muita gente sentiu janela balançando também. A maioria das pessoas teve impressão de uma batida, um estrondo. Durou cerca de um minuto”, relatou.

Já o morador da localidade de Sulzinho disse que também estava em casa quando sentiu o tremor e inicialmente pensou que se tratava de uma explosão. “As paredes ficaram tremendo e teve um estrondo”, conta.

Um dos distritos onde o tremor aconteceu é local de extração de minério e, segundo o Instituto de Geologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), essa pode ser a causa do tremor, porque as explosões acabam interferindo no movimento das placas tectônicas.

31ª Festa do Vaqueiro de Ibirapuã acontece entre os dias 9 e 11 de setembro

festaApesar dos boatos pela cidade de que a Prefeitura Municipal de Ibirapuã, não realizaria a Festa do Vaqueiro, na tarde desta quinta-feira, 11 de agosto, o prefeito Rildo Andrade postou em sua página do Facebook  a confirmação do evento. ” Contrariando todas as mentiras, é com muito orgulho que confirmo a realização da 31ª Festa do Vaqueiro de Ibirapuã”, afirmou o prefeito.

Ainda nesta quinta -feira, foi realizada uma reunião com o Sindicato Rural, também realizador do evento para divisão das comissões que organizam a festa. A programação deve ser divulgada nos próximos dias.

Comércio de Teixeira fica aberto até as 20h para o Dia dos Pais

funO Sincomércio informa o horário especial de funcionamento do comércio de Teixeira de Freitas para o Dia dos Pais. Nos dia 11 e 12 de agosto, (quinta e sexta-feira), as lojas ficarão abertas até as 20h e no sábado, 13, funcionará até às 18h.

Maioria dos senadores deve votar pela continuidade do impeachment de Dilma

dimaaA presidente afastada Dilma Rousseff deve ser novamente derrotada, nesta terça-feira (9), durante a sessão de pronúncia, uma espécie de prévia da votação final do impeachment, no plenário do Senado. Nela, os senadores definem, ao votar o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), se o processo deve ou não ser arquivado. De acordo com levantamento realizado por O Globo, 44 dos 81 senadores devem votar a favor do parecer da comissão especial, que recomenda o afastamento definitivo de Dilma. Ainda de acordo com a publicação, esses senadores devem repetir o voto no julgamento final da petista, previsto para o fim de agosto.

A enquete também mostra 18 parlamentares darão voto favorável à presidente afastada, enquanto 16 não declararam como devem votar e três não foram encontrados. Na votação desta terça, são necessários os votos da maioria simples dos senadores – metade mais um dos presentes – desde que o quórum seja de 41 parlamentares. Aliados de Dilma admitem que ela deve ser derrotada na pronúncia, mas ainda exibem esperanças de que o cenário mude no julgamento final. “É muito provável que passe [o relatório de pronúncia]. Trata-se de maioria simples. É provável sim. Mas vamos centrar nossa intervenção na votação do processo mesmo”, disse o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE).

Para o líder do governo na Casa, Aloysio Nunes (PSDB-SP), o relatório será aprovado nesta terça e, no julgamento final, Dilma será afastada definitivamente. “Não tenho nenhuma dúvida. Ninguém mais acredita que Dilma possa voltar à Presidência da República. Isso é fato absolutamente consensual. A votação desta semana não está chamando muito a atenção, é por maioria simples, apenas uma discussão do parecer do senador Anastasia, que é muito convincente. Não existe muita tensão política em torno dessa votação”, afirmou Aloysio.

Gratuito: UFSB oferece Ciclo de Minicursos de Capacitação Docente em Psicologia Pedagógica

lev-vygotsky_grandeO campus Paulo Freire da UFSB está oferecendo Ciclo de Minicursos de Capacitação Docente em Psicologia Pedagógica de Vygotsky em Escolas Públicas. Coordenado pelo professor Cristiano Longo, os Minicursos têm como objetivo capacitar professores, coordenadores e diretores escolares do magistério público de Teixeira de Freitas e microrregião, promovendo reflexão e conhecimento acerca dos fundamentos teóricos e práticos da psicologia pedagógica concreta desenvolvida pelo psicólogo russo L.S. Vygotsky e colaboradores.

A proposta visa desenvolver junto a educadores o efetivo compromisso com sua própria formação profissional, considerando a diversidade das demandas e contextos sócio-escolares nos quais atuam, buscando a superação da atitude espontaneísta em direção ao trabalho intencional a partir dos fundamentos da Psicologia Pedagógica Sócio-histórica.

O curso é gratuito, com certificação de 4 horas. As instituições interessadas devem, através de sua diretoria ou coordenação pedagógica, enviar e-mail para cristianolongo@ufsb.edu.br, manifestando interesse e definindo dia e horário para realização. Os agendamentos podem ocorrer até o dia 10 de dezembro desse ano.

Para mais informações, acesse: http://ufsb.edu.br/cursos-2/

Baleias jubartes são vistas em mar de Porto Seguro

baleiasBaleias jubartes foram vistas no mar de Porto Seguro, uma das principais cidades turísticas da Bahia. Os animais apareceram durante o final semana. A temporada das baleias jubartes na Bahia começou em julho.

Nesta época do ano, as baleias jubarte costumam sair da fria região antártica e ir até Abrolhos, também no litoral do estado, onde a água mais quente facilita a reprodução da espécie. A previsão é de que a temporada dessa espécie no litoral baiano siga até novembro.

De hábitos migratórios, as jubartes do Atlântico Sul passam o verão alimentando-se de organismos do plâncton marinho na região antártica, e retornam à costa brasileira no inverno e primavera para parir e amamentar suas crias, e também para os seus rituais de acasalamento.

Antes dizimadas pela caça em escala industrial, as baleias jubarte se recuperam lentamente, e se estima que a população da espécie que se reproduz em águas brasileiras esteja em torno de 17 mil animais.

Mulher é morta em cemitério logo após enterro do filho assassinado

mao armadaUma mulher foi morta a tiros nesta segunda-feira (8) dentro de um cemitério da cidade de Eunápolis, logo após o enterro do filho de 18 anos, que havia sido assassinado. A informação foi passada pelas polícias Civil e Militar.

Renata Barbosa Oliveira, que não teve identidade divulgada, foi executada por volta das 17h, no Cemitério da Saudade, localizado no bairro Juca Rosa. O homicídio ocorreu quando a vítima estava deixando o local após o sepultamento do filho. A polícia ainda não tem detalhes sobre a autoria do homicídio.

O filho da mulher, Renato Barbosa Sena, foi morto com diversos tiros na noite de domingo (7), quando passava pela Rua Arquimedes Martins, no bairro Centauro. Conforme a polícia, o jovem foi encontrado morto usando um capacete e, ao lado dele, foi localizado um revólver.

A polícia suspeita que o rapaz estava no banco do carona de alguma motocicleta e que o condutor da moto tenha saído do local após o crime. Ainda conforme a polícia, Renato era suspeito de praticar assaltos.

Ainda não há informações se os criminosos que mataram Renata foram os mesmos envolvidos no homicídio do filho da mulher. A motivação dos crimes é investigada.