Destaques da semana
Lajedão está entre os seis municípios mais geradores de emprego da Bahia; aponta pesquisa

Lajedão está entre os seis municípios mais geradores de emprego da Bahia; aponta pesquisa

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mede o emprego formal (com carteira assinada), revelam que é mais fácil encontrar uma vaga de emprego na Bahia se ela estiver ...

Ler mais

Plano de Desenvolvimento para Itanhém será lançado nesta terça-feira, 29

Plano de Desenvolvimento para Itanhém será lançado nesta terça-feira, 29

Com o objetivo de fomentar a economia local, nesta terça-feira, 29 de julho, às 19h, acontece, na Câmara de Vereadores de Itanhém, a apresentação das atividades que fazem parte do ...

Ler mais

Teixeira de Freitas: Projeto de iluminação avança

Teixeira de Freitas: Projeto de iluminação avança

Teixeira de Freitas está ficando mais iluminada, a instalação de 900 lâmpadas em toda a extensão da cidade beneficiará comerciantes e moradores, em diferentes regiões. O projeto do governo municipal ...

Ler mais

Pesquisa Ibope/TV Bahia: Souto, 42%; Lídice, 11% e Rui Costa, 8%

Pesquisa Ibope/TV Bahia: Souto, 42%; Lídice, 11% e Rui Costa, 8%

A mais nova pesquisa Ibope/TV Bahia, revelada nesta quarta-feira (23), aponta novamente a possibilidade de eleição estadual já no primeiro turno. Conforme os números do levantamento estimulado, quando é oferecida ...

Ler mais

Vereador Joanilton do Frisa entregou a Moção de Congratulação aos participantes do movimento Terço dos Homens

Vereador Joanilton do Frisa entregou a Moção de Congratulação aos participantes do movimento Terço dos Homens

Na última segunda-feira, 14/07/2014, em visita ao Grupo do Terço dos Homens na Comunidade São Benedito – Bairro Tancredo Neves, o Vereador Joanilton do Frisa entregou a Moção de Congratulação ...

Ler mais

Body Fitness

Lajedão está entre os seis municípios mais geradores de emprego da Bahia; aponta pesquisa

IMG_1757Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mede o emprego formal (com carteira assinada), revelam que é mais fácil encontrar uma vaga de emprego na Bahia se ela estiver no setor de Serviços e fora de Salvador.

O setor de Serviços foi responsável por 66,7% do saldo positivo na Bahia nos seis primeiros meses do ano. Foram criados 16.431 novos postos de trabalho nesse segmento. Neste período, o estado abriu 24.605 vagas formais em todos os setores, com 421.154 admissões e 396.549 desligamentos.

(Foto: Robson Mendes)

Para o economista Gervásio Santos, esse desempenho do setor de Serviços já era esperado. “A Copa do Mundo deu uma injeção de recursos muito grande na economia”. Ele diz que 2014 será um ano atípico, já que, além do mundial de futebol, terá eleições, em outubro. “Tanto a Copa quanto as eleições agitam a economia e estimulam ainda mais o setor”, destaca ele, que é professor do Departamento de Ciências Econômicas da Ufba.

Santos diz que o aumento de renda da população também impacta diretamente no resultado do setor. “Com mais dinheiro nas mãos, as pessoas passaram a ter mais acesso a lazer, bem-estar, saúde, educação. Tudo isso afeta o setor de serviços”, justifica. Segundo o diretor de pesquisas da SEI, Armando Castro, dos 580 mil empregos gerados na Bahia nos últimos sete anos, 66% foram criados nos setores de Serviços ou Comércio, 51% no interior e 98% em micro e pequenas empresas. “Isso é consequência do efeito multiplicador do aumento da renda dos mais pobres via transferência direta de renda”, diz.

tabelaemprego (1)

Na prática, esses números são explicados pelo maître Robson Almeida, 42 anos, que define assim o mercado de trabalho na área de Turismo: “Quem trabalha certo tem boa audiência e só fica desempregado por opção”. Contratado para integrar a equipe do restaurante Mahi Mahi no mês de junho, ele contribuiu para que o setor de Serviços, que inclui desde bares a negócios relacionados a beleza, fosse o destaque na geração de empregos no 1º semestre de 2014 na Bahia.

