Destaques da semana
Eunápolis: Ministério Público denuncia irregularidades em licitações

Eunápolis: Ministério Público denuncia irregularidades em licitações

O promotor Diomário Mendonça, de Eunápolis, concedeu à Rádio 98,5 dessa cidade, uma entrevista polêmica na qual ele abrange principalmente questões sobre erros em licitações no governo do prefeito Neto ...

Ler mais

Dilma tem 37%, Marina, 30%, e Aécio, 17%, diz pesquisa Datafolha

Dilma tem 37%, Marina, 30%, e Aécio, 17%, diz pesquisa Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (19) pelo jornal "Folha de S.Paulo" aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República: - Dilma Rousseff (PT): 37% - ...

Ler mais

Shopping Pátio Mix tem data de inauguração remarcada para 23 de outubro

Shopping Pátio Mix tem data de inauguração remarcada para 23 de outubro

A data para a inauguração do Shopping Pátio Mix marcada para o próximo dia 30 de setembro foi adiada para o dia 23 de outubro, segundo a administração do ...

Ler mais

Jogador natural de Teixeira passa mal e morre durante treino

Jogador natural de Teixeira passa mal e morre durante treino

O jogador de futebol de um time da região Rogério Oliveira Almeida Ferreira, 27 anos, teve uma morte súbita nesta quarta-feira, 17 de setembro.  Rogério  treinava diariamente nos finais de tarde ...

Ler mais

Senac/Prado convoca profissionais para atuar na área de maquiagem e manicure

Senac/Prado convoca profissionais para atuar na área de maquiagem e manicure

A Carreta Senac Prado convoca profissionais em manicure e auto maquiagem para ser instrutor, interessados poderão enviar currículo para o email: herli.assis@ba.senac.br O objetivo é capacitar profissionais para atuarem como manicures, ...

Ler mais

Body Fitness

Eunápolis: Ministério Público denuncia irregularidades em licitações

neto guerrieriO promotor Diomário Mendonça, de Eunápolis, concedeu à Rádio 98,5 dessa cidade, uma entrevista polêmica na qual ele abrange principalmente questões sobre erros em licitações no governo do prefeito Neto Guerrieri

As licitações

Enfático, o promotor afirma que constatou diversos erros em licitações em Eunápolis, por parte da administração municipal: “Muitas licitações são feitas com erros e canceladas. Quando são reabertas, vêm com novos erros. Um exemplo disso foi a licitação da Zona Azul, onde foram exigidas garantias em duplicidade e, para a empresa que vencesse, um patrimônio mínimo de 1 milhão de reais, o que é excessivo. Também foi exigida uma caução, o que é restritivo de competitividade e não permitido. Além de tudo, pela lei, a exigência de patrimônio líquido é que ele seja de 10% sobre o valor do contrato, que era de 2 milhões e quatrocentos reais, o que exigiria um patrimônio de R$ 240.000,00. Um milhão é exigência restritiva.”

O promotor afirmou que, tomando conhecimento disso, o Ministério Público mandou uma recomendação à Prefeitura e foi feita uma nova licitação, onde novas irregularidades aconteceram.

“Há, nessa nova licitação, uma dispensa à empresa vencedora do pagamento de impostos municipais por 60 meses, o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Existem indícios que isso indique direcionamento para alguma empresa, bem como outras irregularidades nos editais”, explica Diomário.

O promotor afirma que conversou com o prefeito e foi colocado que poderia ter sido um erro sem dolo da Comissão de Licitações. Porém, Diomário argumenta que não é possível haver em uma Comissão tão importante, pessoas que cometam tais equívocos e continuem na Comissão. “São licitações nas mais diversas áreas e os erros cometidos levam a um atraso na prestação dos serviços, causando prejuízo ao município e a todas as pessoas que as licitações prestariam seviços. Os erros cometidos indicam que pode estar havendo direcionamento, pois eles favorecem empresas de maior poder econômico”, esclarece.

Combustíveis e asfalto

O promotor exemplifica com a licitação dos combustíveis, que ele chama de “coisa gritante”. Ele especifica os erros: “houve um edital, houve a licitação dividida em dois lotes e por um erro do edital o cronograma de entrega de serviços, quando terminado, ao final, não chegam a 100%: ao final, a empresa entregou em torno de 70%, o que é um absurdo. A empresa vencedora repetiu o mesmo erro do edital e ganhou o lote. Outra foi desclassificada por não ter colocado o cronograma final com 100%. A empresa vencedora veio com o mesmo erro do edital e ganhou o lote”.

O promotor mostra perplexidade com o fato e explica que a empresa perdedora foi ao Ministério Público e conseguiu uma revisão por ter apresentado a melhor proposta nos dois lotes, mas aí aconteceu outro absurdo: “Existe uma usina de asfalto que aí está para vender asfalto até para particular, mas que não quis vender para essa empresa, pois tinha ordens para não vender. Isso indica que a empressa que foi derrotada, que não ofereceu o preço melhor, conseguiria comprar o asfalto. Como a escolhida não ganhou, não venderam para a vencedora. Isto é um indício de que a licitação estava direcionada.”

O promotor explica ainda que havia um jogo de cartas marcadas, pois a empresa que tentou comprar o asfalto foi avisada de que a licitação que vencera seria cancelada se ela não conseguisse comprar ali o asfalto. “O Ministério Público fez saber à prefeitura que se essa empresa não podia vender o asfalto para qualquer um, também não poderia fazê-lo para o município e nem para terceiro, que poderia comercializar com a empresa perdedora, pois assim ficaria muito claro que estava havendo uma manobra de direcionamento dessa licitação. Isso tem que ser combatido.”

O promotor encerra essa parte afirmando: “sobre esse tema, quero falar às pessoas que participam das licitações, das empresas que delas participam que, se encontrarem dificuldades, se acharem que está havendo direcionamento nas licitações, procurem o Ministério Público para que possamos tomar providências. Várias licitações já foram suspensas e reiniciadas e, quando isso acontece, muitas vezes vem com novos vícios como a dos combustíveis e a da publicidade, onde também vêm ocorrendo irregularidades.”

Empresas de publicidade

Na contratação de empresas de publicidade para uma campanha sobre AIDS, a que ganhou apresentava várias irregularidades, que propiciavam a identificação da mesma, o que é proibido. Na proposta vencedora, uma empresa de Teixeira, vários itens vinham em caixa alta, espaço diferente de tabulação nas margens, espaços diferentes entre as linhas, coisas que identificavam as propostas e que são proibidas.

Esses sinais identificatórios deveriam levar a comissão a desclassificar a proposta e, no entanto, ela foi sagrada vencedora. As outras empresas entraram com recursos e esses vícios deverão ser sanados, mas ficou muito claro que os membros da Comissão de Licitação, no mínimo, prevaricaram em não atentar para esses erros de sinais identificadores, que são chamados de licitações marcadas.

Isso deixa claro que essa atual Comissão de Licitação não é uma comissão de respeito, que permita aos participantes do processo licitatório terem a certeza de que o julgamento será justo ou sem direcionamento”.

“De agora para frente, não vou mais expedir recomendações – o Ministério Público vai denunciar esses fatos, já que uma recomendação é seguida, mas a próxima licitação vem com novos erros. A cada erro entraremos com uma ação, pois há fortes indícios de direcionamento”, afirma o promotor.

O promotor explica que a maioria das recomendações que ele manda ao muncípío tem sido atendida pelo prefeito, no tocante às licitações, mas há um, porém: “O fato é que uma licitação é corrigida, mas, em seguida, vem outra com erro e isso acontece cada vez mais, com as licitações atrasando e serviços essenciais ficando prejudicados. Questiona-se que o Ministério Público manda muitas recomendações, mas isso é por causa dos seguidos erros, que mostram indícios de favorecimento de determinadas empresas. Essa transparência pregada por esse governo fica só na fachada, pois na hora das licitações o que está acontecendo indica uma condução do processo”, encerrou.

Procurado o secretário de Comunicação da Prefeitura de Eunápolis, Isnard Vasconcelos, informou que “o devido assunto teve desdobramento posterior ao questionamento inicial pela Promotoria Pública, tendo esta recebida por parte de nossa administração municipalas devidas informações requisitadas pelo senhor promotor”. Contudo, o secretário não soube explicar quais desdobramentos foram esses e nem esclareceu os questionamentos da reportagem sobre as denúncias feitas pelo promotor. (Do O Sollo)

Teixeira: Explosão durante exercício deixa aspirantes a soldados da PM feridos

tenisUma explosão na manhã desta quinta-feira (18) feriu aspirantes a soldados que participavam de um exercício no 13º Batalhão da Polícia Militar em Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano, segundo informação do próprio batalhão. Alguns dos feridos precisaram ser socorridos para o Hospital Municipal da cidade, com queimaduras leves, mas todos já receberam alta.