Mas as atividades relacionadas ao turismo não são as únicas responsáveis pela liderança do setor de Serviços. A técnica do Observatório do Mercado de Trabalho da Bahia e economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese), Flávia Rodrigues, informa que o subsetor de comércio e administração de imóveis, valores mobiliários e serviço técnico gerou 7.091 vagas formais no período, ou seja, 43,2% do total. “A construção civil trabalha com um cronograma. À medida que as obras são concluídas, é preciso mão de obra para comercializar ou administrar os empreendimentos”, analisa.

O sócio presidente da Ello Imóveis, José Azevedo Filho, conta que ampliou o quadro de funcionários da imobiliária em 25% no semestre. O reforço, segundo ele, foi para cargos de gerente de vendas de imóveis e administrador dos empreendimentos. Ao todo, foram 15 admissões no período. “Os números do Caged retratam uma realidade de mercado. Entramos em campo quando os empreendimentos ficam prontos”, declara, informando que, desde o ano passado, a Ello está em processo de interiorização e hoje está presente em nove municípios baianos.

Contramão

Para que as imobiliárias pudessem comercializar ou alugar imóveis e serviços, no entanto, é preciso que as construtoras finalizem seus projetos. E, na construção civil, obras prontas são sinônimo de desemprego. Os números comprovam. De acordo com dados do Caged, o setor registrou mais demissões que contratações no primeiro semestre e apresenta saldo negativo de 4.042 vagas.

Além do fluxo normal do segmento, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção da Bahia (Sinduscon-BA), Carlos Henrique Passos, afirma que outros fatores contribuíram para o fraco desempenho do setor. “Desde 2012, o mercado imobiliário sente uma redução na quantidade de lançamentos de projetos e obras”. Ele destaca que as obras públicas estão bem focadas em mobilidade urbana, que não geram tantos empregos quanto as de construção civil.

Segundo Passos, é preciso reverter a situação com obras pontuais. “O lançamento do Programa Minha Casa Minha Vida 3, se for rápido, pode nos beneficiar. Isso porque não demanda tanto tempo para gerar empregos como uma obra, por exemplo”.

O economista Gervásio Santos lembra que esse cenário desfavorável tem relação com o atual contexto econômico do país, definido por crédito escasso e juros altos. “Com isso, as pessoas compram menos imóveis. Boa parte da construção civil é representada pelo setor imobiliário”, pontua. Ele ressalta que fatores locais, como o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que ainda está em discussão, têm impactado negativamente este setor.

Segundo semestre não terá grandes mudanças, dizem especialistas

Se no primeiro semestre teve a Copa do Mundo, no segundo o que mudará o curso de muitos processos são as eleições, que acontece em outubro.

Para os especialistas ouvidos pelo CORREIO, a situação no mercado de trabalho não terá grandes mudanças nos últimos seis meses do ano. “De agora até as eleições, o momento é de incertezas. Os empresários, que empregam, não vão querer arriscar antes de uma sinalização do novo governo, para saber se vai mudar ou não alguma coisa”.

O diretor de pesquisa da SEI, Armando Castro, lembra que o cenário geral não é de otimismo, uma vez que há revisão das possibilidades de crescimento da economia brasileira. “A indústria de transformação baiana apresentou resultado negativo no primeiro trimestre e os empresários do setor mostram-se pessimistas quanto aos próximos meses. Já a agropecuária está bem, com expectativas positivas quanto à produção e à exportação, o que pode ter reflexo no emprego do setor, desde que as condições climáticas estejam favoráveis”, observa o dirigente.

Lauro de Freitas é cidade campeã de vagas abertas

Os municípios baianos da região metropolitana foram os que apresentaram maior saldo positivo na comparação entre criação e extinção de vagas, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

A cidade de Lauro de Freitas teve a melhor performance, com 29,612 trabalhadores admitidos, saldo positivo de 5,896.

Para a superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Maria Thereza Andrade, o setor de serviços também foi o grande gerador de empregos em Lauro de Freitas. “O que determinou esse desempenho positivo do município foi o saldo da área de Serviços, correspondendo a 87,1% do total”, diz.

Ela ressalta que o município sempre apresenta uma posição de destaque no Caged. “Historicamente, Lauro de Freitas tem posição destacada no Caged, e isso se dá pelo êxito da política de atração de investimento do município. Também observamos que, dentre outros fatores, por ter uma carga tributária de menor valor, muitas empresas optam por fazer seu registro em Lauro de Freitas. Assim, elas têm sede naquele município, mas a sua atuação se dá em Salvador e outras cidades vizinhas da RMS”.