O exercício simulava uma situação em que os aspirantes enfrentavam manifestações e rebeliões que podem levar a conflito com a polícia.

A PM ainda apura se houve algum erro no manuseio do explosivo ou se foi algum defeito de fábrica que levou o artefato a explodir. Não há confirmação de qual era exatamente o artefato que explodiu.

A atual turma deve ter cerimônia de formatura como soldados no final do mês.

Juiz é condenado por ficar com dinheiro de fiança; pena é aposentadoria compulsória

juiO juiz Sérgio Rocha Pinheiro Heathrow foi condenado à aposentadoria compulsória pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) por peculato – crime de desvio de dinheiro público. A decisão de aposentar o magistrado foi tomada pelo Tribunal Pleno nesta quarta-feira (17).

De acordo com a relatora do processo administrativo disciplinar, desembargadora Heloísa Pinto de Freitas, o juiz é alvo de diversos processos administrativos e já estava afastado das atividades, por ter sido condenado anteriormente pelo tribunal à disponibilidade. O juiz foi condenado por ter se apropriado dos valores de duas fianças afixadas em dois processos que tramitavam na Vara Criminal de Camacã, no sul da Bahia. Os valores das fianças eram de R$ 1.085 e R$ 3.400. Segundo os autos, o juiz era substituto na comarca, e deferiu duas liberdades provisórias mediante pagamento de fiança.

Shopping Pátio Mix tem data de inauguração remarcada para 23 de outubro

patio mix projeto PátioMIx Teixeira de FreitasA data para a inauguração do Shopping Pátio Mix marcada para o próximo dia 30 de setembro foi adiada para o dia 23 de outubro, segundo a administração do empreendimento.

O shopping trará marcas inéditas e um mix exclusivo de lojas com as maiores âncoras nacionais e regionais para atender um público consumidor de 826 mil habitantes no extremo sul da Bahia, com potencial de consumo de quase R$ 1,8 bi por ano, segundo dados do IBGE.

Trata-se de um projeto arquitetônico inovador, construído em um terreno de 58.000m2 e com um ABL (Área Bruta Locável) de 19.000m2. O empreendimento contará com 7 lojas âncoras, 1 hipermercado, 7 mega-lojas, Cinema Multiplex com 4 salas digitais com 180 cadeiras em cada sala, Restaurantes, Praça de Alimentação completa, Play, mais de 120 lojas e 800 vagas de estacionamento e será o maior centro de compras, serviços e lazer da região.

A construção do Shopping PátioMix Teixeira de Freitas já alcançou na sua fase de construção, fornecedores e trabalhadores do setor da construção civil. Conforme o presidente do Pátio Mix Leonardo Matheson, cerca de 300 empregos diretos estão sendo gerados pela obra, que está absorvendo produtos adquiridos na própria cidade. Informou, inclusive, que o piso do empreendimento que será feito em granito, está sendo fornecido totalmente por teixeirenses.

Empresários de Eunápolis aprendem sobre gestão integrada

capacitacao1Conhecer e aprimorar o relacionamento com colaboradores e fornecedores. Essa foi a lição mais valiosa para Lídia Ferrari Côrrea, proprietária de uma loja de produtos agropecuários em Eunápolis, após participar do curso de Gestão Empresarial Integrada. A capacitação foi realizada entre os dias 15 e 18 de setembro, no auditório do Sebrae Eunápolis.

“Aprendi a aperfeiçoar o processo de seleção dos colaboradores para conhecer melhor a equipe, além de pesquisar mais sobre os fornecedores para que as compras e vendas sejam mais assertivas”, disse a empresária.

De acordo com o gerente regional do Sebrae Teixeira de Freitas, Alex Brito, o objetivo da capacitação é provocar a busca do empresário pela visão ampla e coerente do negócio. “A proposta é conhecer os diversos atores e sua dinâmica no âmbito da empresa e compreender o negócio como uma organização sistêmica, com elementos integrados”, explicou.

Entre os temas discutidos no curso se destacam: “Atores empresariais e suas expectativas”, “Características das expectativas do proprietário, colaborador, fornecedor e cliente”, “A sociedade e os fundamentos da eficácia empresarial” e “A eficácia para a excelência empresarial”.

O empresário Alfredo Silva Júnior, de uma loja de telefonia e comunicação garante que o aprendizado na capacitação pode melhorar os resultados da empresa. “O curso mostrou como conhecermos nosso negócio e a identificar os pontos fortes e fracos. A partir de agora, é aplicar o que foi aprendido para o desenvolvimento de estratégias e aumento de lucratividade”.

Dilma tem 37%, Marina, 30%, e Aécio, 17%, diz pesquisa Datafolha

pesPesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (19) pelo jornal “Folha de S.Paulo” aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:

- Dilma Rousseff (PT): 37%

- Marina Silva (PSB): 30%

- Aécio Neves (PSDB): 17%

- Pastor Everaldo (PSC): 1%

- Luciana Genro (PSOL): 1%

- Eduardo Jorge (PV): 1%

- Zé Maria (PSTU): 0%*

- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*

- Eymael (PSDC): 0%*

- Levy Fidelix (PRTB): 0%*

- Mauro Iasi (PCB): 0%*

- Branco/nulo/nenhum: 6%

- Não sabe: 7%

* Cada um dos cinco indicados com 0% não atingiu, individualmente, 1% das intenções de voto. Somados, eles têm 1%.

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 10, Dilma tinha 36%, Marina, 33%, e Aécio, 15%.

Segundo o Datafolha, é a primeira vez que Dilma abre vantagem sobre Marina desde a entrada da candidata do PSB na disputa, em agosto, após a morte de Eduardo Campos. A vantagem da petista passou de 3 para 7 pontos.

Segundo turno

O levantamento divulgado nesta sexta indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, as candidatas aparecem empatadas tecnicamente. A candidata do PSB tem 46% e a do PT, 44%. Na semana passada, Marina, com 47%, e Dilma, com 43%, também estavam tecnicamente empatadas.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 49% a 39% (49% a 38% na semana anterior).

O instituto também fez uma simulação entre Marina e Aécio. O resultado foi 49% a 35% para a candidata do PSB (ante os 54% a 30% do último levantamento).

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

O Datafolha ouviu 5.340 eleitores em 265 municípios nos dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00665/2014.

Jogador natural de Teixeira passa mal e morre durante treino

jogadorO jogador de futebol de um time da região Rogério Oliveira Almeida Ferreira, 27 anos, teve uma morte súbita nesta quarta-feira, 17 de setembro.  Rogério  treinava diariamente nos finais de tarde e morreu durante uma partida de futebol no Centro de Treinamento em Nova Viçosa.

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas para exames de necropsia. Rogerio era natural de Teixeira de Freitas e residia na Avenida Presidente Costa Filho. (Do Sul Bahia News)

Festival Sabores de Teixeira elege as melhores receitas

IMG_5621Com o tema “Riquezas da Terra“, o Festival Sabores de Teixeira iniciou no último dia 10 e segue até o próximo domingo, 21, em Teixeira de Freitas, com a proposta de eleger os melhores pratos nas categorias lanche, petisco, prato principal e sobremesa, através do júri técnico formado por chef’s e a opinião pública. Um verdadeiro show de culinária está sendo oferecido à população do município durante o Festival, numa cozinha aberta ao público, montada ao ar livre, na Praça Hilton Chicom, no centro da cidade.

Diariamente, são apresentados ao público uma receita nova. Na noite desta quarta-feira, 17, foi a vez do dono da lanchonete Prensadinho, Leonardo Rocha, vencedor do concurso no ano passado, revelar os segredos do cachorro-quente de forno ao molho de cream curry. “ O whokshop é muito interessante, pois através dele damos transparência ao sucesso do preparo dos nossos produtos e conquistamos credibilidade”, disse Leornado.

Para o gerente regional do Sebrae, Alex Brito, o objetivo do evento é aquecer a economia local.” O festival tem como proposta preparar as empresas do setor para um mercado mais competitivo, assim como incentivar o aumento de vendas, empregos e geração de renda.

A artesã Tânia Rego dos Santos participou do evento e garante que já aprendeu como fazer em casa o hot dog diferenciado. “ Achei o festival muito criativo, ensina as receitas de uma maneira descontraída e bonita que motiva a gente a preparar o prato,” comenta.