A capital do estado, por sua vez, foi a cidade que mais demitiu de janeiro a junho de 2014, ao registrar o maior saldo negativo (-3.007 vagas). “Esse resultado foi motivado pelos saldos negativos dos setores de Comércio (-3.194 empregos) e Construção civil (-2.827 empregos) que impactaram decisivamente”, explica Maria Thereza.

A maior parte desses empregos foi criada pelos municípios do interior do estado. Foram 87,5% do total. A RMS contribuiu com 3.083 de empregos gerados. No geral, ela avalia com destaque o desempenho do estado. “O saldo da Bahia no primeiro semestre de 2014 foi de 24.605 empregos, o maior da Região Nordeste”.

Fonte: Graciela Alvarez e Naiana Ribeiro/Correio

 

Plano de Desenvolvimento para Itanhém será lançado nesta terça-feira, 29

sebraeCom o objetivo de fomentar a economia local, nesta terça-feira, 29 de julho, às 19h, acontece, na Câmara de Vereadores de Itanhém, a apresentação das atividades que fazem parte do o Plano de Desenvolvimento Econômico de Itanhém.

No evento, com entrada gratuita para qualquer interessado, será exibida a programação completa e a forma como os empresários poderão participar das iniciativas, que preveem ações de mercado, capacitações, palestras, oficinas, treinamentos e consultorias, preparando as micro e pequenas empresas locais para um mercado mais competitivo.

O planejamento é realizado pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura Municipal, como explica o gerente regional do Sebrae Alex Brito. “Itanhém tem muitos aspectos geográficos e culturais que favorecem as oportunidades de turismo rural, que é um dos pontos do Plano de Desenvolvimento Econômico do lugar”, detalha.

Outro ponto importante previsto no projeto é a implementação da Lei Geral, que vai beneficiar diretamente os donos de pequenos empreendimentos, além de um trabalho voltado para os eventos que já fazem parte da cultura local e de outros que visam a atrair novos investimentos.

Produtos de fabricação caseira, como requeijão, doce de leite, polpa de frutas, cachaça, entre outros, serão alguns dos potenciais trabalhados entre os empresários para estruturação do negócio. Além disso, os esportes radicais, como canoagem e tirolesa, também despontam como oportunidades de negócios, dado que os aspectos geográficos contribuem com as condições.

Empresários de Itabatã buscam diferenciais a partir dos ensinamentos do Empretec

empretecDepois de todo aprendizado e de reflexão, o empresário Adão Costa Correia garante que inovação será a palavra de ordem no negócio dele. “O Empretec me trouxe uma nova visão e muita coisa para mudar, desde o administrativo e financeiro, até o pessoal”, conta o dono de uma oficina mecânica de usinagem e calderaria em Itabatã, distrito de Mucuri, sobre o Seminário, realizado entre os dias 22 e 27 de julho, na Pousada Rio Mucuri, naquela localidade.

A capacitação desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) é chancelada no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, como explica o gerente regional do Sebrae, Alex Brito. “O Empretec trabalha os 10 comportamentos do empreendedor e provoca tomada de decisões com riscos calculados, além de primar pelo estabelecimento de metas, entre outras valiosas lições de gestão”, detalhou.

Depois de um Seminário intenso, de ensinamentos práticos e teóricos, a dona de uma loja de ferramentas em Itabatã, Sheila Gomes da Silva Chaves, espera conseguir aplicar todos os conceitos e aumentar os resultados. “Vieram muitas surpresas com o Empretec, mas sei que posso aplicar tudo que aprendi, principalmente se esta proposta estiver no estabelecimento de meta, que coloca entre as prioridades da empresa, com data para acontecer e todas as etapas a serem cumpridas”, concluiu.

Para mais informações sobre o Empretec, o interessado deve procurar o Sebrae da sua região ou ligar na Central de Atendimento, 0800 570 0800.

Festa da Cidade em Lajedão deixa saudades

tuca publico publicooA festa em comemoração aos 52 anos de Lajedão chegou a fim na madrugada do domingo, 27 de julho, na Praça Plínio Dantas, no centro da cidade, mas deixou na população local e circunvizinhas o sentimento de saudades.

Na noite do sábado, 26 de julho cerca de 15 mil pessoas lotaram a festa comandada pela banda Som de Bacana e pelos cantores Léo Maranhão e Tuca Fernandes, ex- vocalista do grupo baiano Jamil.

O estudante Willy Almeida Costa não escondeu a satisfação com o evento. “ A festa foi maravilhosa e cada ano que passa fica melhor, agora é esperar o ano que vem para ver a cidade lotada e feliz assim de novo,” disse.

Outra foliã que faz questão de falar da saudade do evento é Nanda Lacerda. “ Essa festa mexe com a autoestima do povo de Lajedão. É muito legal ver a nossa cidade recebendo tanta gente, com cantores nacionais e tudo isso com ordem, paz e alegria,” comenta.

O prefeito Humberto Cortes, conhecido como Betão agradeceu mais um vez a população pelo sucesso do evento e antecipou o convite para 2015. “ A festa foi linda graças ao povo de Lajedão que é educado e animado, sabe receber os visitantes e fazer do evento um dos melhores do Extremo Sul. Para o ano que vem já fica aqui o convite para uma festa ainda melhor,” concluiu. (Fotos Ricardo Fonseca)

Tio é morto a pauladas pelo sobrinho em Itabela

morteJosé Araújo de Oliveira de 52 anos morreu após se espancado na tarde deste domingo (27), em sua casa, localizada na rua Amaralina, bairro Bandeirantes em Itabela. O sobrinho da vítima, Ediones de Oliveira Sales de 31 anos foi o autor brutal e violento do crime.

Vários golpes de pau foram desferidos na cabeça da vítima, que chegou a ser socorrido pela Ambulância da SAMU, mas que não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do Hospital Frei Ricardo de Itabela.

De acordo com Maria da Paixão, irmã da vítima e tia do autor, seu sobrinho sobre com problemas mentais e teria tido um surto e matou o tio.

Na cozinha da casa, o local do crime, havia muito sangue nas paredes e pelo chão, restos de tecido da massa encefálica e da arcada dentária da vítima. A Polícia Militar que chegou de imediato no local, prendeu em flagrante Ediones e o porrete usado para cometer o crime. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Eunápolis e liberado para o velório. (Por Bahia Dia-a-dia)

Cavaleiros da Cultura: Neto de Niemeyer passa por Ibirapuã em cavalgada de quase mil km

IMG_2244 IMG_2253 IMG_2257 IMG_2261 IMG_2271 IMG_2272 IMG_2274Carlos Oscar Niemeyer, (foto 5) neto do famoso arquiteto Oscar Niemeyer, acompanhado dos dois filhos e seis amigos chegaram na tarde de sábado (26) em Ibirapuã, depois de cavalgaram mais de 900 quilômetros de distância. A tropa saiu no dia sete de julho do município de Rio Novo (MG) e tem como destino final a fazenda Peruípe, zona rural de Nova Viçosa.

O grupo representa o projeto Cavaleiros da Cultura que teve início em 2007, como explica Carlos Oscar. ” Para homenagear meu avô fizemos uma parceria com a editora Paulus e começamos a distribuir livros de literatura infantil e infanto-juvenil, hoje já são mais de 500 mil exemplares estudantes beneficiados. O projeto também capacita os professores para incentivar a leitura,” explica.

Os cavaleiros já viajaram o Brasil todo no lombo dos animais, como por exemplo do Rio de Janeiro a Belo Horizonte e de Belo Horizonte a Brasília. ” Primeiro vou sozinho de carro, faço um mapeamento dos locais que vamos passar, faço contatos com amigos e parceiros para receber a tropa em suas paradas, depois seguimos a cavalo,” conta Carlos.

Em Ibirapuã os cavaleiros foram recebidos com festa na casa de Marcial Rodrigues, amigo do projeto e apaixonado por cavalos.No domingo eles seguiram viagem para o evento de destino que está marcado para a próxima quinta-feira (31).

Segunda chuvosa na região

IMG_2732A previsão do tempo para esta segunda-feira (28) na região é de tempo chuvoso durante o dia e a noite. A temperatura deve variar entre 19 e 25 graus, segundo o Instituto ClimaTempo.