O whorkshop é gratuito e para participar basta se inscrever no Sebrae, na Avenida Getúlio Vargas, 3986 no Centro ou pelo telefone (73) 3291-4333.

Asfaltamento chega a rua Visconde de Ouro Preto

IMG_7671O governo municipal de Teixeira de Freitas aplicou na tarde desta terça-feira (16) o asfaltamento da rua Visconde de Ouro Preto no bairro Vila Vargas, em Teixeira de Freitas. O trabalho de pavimentação, que acontece também noutras partes do município, conta com o asfaltamento, instalação de meio fio e também, calçadas, a fim de conferir a população teixeirense mais conforto e segurança.

A localidade asfaltada concentra trânsito constante de crianças, mulheres, pais, haja vista a proximidade de duas unidades de ensino e igrejas circunvizinhas, dado isso, o governo municipal solicitou a priorização da área.

O prefeito João Bosco acompanhou o trabalho executado e solicitou à equipe a limpeza da área após o término do asfaltamento. Ao tempo em que uma turma finalizava a obra no Vila Vargas, o ritmo era acelerado na ladeira do Colina Verde, onde está sendo realizada a instalação do sistema de drenagem para água da chuva. A Avenida Estados Unidos, no Ulisses Guimarães, também está em fase conclusiva de pavimentação.

Aprovado Projeto de Lei que dispõe sobre o Prêmio Professor Nota 10

professorNa sessão do dia 16 de setembro de 2014, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 96/2014, que “Dispõe sobre a premiação Professor Nota Dez ao professor da rede municipal de ensino”.

O projeto visa premiar aos professores da Rede Municipal de Ensino que mais se destacarem pelo trabalho inovador, criativo e transformador. A premiação está aberta a todos os professores em exercício, que deverão inscrever-se com um só trabalho, independente da área ou disciplina. O prêmio constitui-se de diploma concedido pelo Poder Legislativo aos professores indicados.

Conforme consta em trecho da justificativa do projeto; Desde o fim do século 19 e meados do século 20, o papel do docente nos processos de ensino e aprendizagem tem sido defendido por pensadores da área da Educação, como Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygotsky (1896-1934). Essas descobertas inspiraram bons sistemas de ensino de todo o mundo, que reconhecem o protagonismo do professor e, consequentemente, a importância de capacitá-lo e valorizá-lo.

Neste sentido, a presente proposta legislativa tem a finalidade de identificar e valorizar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas nas escolas públicas municipais de Teixeira de Freitas, e consequentemente colocar em evidência o profissional que forma todos os outros profissionais, o Professor.

Lojistas conhecem tendências da moda para incrementar as vendas

IMG_5610 IMG_5617Para a auxiliar de vendas de uma loja roupas em Teixeira de Freitas, Tamila Almeida, participar da palestra “Macrotendências outono/inverno 2015” possibilitou mais domínio do trabalho. “Com tantas informações a respeito de inovação, fica mais fácil estudar métodos para atrair os clientes”, disse. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira, 17, no auditório do Lord Hotel, em Teixeira de Freitas.

A palestrante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Analívia Lessa, abordou junto a lojistas do segmento de vestuário temas como criatividade e texturas. A palestra integra o projeto de Comércio, do Sebrae, e trabalha o “Caderno Nosso”, uma iniciativa da instituição com o Senai. “O objetivo da parceria é levar para os lojistas mais conhecimento sobre aquilo que ainda será produzido, é deixá-los antenados para que as compras e vendas sejam mais assertivas”, explicou o gerente regional do Sebrae Teixeira de Freitas, Alex Brito.

Além da apresentação do catálogo de cores, tons e formas para as estações frias de 2015, também foram debatidas iniciativas que despertem os sentidos dos consumidores, como sons, cheiros e iluminação, para o ambiente de compras de moda.

A empresária do segmento Valdinéia de Fátima Pinto acredita que o conteúdo da palestra vai ajudá-la a receber melhor os clientes. “É bem interessante trazer essa sensibilidade para a loja, tornar o ambiente mais atraente e proporcionar aos clientes a percepção dos sentidos de forma mais completa”, concluiu.

Bahia: Universidades estaduais paralisam atividades

uneb txQuatro universidades estaduais paralisaram as atividades por três dias, entre elas, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Um protesto acontece na manhã desta quarta-feira (17) com os integrantes da categoria que estão acampados em frente a Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

A greve é de advertência, segundo Onildo Araújo da Silva, chefe de gabinete da reitoria da UEFS, e começou nesta quarta-feira (17), com previsão de continuar até a sexta-feira (19). De acordo com Araújo, o motivo da paralisação é a redução orçamentária do governo baiano para as instituições. A semana de mobilização começou na segunda-feira (15). “Não existe autonomia para universidades e a folha de pagamento é feita pela secretaria, não temos autonomia com este recurso”, afirma.

De acordo com a Associação de Docentes das Universidades da Bahia, aproximadamente, os valores reduzidos de 2014 em relação a 2013 foram R$ 12 milhões e, agora, a previsão é reduzir em mais de R$ 7 milhões em 2015 em relação a 2014.

A Secretaria de Educação da Bahia, por outro lado, contesta os argumentos do movimento docente estadual.

A pasta nega redução na verba direcionada para as instituições. “O orçamento previsto para 2015 é de R$ 1.126.500.000,00, o que representa um incremento de 10,3% em relação ao orçamento de 2014, que foi de R$ 1.021.537.000,00″, apontou, em nota. Além disso, a Secretaria afirma que foi aprovada uma suplementação orçamentária no valor de R$ 7,8 milhões para as quatro universidades. “O anúncio foi feito durante reunião entre as Secretarias da Educação e da Administração com os reitores e o recurso deverá estar disponível a partir desta quarta-feira (17/09)”, aponta. Por fim, o governo fala sobre a independência na gestão do orçamento. “As universidades têm autonomia para administrar os seus recursos, de acordo com suas necessidades administrativas”, informa.

Itamaraju: Protesto de fazendeiros na BR-101 interdita via; lentidão ultrapassa 1 km

g1Deu no G1: Um protesto de fazendeiros interdita parcialmente uma das vias da BR-101, na manhã desta quinta-feira (18), na altura do km 802, próximo ao município de Itamaraju, região extremo sul da Bahia. A extensão do engarrafamento de veículos ultrapassa um quilômetro. O registro foi feito por volta das 9h.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes pedem a presença de autoridades para esclarecer o sequestro de um fazendeiro, ocorrido no dia 9 de agosto, após ser mantido refém por índios na região. Até a publicação desta reportagem, o protesto não havia encerrado.

Calçadas padronizadas: comerciantes da Mal. Castelo Branco são apresentados a projeto

DSC03762O governo municipal de Teixeira de Freitas convocou os comerciantes da Avenida Marechal Castelo Branco para que conhecessem o projeto de padronização das calçadas do local. Estiveram presentes ao evento desta terça-feira (17) secretários municipais, o vereador Gilberto Lemes e a Deputada Estadual Maria del Carmen. O projeto, orçado em aproximadamente R$ 600 mil, é fruto da emenda parlamentar do Deputado Federal Nelson Pelegrino. A reunião foi celebrada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e os detalhes do projeto foram apresentados por membros da equipe de projetos da Prefeitura de Teixeira de Freitas.

Este projeto é fruto de uma Audiência Pública acerca da mobilidade urbana e servirá como um piloto para adequações que o Governo Municipal pretende realizar por todo o centro da cidade. Há outro projeto em fase de conclusão que contempla o trânsito da cidade. “Precisamos melhorar a mobilidade quanto a prática de se andar pela cidade”, salientou a deputada del Carmen, em palavras que foram fortalecidas pelo prefeito João Bosco, que mencionou uma mudança de concepção sobre a área urbana, que deverá devolver a cidade para o convívio entre as pessoas, “humanizar a cidade para melhorar a qualidade de vida”, disse ele.

Durante a explanação do projeto foi dito que durante a análise do espaço observou-se alguns problemas recorrentes, como o desnível entre os passeios, inclinações erradas e até mesmo erros de textura de solo. Foi mencionado que, a partir das mudanças, as calçadas da Marechal Castelo Branco passarão a ter 3,1m de largura, com área reservada para equipamento urbano, a exemplo de postes e lixeiras; espaço livre para trafego de pedestres e áreas de calçada estendidas nas esquinas, para facilitar a travessia das vias, rampas de acessibilidade, bem como outros instrumentos para este destino, também estão previstas. A Avenida Marechal Castelo Branco foi escolhida pelas dimensões que apresenta e pelo fluxo constante.