Teixeira de Freitas: Projeto de iluminação avança

iluminacao01Teixeira de Freitas está ficando mais iluminada, a instalação de 900 lâmpadas em toda a extensão da cidade beneficiará comerciantes e moradores, em diferentes regiões. O projeto do governo municipal foi aprovado pelo governo estadual no semestre passado e as atividades começaram no início deste ano, fruto de um alinhamento entre os governos e do esforço direto do prefeito João Bosco.

Da Palhinha ao Aeroporto serão cerca de 15 km de iluminação e investimento de mais de R$ 3 milhões para garantir mais segurança e comodidade às famílias teixeirenses. Os postes estão sendo inicialmente colocados e em alguns pontos já está havendo intervenção na rede elétrica. Posteriormente serão instaladas as luminárias e nos locais com moradias, as lâmpadas já existentes serão substituídas por modelos mais potentes. O projeto de iluminação contribuirá, ainda, para a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos, favorecendo o tráfego.

O êxito do projeto foi possibilitado pela harmonia e diálogo entre estado e município, buscado pelo prefeito João Bosco em benefício da população.Quem mora no centro da cidade, nas vias de acesso à sede do município ou quem tem estabelecimento, casa ou simplesmente trafega pela BA-290 – que corta a cidade – será contemplado. Uma iniciativa para valorização da cidade, preservação do patrimônio e benefício global da população.

Robinho apresenta propostas para Ibirapuã

reuniaaa reuni reuniaO candidato a deputado estadual e ex- prefeito de Nova Viçosa Carlos Robson, conhecido como Robinho esteve no fim da tarde desta sexta-feira (25) em Ibirapuã para apresentar propostas para a população local. A reunião que aconteceu na casa do ex- prefeito da cidade Edvaldo Carvalho, reuniu alguns vereadores, lideranças políticas e populares.

Na oportunidade Robinho falou um pouco sobre a pessoa dele e o trabalho que desempenhou a frente da prefeitura de Nova Viçosa por oito anos. Ele também destacou, o o que chamou de calúnias, feita por uma rádio na região, ao se referir as duras críticas que sofre no veículo. O candidato a deputado estadual fez questão ainda de explanar que não pretender fazer o mesmo que um  ex-deputado estadual da região fez ao ser eleito e depois abandonar o povo. Em seu discurso Robinho disse que vai priorizar a saúde e educação para as cidades do Extremo Sul.

Foi agendado para a próxima sexta ( 1º de agosto ) outra reunião com a presença do candidato a deputado federal Mário Negro Monte Filho.

Bandas Cheiro de Forró e os Xerifes agitam segunda noite de festa em Lajedão

IMG_2179 IMG_2185A segunda noite de festa em comemoração aos 52 anos de fundação do município de Lajedão levou uma multidão ás ruas. Nesta sexta-feira, 25 de julho a animação ficou por conta das bandas Os Xerifes e Cheiro de Forró que levou o público ao delírio com os antigos e novos sucessos do forro e do arrocha.

Para a manicure Eliene Maria de Jesus, a festa é uma mistura de diversão e geração de renda. “ Fico muito contente porque nesta época do ano a gente se diverte mais e também trabalha mais, o que gera um aumento de renda,” comemora.

O lavrador Diogo Souza participou da festa pela primeira vez e adorou o que viu. “ Sou de Caitité na Bahia e estou morando em Lajedão a pouco tempo, todo mundo aqui já tinha me falado da festa, mas não imaginava que era assim tão animada,” disse.

O prefeito Humberto Cortes, conhecido como Betão destacou a importância do evento para região. “ A festa de Lajedão já é tradição, movimenta a economia local e regional, pois recebemos gente de muitos municípios vizinhos e prestigiamos a nossa cidade”

E a festa continua até domingo, 27 de julho com mais atrações.

Prefeitura de Ibirapuã recebe mais uma ambulância

IMG_2215 IMG_2219 IMG_2228Na manhã deste sábado, 26 de julho os moradores de Ibirapuã comemoraram mais uma importante vitória, a chegada de mais uma ambulância. Em carreata, um grande desfile chamou atenção na cidade para o novo veículo da frota pública.

De acordo com a secretaria de saúde Natália Shaper o equipamento será de grande utilidade. “ Quanto mais recurso na saúde, melhor para população, com mais uma ambulância vamos ter condições de atender mais gente em mais lugares,” disse.

Laticínios Davaca leva casa da fazenda para Centro de Convenções

IMG_3546_640x426 IMG_3550_640x426O stand da Laticínios Davaca na Superbahia 2014 foi montado dentro do tema “É de casa”. Com acabamento de madeira envernizada, lembrou uma casa de fazenda, com cozinha para degustação de alimentos preparados à base de queijo e sala de estar para receber convidados. O evento aconteceu no Centro de Convenções da Bahia, de 22 a 24 de julho.

O evento foi promovido pela ABASE – Associação Baiana de Supermercados com o objetivo de expor os produtos, equipamentos e serviços do setor varejista. Para Shegeki Hoshi, sócio-diretor do Varejão 25k e cliente da Davaca, a feira possibilitou “conhecer novos produtos e fechar negociações melhores, com várias promoções”.

A sócia-diretora do Supermercado Giga Mercado, Creuza Bastos, comentou que a feira está melhor do que o ano anterior, com muitas novidades. “Tive a possibilidade de conhecer representantes da Laticínios da Davaca, para que possam passar meu supermercado. Os novos lançamentos são deliciosos. Gosto dos produtos porque não têm muito sal”, afirma Creuza.

Priscila Santos, compradora do Top Alto Distribuidora de Alimentos, aprovou os lançamentos da Davaca, “queijo brilhando e uma manteiga maravilhosa”, diz sobre o queijo coalho e a manteiga premium. Ela comentou ainda que a feira facilitou a negociação, entre clientes e distribuidores. “Boa oportunidade de estar em um ambiente descontraído, fazendo negócios”, afirma. (Assessoria de Imprensa: Cibermídia Comunicação Marketing Jornalista responsável: Tássia Catarina)

Teixeira: Aeroporto 9 de Maiorecebe sinalização de pista

pistaGraças ao constante diálogo travado pelo prefeito João Bosco e apoio do governo estadual, o município e toda a região comemoram as dificuldades que ficaram para trás na aproximação da data do primeiro voo comercial do aeroporto. No sábado (19) a sinalização da pista foi renovada, tudo está pronto para que Teixeira se conecte ao mundo. O Aeroporto 9 de Maio em Teixeira de Freitas está a um passo de entrar em operação, a missão de colocá-lo em funcionamento foi assumida pelo governo municipal no ano de 2013, depois de muitos anos em que foi praticamente desativado.

Os detalhes já foram feitos e conferidos, toda a pista teve a sinalização renovada. As linhas de identificação e o estacionamento estão prontos, assim como a área de embarque e desembarque. O Aeroporto de Teixeira de Freitas é uma das prioridades do governo municipal, que, com o apoio do governo estadual, entende a sua importância para o desenvolvimento da cidade, enquanto polo econômico e educacional.

A Prefeitura está na reta final para realizar um dos principais anseios da população, o trabalho para o funcionamento do Aeroporto foi feito desde a regularização de sua documentação a adequações físicas e estruturais. As negociações comerciais também estão acontecendo para, o quanto antes, oferecer a população o conforto de voos regulares.

Prefeito de Lajedão inaugura mais um Posto de Saúde

psf II psf lajedaoNo ritmo de comemorações pelos 52 anos de fundação do município de Lajedão o Prefeito Humberto Cortes, conhecido como Betão e sua equipe de governo inauguraram mais um Posto de Saúde na cidade. Desta vez, a unidade fica no Centro e conta com uma estrutura moderna para atender todas as necessidades da atenção básica.

Vale ressaltar que todos os postos de saúde que já existiam na sede e zona rural foram reformados e ampliados, com destaque para a unidade da Vila Betinho que ganhou várias salas, inclusive para atendimento odontológico.

Para o prefeito Betão investir em saúde é sinônimo de investir em vida. “ Se oferecemos oportunidade de prevenir e tratar doenças, oferecemos mais qualidade de vida, por isso o trabalho não para, para que todos tenham acesso a tratamento com dignidade,” disse.

Bolo de 52 metros marca início da festa de aniversário de Lajedão

IMG_2044 IMG_2048 IMG_2075 IMG_2088 IMG_2109 IMG_2141 IMG_2163 IMG_2183Uma celebração religiosa na noite desta quinta-feira, 24 de julho deu início as comemorações do aniversário de 52 anos de emancipação política de Lajedão. Para a pequena Eveni de Jesus Santos de apenas 8 anos (foto 4), o momento foi mágico. “ Faço parte do coral que enfeita e alegra a missa para minha cidade tão querida!” Disse.