Após a apresentação houve espaço para questionamentos por parte dos comerciantes, que quiseram saber acerca da qualidade dos materiais a serem utilizados, data de obras, manutenção da limpeza e outros. O próprio prefeito João Bosco fez questão de responder que todo o material eleito para ser usado na obra foi analisado quanto a melhor adequação às necessidades da cidade e garantiu que “tudo será fiscalizado muito de perto”, assinalando a possibilidade de se eleger uma comissão para este fim; quanto as datas ele explicou que antes do final do ano será iniciado o processo de licitação e na sequência de contratações, assim sendo, as obras deverão ser iniciadas em Janeiro de 2015 e, ao tratar do assunto limpeza urbana ele pediu a colaboração dos cidadãos no que tange aos dias e horários de coleta do lixo, lembrando que recentemente a pasta responsável pela limpeza urbana alterou sua metodologia de trabalho, o que já está refletindo em áreas mais limpas por toda a cidade.

Os representantes de classe Alisson Ferreira, presidente do Sincomercio, Lizzandra Borges, membro da diretoria da CDL e o coordenador regional do Sebrae Alex Brito manifestaram-se favoráveis ao projeto e parabenizaram a iniciativa. Os três destacaram disponibilidade e parceria para “este processo de progresso e desenvolvimento” pelo qual passa o município de Teixeira de Freitas.

Vereador Edinaldo Rezende cobra mais esclarecimentos sobre denúncia contra Oneidi

camara tx“Gostaria de fazer um esclarecimento público porque recebi várias ligações perguntando se eu estava recebendo parte do salário da minha assessora Claúdia. Nesse caso,quero dizer que nem minha assessora e nem eu, temos nada a ver com essa denúncia.

Diante da denúncia de que foi noticiada em redes sociais e em veículos de comunicação e esclarecido em parte pela vereadora Oneidi,quero que esse caso seja apurado e as dúvidas esclarecidas”,desabafou o vereador Edinaldo Rezende na sessão desta terça feira (16) quando fez uso da palavra na tribuna. Para Edinaldo, a transparência deve sempre nortear os trabalhos do legislativo teixeirense.

Prefeito de Ibirapuã participa de reunião da Justiça Eleitoral

IMG_5604 IMG_5606 IMG_5609Com o objetivo de orientar os candidatos e representantes de partidos políticos para que as próximas eleições ocorram com tranquilidade a Justiça Eleitoral realizou no salão do júri do Fórum de Medeiros Neto uma reunião nesta quarta-feira, 17 de setembro.

Entre os assuntos debatidos estavam volume permitido de carro de som, propaganda eleitoral irregular, boca de urna e outras proibições determinadas por lei. A juíza Lívia de Oliveira Figueiredo que conduziu o encontro destacou alguns prazos que precisam ser obedecidos no dia e na véspera do pleito, no dia 5 de outubro. “ No dia das eleições é permitido somente a propaganda silenciosa, como uso de adesivos, mas é vedada o transporte de eleito sem autorização da Justiça Eleitoral, distribuição de qualquer vantagem seja financeira, alimentícia, etc, além de aglomerações que provoquem constrangimento ao eleitor,” disse.

O promotor José Dutra que também esteve presente ressaltou a importância da fiscalização. “ Os fiscais de partido, candidatos e até os leitores podem fiscalizar as ações dos envolvidos na campanha e denunciar para justiça,” comentou.

O prefeito de Ibirapuã Rildo Andrade esteve presente e garantiu que com o seguimento das orientações o benefício será de todos. “ É fundamental que a lei seja cumprida para assegurar o direito de todos e o exercício da democracia,” concluiu.

Senac/Prado convoca profissionais para atuar na área de maquiagem e manicure

Curso-de-Maquiagem-SENAC-2013-3A Carreta Senac Prado convoca profissionais em manicure e auto maquiagem para ser instrutor, interessados poderão enviar currículo para o email: herli.assis@ba.senac.br

O objetivo é capacitar profissionais para atuarem como manicures, por meio do uso de técnicas específicas para o embelezamento e cuidado das unhas das mãos e dos pés, aplicando as normas de biossegurança, bem como planejando e gerindo sua carreira e adotando atitudes empreendedoras.

A auto-estima e bem-estar estão presentes na vida de todos e os profissionais que atuam nas áreas que promovem o bem-estar buscando a melhor auto-estima precisam ter uma formação adequada para satisfazer este exigente e competitivo mercado de trabalho.