Depois de agradecer a Deus pelas conquistas foi a vez, de partilhar o bolo gigante com a mesma quantidade de anos de fundação em metros de cumprimento, que foi servido pela primeira dama Cristiane Cortes, a Miss Lajedão Luçália Santos de Jesus e muitas outras colaboradoras.

O prefeito Humberto Cortes, conhecido como Betão fez questão de parabenizar a população do município que administra. “ Uma cidade é feita por pessoas e eu só tenho a agradecer ao povo de Lajedão pela parceria e dizer que o meu presente é trabalhar por vocês,” afirmou.

O convidado especial, o Deputado Federal Claúdio Cajado que pelo segundo ano consecutivo participa da festa também felicitou a cidade e garantiu a população que mais investimentos serão realizados na comunidade. “ Já conseguimos através de emendas muitos benefícios para Lajedão, como o calçamento, máquinas agrícolas, o Samu entre outros, mas o trabalho não para e através da parceria com o prefeito vamos conquistar muito mais recursos para saúde e educação,” ressaltou.

A animação da noite ficou por conta do cantor Val Paraíba. E a festa continua até domingo, 27 de julho com a bandas Cheiro de Forró, Tuca Fernandes, Léo Maranhão, Balada Vip, Os Xerifes e muito mais.

Sac Móvel estará em Ibirapuã entre os dias 14 e 15 de agosto

sacO Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac) Móvel estará em Ibirapuã entre os dias 14 e 15 de agosto. Na carreta do órgão é possível emitir ou retificar documentos como Registro de Nascimento, mudança do estado civil, CPF, Certificado de Antecedentes Criminais, recadastramento e orientações para benefícios e pensões e retificação de assentamento. A primeira via da Certidão de Nascimento é gratuita.

O serviço vai funcionar na Praça Geraldo Chácara no dia 14 das 8h ás 18h, já no dia 15 das 8h as 12h.

Últimos dias para indicações de candidatos à Comenda do Mérito Cultural

cultura baianaO prazo para indicações de órgãos e entidades públicas e privadas, estaduais, nacionais ou estrangeiras a serem homenageadas com a Comenda do Mérito Cultural segue até odia 31 deste mês. A distinção tem como objetivo homenagear personalidades que prestaram relevantes contribuições para a cultura da Bahia, e foi instituída pelo Governo da Estado através do decreto nº 14. 917, de 08 de janeiro de 2014, no âmbito da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Para indicar seus candidatos, a sociedade – pessoas físicas ou jurídicas – devem preencher o formulário com dados e breve histórico do(a) indicado(a), disponível no site www.cultura.ba.gov.br.

Excepcionalmente, neste primeiro ano, serão concedidas 30 comendas, sendo dez em cada uma das três classes divididas em Júnior, Sênior e Póstuma. As comendas da primeira categoria destinam-se a personalidades ou instituições em ascensão no cenário cultural. As da segunda contemplam nomes já consolidados e de relevância incontestável para a cultura baiana. As da classe póstuma deverão ser entregues aos sucessores diretos dos agraciados, sendo um reconhecimento da atuação em prol da cultura baiana de alguém já falecido. A partir do segundo ano, serão concedidas 15 comendas, sendo cinco em cada uma das classes.

O secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, explica que, da mesma forma que o Governo Federal dispõe da Ordem do Mérito Cultural para homenagear personalidades e instituições relevantes para o campo da cultura no Brasil, a Bahia passa agora a dispor da Comenda do Mérito Cultural. “No nosso estado, a escolha dos homenageados não será apenas realizada pelo poder público. Asociedade terá participação garantida na indicação daspersonalidades e instituições que construíram e promoveram a nossa Cultura”, afirma.

Os atos de concessão da Comenda do Mérito Cultural são administrados por uma Comissão formada pelo secretário Estadual de Cultura e mais 15 membros representantes das seguintes instituições: Associação Baiana de Imprensa, Academia de Ciências da Bahia, Academia de Letras da Bahia, Centro de Culturas Populares e Identitárias da SecultBA, Conselho Estadual de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado da Bahia, Superintendência de Promoção Cultural da SecultBA, Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SecultBA, um representante das universidades estaduais da Bahia e um representante das instituições federais de ensino superior da Bahia.

A entrega das insígnias e diplomas deve acontecer uma vez por ano em ato solene, preferencialmente na data simbólica do dia 05 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Cultura.

Vereador Joanilton do Frisa entregou a Moção de Congratulação aos participantes do movimento Terço dos Homens

Terço-dos-Homens-S.-BeneditoNa última segunda-feira, 14/07/2014, em visita ao Grupo do Terço dos Homens na Comunidade São Benedito – Bairro Tancredo Neves, o Vereador Joanilton do Frisa entregou a Moção de Congratulação aos participantes do movimento Terço dos Homens na referida comunidade.

A Moção outorgada foi aprovada levando em consideração a romaria que foi realizada para a cidade de Itanhém-BA, onde na ocasião foram reunidos mais de 3 (três) mil homens, os quais buscavam a evangelização e reflexão no sentido de como viver a santidade à exemplo de Maria, Mãe de Jesus Cristo.

Na visita, o Vereador Joanilton do Frisa fez uso da palavra e comentou a importância de os homens se reunirem para buscar uma melhor condição de vida espiritual por meio da oração, para si e suas famílias.

Pesquisa Ibope/TV Bahia: Souto, 42%; Lídice, 11% e Rui Costa, 8%

candi bahiaA mais nova pesquisa Ibope/TV Bahia, revelada nesta quarta-feira (23), aponta novamente a possibilidade de eleição estadual já no primeiro turno. Conforme os números do levantamento estimulado, quando é oferecida a lista de postulantes, o candidato do DEM, Paulo Souto, segue na liderança com 42%, o mesmo porcentual da última consulta publicada em maio. Lídice da Mata (PSB) manteve os 11%, na segunda posição. Rui Costa (PT) aparece em terceiro lugar, com 8% – menos do que no mês 5, quando o petista computava 9%. Da Luz (PRTB) obteve 2% das intenções de voto, enquanto Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) obtiveram 1%. Brancos e nulos somam 18% e 17% não souberam responder ou preferiram não opinar.

No quesito rejeição, Da Luz lidera com 27%, seguido de Lídice (20%). Souto e Rui empatam com 18%, enquanto Mendes e Mallet somaram 13%. Onze por cento dos entrevistados não rejeitam nenhum dos aspirantes e 25% não responderam ou não souberam opinar à questão. Embora não tenham sido informados os números da disputa pelo Senado, o Bahia Notícias apurou que os três primeiros colocados são Geddel Vieira Lima (PMDB), 34%; Otto Alencar (PSD), 17% e Eliana Calmon (PSB), 5%. Hamilton Assis (PSOL) e Idalba Marins (PRTB) obtiveram 1%. Brancos e nulos somam 19% e 23% não sabem ou preferiram não responder. O Ibope ouviu 1.008 entrevistados de 59 municípios entre 18 e 23 de julho. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. A amostragem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00006/2014.

Ex-prefeito de Prado é denunciado ao Ministério Público

jonga_amaralO Tribunal de Contas dos Municípios promoverá representação junto ao Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito de Prado, João Alberto Viana Amaral, pelos gastos elevados e irregularidades em procedimento licitatório para prestação de serviços de limpeza pública pela empresa Alto Mar Empreendimentos Ltda. O valor despendido no exercício de 2012 alcançou o montante de R$2.265.008,48, representando 5,3% da receita corrente arrecadada e 6,6% sobre a despesa corrente.

A relatoria aplicou multa de R$ 30 mil ao gestor por entender que o valor pactuado estava bastante elevado e ofendia os princípios constitucionais da razoabilidade e da economicidade. Também foram encontradas irregularidades no processo licitatório e respectivo termo aditivo referentes à ausência de justificativa dos preços estimados estarem compatíveis com os praticados no mercado; não apresentação de estimativa do impacto orçamentário-financeiro da despesa; ausência de cotações de preços de três empresas consultadas; não publicação do resumo do segundo termo aditivo ao contrato; e ausência de planilhas de medição junto a todos os documentos de despesas enviados.

Em virtude dos enormes gastos com serviços de limpeza pública pelos municípios, o TCM está preparando uma comissão de técnicos que aprofundará os estudos nesta área com o objetivo de estabelecer parâmetros de medição das despesas realizadas e dos serviços prestados, verificando a sua real necessidade. Ainda cabe recurso da decisão. (TCM – BA)